Não é necessário estar no campo para optar em usar o estilo rústico na decoração, sua casa pode ter este tipo de décor através de móveis e objetos que representam essa rusticidade. Não será necessário passar por uma grande reforma e será possível obter bons resultados, aumentando a ligação espiritual com a terra e resgatando suas origens, sem deixar de lado o charme e a sofisticação.
A estética rústica é mais casual, com muita madeira, textura, pedras e revestimentos que permitem recriar um estilo de vida mais campestre. "Podemos usar e abusar de cadeiras com encosto de palha, raízes de árvore para compor a mesa. Bancadas, mesas e armário de madeira de demolição sem tratamento, apenas lixadas e levemente de forma grosseira", conta o arquiteto Erique Moreira.
Outros elementos que complementam a decoração são materiais puros, desgastados. "Este estilo é utilizado em ambientes casuais e marcados especialmente pela concepção de natureza, tais como no uso de vigas aparentes, tapetes de couro", reforça o arquiteto.
Caso você queira unir o estilo rústico com qualquer outro na decoração, é necessário ter bom senso e ponderar na hora das escolhas. Combinar elementos com estruturas expostas, elementos com toques naturais, tapetes com estampas, couro sintético, estampas étnicas, lã, bambu,... garantem uma sensação acolhedora.
O paisagismo interno, como o uso de vasos e jardins verticais, também podem auxiliar. "Para este tipo de décor devemos evitar o uso de porcelanatos brilhosos, paredes lisas, papéis de parede modernos e efeitos cromados. Prefira os objetos feitos de madeira, barro, metal e os garimpados em antiquários . Revestir o sofá com mantas de algodão, tapetes de sisal ou animal print, deixam o ambiente chic e moderno", finaliza o arquiteto.