“Luxo é bem estar, conforto e qualidade pensados em cada detalhe do projeto”.
Integração do homem com a natureza é a tônica do “lounge” da arquiteta Karin Ricciardi criado para a Casa Cor SP 2013
“Luxo é bem estar, conforto e qualidade pensados em cada detalhe do projeto”, diz a arquiteta.
União da área externa com a interna, resultando em melhor qualidade de vida, dentro do conceito de “morar bem”. Esta é a essência do projeto do “Lounge de Saída”, criado pela arquiteta Karin Ricciardi para a Casa Cor São Paulo 2013, em um espaço de 240 metros quadrados.
Logo na entrada, um jardim sobre areia, decorado com vasos e uma antiga helice do Ponto Náutico e no espaço interno peças náuticas e cordas na parede dão a impressão de um ambiente próximo ao mar, represa ou rio. Um painel de 10m por 4m mostra a imagem de uma baía e diversos barcos estacionados, demonstrando a integração harmônica do homem com a natureza.
Entra-se então em um espaço amplo, livre, com poucos móveis e muito conforto, como se fosse um terraço aberto para o jardim de areia. O pé direito alto valoriza ainda mais esse conceito e garante o conforto térmico do ambiente auxiliando sempre a renovação do ar.
O projeto foi desenvolvido aproveitando a ventilação e a iluminação naturais, não sendo necessário o uso de aquecedor ou ar condicionado.
O projeto de som com caixas de alta definição permite também ouvir música e conversar ao mesmo tempo sem termos o volume alto.
A decoração é composta por um “mix” de móveis modernos e antigos. A cadeira da Knoll de trabalho, a mesa Drummond em teca, ambos da Flexiv, e o sofá, junto com aparador, harmonizam com o clássico das poltronas de couro envelhecido tipo “club”. Destaque para a composição de 12 mesinhas com design inspirado nos “tees” do golfe, em madeiras brasileiras diferentes, de manejo sustentável, são da Coollife.
Dos dois nichos iluminados, nas paredes, a luz dourada espalha-se sobre o aparador. Luminárias de piso e mesa, aliadas a velas, revelam o aconchego do ambiente. Sem contar a claridade natural, que adentra o local pela sua abertura para a área externa. Para completar, muito verde, nos vasos e objetos decorativos da L’oeil.
Karin Ricciardi é arquiteta, formada em arquitetura e urbanismo pela Fundação Armando Álvares Penteado, trabalhou por 6 anos em escritórios conceituados como Edo Rocha. Abre em 2004 seu próprio atelier de arquitetura desenvolvendo projetos comerciais, corporativos e residenciais. Residiu e desenvolveu projetos fora do Brasil em Abudabhi (UAE), Lisboa (PT) e Londres (UK), em final de 2009 retorna ao Brasil.