Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

4 Modelos de caixa d'água

Conheça 4 modelos de caixa d'água e saiba como calcular o volume para uma residência.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       26 de Outubro de 2015   |   VISUALIZAÇÕES 9.926

Caixa d'água: um item essencial nas residências

Ter um reservatório de água é essencial para garantir o conforto e a saúde da família. Especialmente se considerarmos que atualmente grandes e pequenas cidades tem sofrido com a falta de água.

É muito importante definir o tipo e o tamanho do reservatório ou caixa d'água. Deverá ser levado em conta o número de pessoas que irão utilizar a água armazenada na mesma.

Para se chegar ao tamanho/volume ideal deverá ser multiplicado o número de moradores pelo consumo médio diário por pessoa, que é de aproximadamente 150 litros (se for apartamento será de 200 litros diários). E deixar um adicional de reserva de mais dois dias.

Assim, para uma residência com 3 pessoas, uma caixa d'água de 500L será o suficiente.

Depois de calculado o volume necessário, é possível passar para a próxima etapa que é a escolha do modelo considerando o formato e o material.

 

Elas podem ser:

 

 

 

 

Um exemplo: a Acqualimp produz caixas d'água de polietileno que possui uma superfície interna lisa que a protege do acúmulo de sujeiras nas laterais. A sua tampa é de rosca, com um ¼ de volta, a qual veda muito bem. Ela não deforma por ter um tratamento UV que a protege do calor excessivo. Possui um preço intermediário entre a de fibra de vidro e a de aço inox.

 

 

 

 

Este é um dos modelos mais baratos.

 

A Eternit produz caixas d’água de fibrocimento de alta qualidade, seguindo as normas da ABNT. Com o seu formato redondo, facilita a higiene e a limpeza. São empilháveis, facilitando o transporte e o armazenamento.

 

Independentemente do modelo escolhido, para que a mesma tenha um ótimo desempenho, ela deverá ser instalada adequadamente, seguindo o manual do produto.

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

TAGS:
  RELACIONADOS
A importância de um Arquiteto
Por que Fazer Contrato?
Casa ou Apartamento?
O Arquiteto

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS