Um dos estilos mais em alta para apartamentos de luxo em São Paulo, povoar o espaço com muitas plantas traz inúmeros benefícios para a saúde dos residentes, deixa o espaço muito mais colorido e incorpora uma prática muito boa para o seu dia a dia. Preocupar-se com os cuidados destinados ao cultivo de plantas em casa é um vício do bem, terapêutico em sua essência e transforma o seu ambiente em um centro de paz de espírito para você, sua família e seus convidados.
Antes de sair comprando plantas, tenha em mente alguns pontos. Pense se existe disponibilidade diária para a jardinagem durante a sua semana. As possibilidades de espécies para a sua casa se restringem ou crescem dependendo do tempo que você tem para cuidar delas. Além disso, é importante saber com que tipo de ambiente você está lidando. Luz solar, umidade, calor e frio são fatores determinantes para definir que espécies são bem vindas em sua residência.
Árvore da Felicidade
Com crescimento lento e com um potencial de crescimento de até 2 metros de altura, trata-se de uma planta que precisa de luz natural durante o dia. A umidade do solo precisa estar sempre em dia, exigindo que ela seja regada regularmente.
Imagem: flores.culturamix.com
Zamioculca
Bastante adaptável para apartamentos, a Zamioculca não exige tanta luminosidade. Por outro lado, é uma planta que demora a atingir o seu auge pois tem o crescimento lento. Para deixá-la ainda mais bonita, borrife gotinhas de água em suas folhas e cuide de seu crescimento com adubação e regas periódicas.
Imagem: plantei.com.br
Filodendro
No campo das espécies suspensas, o Filodendro é ótimo exemplo. Assim como muitas plantas pendentes, não demanda tanta atenção ainda que você tenha que se preocupar com sua rega diariamente. Você também pode optar por utilizar o Filodendro como trepadeira, escolhendo uma parede em que ele possa crescer saudável dessa forma.
Imagem: caulle.com.br
Bambu da Sorte
Ícone de prosperidade entre os orientais, o Bambu da Sorte se dá bem longe da luz solar e pode ser regado de acordo com o seu julgamento quanto à terra ou água em que a planta está. Ótima opção para o seu apartamento e um grande aliado na decoração do seu ambiente.
Imagem: mercadolivre
Camedórea-elegante
A camedórea-elegante é uma planta que se adapta melhor aos ambientes de pouca luminosidade natural ou até mesmo isentos de luz. Por essas características, acaba sendo uma espécie bastante inclinada à necessidade de uma irrigação mais consistente. Similar a uma palmeira, trata-se de uma planta que pode alcançar tamanhos mais altos, mas ainda assim ideais para apartamentos.
Imagem: buscaplantas.com.br
Begônia
Comumente encontradas em tons de vermelho e rosa, é raro mas também possível achar begônias amarelas. Ela não gosta da luz solar, portanto é importante acomodá-la em um espaço com sombra durante todo o dia. Regue-a três vezes por semana sempre de olho se há abundância de água. Em caso de encharcamento, você pode perder a raiz da planta.
Imagem: Pixabay
São inúmeras as possibilidades de plantas destinadas à decoração de apartamentos. Mas mais importante que escolher a espécie ideal para o seu dia a dia, é entender exatamente como cuidar desses esverdeados e novos habitantes da sua casa. Só tope a mudança caso tenha tempo para dedicar-se!