Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / História da Arquitetura
VOLTAR

Arquitetura Moderna

O que foi a Arquitetura Moderna, suas características e principais obras no Brasil e no mundo

Por: Giovana Roesler       09 de Agosto de 2022 - ATUALIZADO EM: 15 de Janeiro de 2024   |   VISUALIZAÇÕES 30.036

A arquitetura moderna predominou nas construções do século XX e suas características podem ser notadas nas construções atuais até hoje.
 

O que é e como surgiu a arquitetura moderna?

A arquitetura moderna surgiu no século XX, com uma proposta que rejeitava os estilos arquitetônicos tradicionais. É uma mistura entre os ideais da Idade Moderna e da Revolução Industrial, que alterou o modo de produção e, ao adotar novas tecnologias, modificou a qualidade dos materiais de construção.
 
Esse estilo de arquitetura deu origem a uma nova forma de criar, planejar e arquitetar construções e obras. Ocorreu uma valorização das funções sociais dentro das construções e uma preocupação com a forma de uso das obras na prática.
 
Ao usar itens simples para elaborar as construções, mas sem deixar o projeto simplório e despercebido, os arquitetos passaram a desenvolver designs surpreendentes para a época. O “menos é mais” se tornou a frase de Mies van der Rohe, renomado arquiteto modernista.
 
No Brasil, a arquitetura moderna foi introduzida por Le Corbusier, em 1930. O arquiteto foi influenciado pela ideia em 1922, durante a Semana da Arte Moderna. Esse estilo de arquitetura foi mais expressivo entre os anos de 1930 e 1950.
 

Características da arquitetura moderna

 
Os cinco pilares propostos por Le Corbusier são seguidos até os dias atuais:
 
 

Qual a diferença entre arquitetura moderna e contemporânea?

A arquitetura moderna surgiu para contrariar o design considerado tradicional na época, teve influência dos ideais da vanguarda e foi expressiva durante os anos entre 1930 e 1950. O objetivo era desenvolver projetos mais simples e funcionais, sem detalhes considerados desnecessários.
 
Já a arquitetura contemporânea apresenta influência da Idade Contemporânea e está se desenvolvendo desde 1980 até os dias de hoje, em constante evolução. Busca inspiração em outros estilos arquitetônicos, não se limitando apenas aos estilos atuais. Se caracteriza por apresentar um design inovador, complexo e prospectivo.
 
Bauhaus. Fonte: Ross Sokolovski - Unsplash
 

O que foi a escola Bauhaus?

A escola Bauhaus foi criada por Walter Gropius na Alemanha, em 1919, após o fim da Primeira Guerra Mundial. É considerada a primeira escola de design do mundo, seu nome é resultado da junção de “bauen” e “haus”, termos alemães que significam “para construir casa”.
 
Devido as ameaças nazistas, precisou encerrar suas atividades em 1933 e com isso, vários arquitetos, pintores, designers e artistas saíram do país e acabaram compartilhando seus ensinamentos para outros lugares.
 
Nas obras desenvolvidas nessa escola eram usadas pré-fabricados, linhas retas, formas geométricas e volume simplificado. Além de coberturas planas, janelas amplas e paredes lisas, brancas e sem decoração.
 
A instituição alia diferentes vertentes do design e da arquitetura, valoriza a simplicidade e a funcionalidade, teve grande responsabilidade no desenvolvimento da arquitetura moderna e tem fortes influências até a atualidade.
 

Principais arquitetos modernistas

 

Principais obras modernistas

 
 
David S. Ingalls Skating Rink - Universidade de Yale (New Haven, Connecticut Estados Unidos). Arquiteto: Eero Saarinen. Imagem: Pinterest
 
Casa da Cascata (Pittsburgh, Pensilvânia, Estados Unidos). Arquiteto: Frank Lloyd Wrigh. Imagem: Venti Views - Unsplash
 
 
Casa Modernista da Rua Santa Cruz (São Paulo, São Paulo, Brasil). Arquiteto: Gregori Warchavchick. Fonte: Enciclopédia ItaúCultural
 
Residência João Luís Bettega (Curitiba, Paraná, Brasil). Arquiteto: João Batista Vilanova Artigas. Fonte: Circulando por Curitiba
 
Capela Notre Dame du Haut (Ronchamp, Haute-Saône, França). Arquiteto: Le Corbusier. Imagem: Ricardo Gomez Angel - Unsplash
 
Unidade de Habitação (Marselha, Provença, França). Arquiteto: Le Corbusier. Imagem: Adam Bignell - Unsplash
 
Casa de vidro (São Paulo, São Paulo, Brasil). Arquiteta: Lina Bo Bardi. Foto: Nelson Kon. Site: Instituto Bardi
 
Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (MASP) (São Paulo, São Paulo, Brasil). Arquiteta: Lina Bo Bardi. Fonte: Bruno Henrique - Pixabay 
 
Torre de TV de Brasília (Brasília, Distrito Federal, Brasil). Arquiteto: Lúcio Costa. Fonte: Secretaria de Turismo do Distrito Federal

Neue Nationalgalerie (Kulturforum, Berlim, Alemanha). Arquiteto: Mies van der Rohe. IMagem: Carolina Munemasa - Unsplash
 
Escola de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois (Chicago, Illinois, Estados Unidos). Arquiteto: Mies van der Rohe. Imagem: Pinterest
 
Palácio do Planalto (Brasília, Distrito Federal, Brasil). Arquiteto: Oscar Niemeyer. Imagem: daherjr - Pixabay 
 
Congresso Nacional (Brasília, Distrito Federal, Brasil). Arquiteto: Oscar Niemeyer. Imagem: Gustavo Leighton - Unsplash
 
Casa Masetti. Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha. Imagem: i.pinimg
 
 

O que aconteceu com a arquitetura moderna?

A arquitetura moderna dominou as construções após a Segunda Guerra Mundial e esteve no auge até a década de 1980. Aos poucos o estilo adotado nos edifícios foi sendo gradualmente substituído pelas características da arquitetura pós-moderna.
 
Após a arquitetura moderna, surgiu na década de 1960, a chamada arquitetura pós-moderna, que propunha novas propostas arquitetônicas e foi uma crítica ao estilo moderno e sua formalidade e simplicidade.
 
Esse novo estilo foi proposto pela arquiteta Denise Scott Brown e pelo seu marido, o teórico da arquitetura Robert Venturi. Nele, os elementos históricos são incorporados no projeto, junto ao uso de materiais incomuns e alusões históricas.
 
Ao final dos anos 90, novas tendências foram introduzidas na arquitetura, como neo-futurista, high-tech e desconstrutivista. A cada dia, a arquitetura moderna foi se apagando e perdendo destaque.
 
 
+ SAIBA MAIS | História da Arquitetura
 
história da arquiteturaarquitetos famososTAGS:
  RELACIONADOS
Maneirismo
Art Déco
Arquitetura Moderna
A Semana de Arte Moderna

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >