Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Casa Inteligente
VOLTAR

Assistente virtual inteligente: um ajudante para facilitar sua vida

Você sabe o que é a Alexa? E a Cortana? Assistentes virtuais podem otimizar a rotina e tornar sua casa inteligente.

Por: Giovana Roesler       25 de Junho de 2021 - ATUALIZADO EM: 09 de Julho de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 440

O que é um assistente virtual inteligente

O assistente virtual é uma secretária digital ou um ajudante online, acionado por comando de voz ou texto, que interage com os usuários e tem a capacidade de interpretar conteúdos e entender os comandos recebidos, sem dificuldades. Com este assistente você pode fazer simples buscas na internet e até garantir o controle da sua casa inteligente.
 
Os principais assistentes virtuais disponíveis são: Alexa, Bixby, Cortana, Google Assistente e Siri.

 
Imagem: BENCE BOROS - Unsplash
 

Para que serve

O assistente virtual inteligente busca melhorar a experiência do usuário e o auxilia na resolução de dúvidas e problemas e, em alguns casos, cria um diálogo semelhante ao contato humano (muitos o chamam de assistente conversacional). Seu objetivo é acelerar a execução de buscas e tarefas, gerando agilidade ao processo, além de ser mais intuitivo e cômodo. Ele pode informar a previsão do tempo, configurar alarmes, executar uma playlist de músicas, reproduzir podcasts ou informar a situação do trânsito no momento.
 
Sua tecnologia se aperfeiçoa de forma autônoma, de modo que quanto mais a pessoa o utilizar, mais expert o assistente será no que você precisa e maior será a eficiência das respostas recebidas.
 

Como funciona um assistente virtual

Para despertar o assistente virtual é necessária uma palavra de ativação (que pode ser configurada, dependendo do modelo utilizado) para depois solicitar o comando, sendo assim, os microfones ficam sempre ativos para ouvir se o usuário vai executar um comando. Exemplo: “Alexa, defina um alarme para amanhã, às nove da manhã.”
 
Imagem: Gerd Altmann - Pixabay 
 

O que posso automatizar?

A conectividade com a internet, o acesso a “nuvem” e a integração com a inteligência artificial permitem que o assistente virtual inteligente identifique as necessidades da pessoa, faça buscas, ofereça as melhores opções e cumpra algumas funções utilizando apenas palavras chaves, como o controle de aparelhos eletrônicos, de eletrodomésticos, de cortinas e persianas automatizadas e do sistema de iluminação e climatização de sua residência ou empresa.
 
Esta ferramenta permite também que as pessoas controlem dispositivos, além do sistema de segurança, realizem o trancamento de portas por aplicativo e tenham conectividade com fechaduras eletrônicas.
 
 
Através do assistente é possível automatizar vários elementos da casa, como temperatura, cortinas, iluminação, etc. Imagem: Freepik.com
 

Principais vantagens de um assistente virtual

 

Possui desvantagens?

Como o assistente virtual se conecta a smartphones, alto-falantes inteligentes, smart tvs e outros dispositivos, desde geladeiras a veículos, o usuário está sujeito a diversos pontos de entrada para ameaças cibernéticas.
 
Se um dispositivo inteligente, como uma TV ou eletrodoméstico, conectado ao assistente virtual da sua residência for violado, ele permitirá que hackers controlem toda a sua casa inteligente, o utilizando como backdoor.
Os assistentes virtuais possuem uma palavra de ativação e com isso, os microfones ficam sempre ativos para ouvir se o usuário vai executar algum comando. Neste momento, o assistente passa a gravar tudo o que for dito e essas gravações são processadas e arquivadas pelo provedor, de modo que se esses servidores forem invadidos, os arquivos de voz podem ficar comprometidos e expostos.
 
Outro método, conhecido como “Dolphin Attacks” (ou ataques de golfinho), possibilita que hackers enviem comandos secretos de áudio de alta frequência por meio de alto-falantes. Tais comandos se comunicam secretamente com seu dispositivo, através de músicas ou vídeos do YouTube, e permitem que os invasores enviem mensagens de texto ou abram sites maliciosos sem o consentimento do usuário.
 
Alguns aplicativos podem tornar os assistentes virtuais ainda melhores. Imagem:  Moritz Kindler - Unsplash
 

Aplicativos que podem tornar os assistentes virtuais melhores

 

Home

A Apple Inc. desenvolveu um aplicativo chamado Home, no qual é possível sincronizar diversos equipamentos inteligentes compatíveis com o sistema iOS e ter o controle total da sua casa utilizando o seu iPhone, iPad e Mac. Esse sistema é integrado com a Siri e permite que você envie comandos de voz para acionar os dispositivos conectados. Com o aplicativo é possível controlar as funções básicas da sua casa inteligente, como a iluminação, as câmeras de segurança e a temperatura de um ambiente.
 

SmartThings

A Samsung desenvolveu o SmartThings, que é um aplicativo voltado para casas inteligentes, capaz de se conectar aos dispositivos IoT da Samsung e de outras marcas parceiras pelo smartphone. O aplicativo possui conectividade com lavadoras e secadoras, geladeiras, ar-condicionado, sensores de movimento e televisores.  Com o SmartThings é possível controlar os dispositivos inteligentes conectados por comando de voz, utilizando o Bixby, que é o assistente virtual da Samsung, o Google Assistente ou a Alexa.
 

Google Home

Este aplicativo criado pela Google permite o controle de dispositivos IoT presentes em sua casa, basta configurar os aparelhos no aplicativo e estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Você só precisa dizer “Ok, Google” e o comando que você deseja que ele execute, podendo ser:  acender as luzes, abrir as cortinas, aumentar o volume da TV, reproduzir uma música ou fazer uma lista de compra.
 

Positivo Casa Inteligente

O aplicativo permite o gerenciamento de produtos da linha Positivo Casa Inteligente. Com ele, você pode monitorar sua casa, controlar a iluminação dos ambientes e acompanhar o consumo de energia dos seus aparelhos eletrodomésticos. O software possui integração com a Alexa e com o Google Assistente.
 
 

Indicações

 

      
 
+ SAIBA MAIS | Casa Inteligente
automaçãocasa inteligenteautomação residencialTAGS:
  RELACIONADOS
Cortinas e persianas automatizadas para sua comodidade
Assistente virtual inteligente: um ajudante para facilitar sua vida

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS