O que é um assistente virtual inteligente
O assistente virtual é uma secretária digital ou um ajudante online, acionado por comando de voz ou texto, que interage com os usuários e tem a capacidade de interpretar conteúdos e entender os comandos recebidos, sem dificuldades. Com este assistente você pode fazer simples buscas na internet e até garantir o controle da sua
casa inteligente.
Os principais assistentes virtuais disponíveis são: Alexa, Bixby, Cortana, Google Assistente e Siri.
-
O que é Alexa: é a assistente virtual interativa desenvolvida pela Amazon e foi lançada em Novembro de 2014, utilizando recursos de inteligência artificial.
-
O que é Bixby: é uma assistente virtual desenvolvida pela Samsung Electronics, que acompanha os modelos mais atuais de smartphones da empresa e foi apresentada em Abril de 2017, junto com o lançamento do Galaxy S8.
-
O que é Cortana: é a assistente virtual inteligente do sistema operacional Windows 10 disponível em base opt-in, lançada em Abril de 2014 pela Microsoft, junto com o Windows Phone 8.1.
-
O que é Google Assistente ou Assistente Google: é o assistente pessoal virtual desenvolvido pelo Google, que faz uso da inteligência virtual para identificar e atender comandos de voz e foi anunciado na conferência de programadores do Google em maio de 2016 e lançado em Maio de 2018.
-
O que é Siri: é uma assistente virtual inteligente para o sistema IOS, disponível em 21 idiomas, que foi comprada pela Apple Inc em 2010 e foi lanç ada pela empresa em Outubro de 2011, junto ao iPhone 4S.
Imagem: BENCE BOROS - Unsplash
Para que serve
O assistente virtual inteligente busca melhorar a experiência do usuário e o auxilia na resolução de dúvidas e problemas e, em alguns casos, cria um diálogo semelhante ao contato humano (muitos o chamam de assistente conversacional). Seu objetivo é acelerar a execução de buscas e tarefas, gerando agilidade ao processo, além de ser mais intuitivo e cômodo. Ele pode informar a previsão do tempo, configurar alarmes, executar uma playlist de músicas, reproduzir podcasts ou informar a situação do trânsito no momento.
Sua tecnologia se aperfeiçoa de forma autônoma, de modo que quanto mais a pessoa o utilizar, mais expert o assistente será no que você precisa e maior será a eficiência das respostas recebidas.
Como funciona um assistente virtual
Para despertar o assistente virtual é necessária uma palavra de ativação (que pode ser configurada, dependendo do modelo utilizado) para depois solicitar o comando, sendo assim, os microfones ficam sempre ativos para ouvir se o usuário vai executar um comando. Exemplo: “Alexa, defina um alarme para amanhã, às nove da manhã.”
Imagem: Gerd Altmann - Pixabay
O que posso automatizar?
A conectividade com a internet, o acesso a “nuvem” e a integração com a inteligência artificial permitem que o assistente virtual inteligente identifique as necessidades da pessoa, faça buscas, ofereça as melhores opções e cumpra algumas funções utilizando apenas palavras chaves, como o controle de aparelhos eletrônicos, de eletrodomésticos, de cortinas e persianas automatizadas e do sistema de iluminação e climatização de sua residência ou empresa.
Esta ferramenta permite também que as pessoas controlem dispositivos, além do sistema de segurança, realizem o trancamento de portas por aplicativo e tenham conectividade com
fechaduras eletrônicas.
Através do assistente é possível automatizar vários elementos da casa, como temperatura, cortinas, iluminação, etc. Imagem: Freepik.com
Principais vantagens de um assistente virtual
-
Facilitar a rotina e torná-la mais rápida e eficiente;
-
Garantir mais agilidade no dia a dia;
-
Gerar mais conforto na execução de atividades;
-
Otimizar a comunicação e a troca de informação;
-
Promover a automação da sua residência ou empresa;
-
Estar disponível 24 horas por dia.
Possui desvantagens?
Como o assistente virtual se conecta a smartphones, alto-falantes inteligentes, smart tvs e outros dispositivos, desde geladeiras a veículos, o usuário está sujeito a diversos pontos de entrada para ameaças cibernéticas.
Se um dispositivo inteligente, como uma TV ou eletrodoméstico, conectado ao assistente virtual da sua residência for violado, ele permitirá que hackers controlem toda a sua casa inteligente, o utilizando como backdoor.
Os assistentes virtuais possuem uma palavra de ativação e com isso, os microfones ficam sempre ativos para ouvir se o usuário vai executar algum comando. Neste momento, o assistente passa a gravar tudo o que for dito e essas gravações são processadas e arquivadas pelo provedor, de modo que se esses servidores forem invadidos, os arquivos de voz podem ficar comprometidos e expostos.
Outro método, conhecido como “Dolphin Attacks” (ou ataques de golfinho), possibilita que hackers enviem comandos secretos de áudio de alta frequência por meio de alto-falantes. Tais comandos se comunicam secretamente com seu dispositivo, através de músicas ou vídeos do YouTube, e permitem que os invasores enviem mensagens de texto ou abram sites maliciosos sem o consentimento do usuário.
Alguns aplicativos podem tornar os assistentes virtuais ainda melhores. Imagem: Moritz Kindler - Unsplash
Aplicativos que podem tornar os assistentes virtuais melhores
Home
A Apple Inc. desenvolveu um aplicativo chamado Home, no qual é possível sincronizar diversos equipamentos inteligentes compatíveis com o sistema iOS e ter o controle total da sua casa utilizando o seu iPhone, iPad e Mac. Esse sistema é integrado com a Siri e permite que você envie comandos de voz para acionar os dispositivos conectados. Com o aplicativo é possível controlar as funções básicas da sua casa inteligente, como a iluminação, as câmeras de segurança e a temperatura de um ambiente.
SmartThings
A Samsung desenvolveu o SmartThings, que é um aplicativo voltado para casas inteligentes, capaz de se conectar aos dispositivos IoT da Samsung e de outras marcas parceiras pelo smartphone. O aplicativo possui conectividade com lavadoras e secadoras, geladeiras, ar-condicionado, sensores de movimento e televisores. Com o SmartThings é possível controlar os dispositivos inteligentes conectados por comando de voz, utilizando o Bixby, que é o assistente virtual da Samsung, o Google Assistente ou a Alexa.
Google Home
Este aplicativo criado pela Google permite o controle de dispositivos IoT presentes em sua casa, basta configurar os aparelhos no aplicativo e estar conectados à mesma rede Wi-Fi. Você só precisa dizer “Ok, Google” e o comando que você deseja que ele execute, podendo ser: acender as luzes, abrir as cortinas, aumentar o volume da TV, reproduzir uma música ou fazer uma lista de compra.
Positivo Casa Inteligente
O aplicativo permite o gerenciamento de produtos da linha Positivo Casa Inteligente. Com ele, você pode monitorar sua casa, controlar a iluminação dos ambientes e acompanhar o consumo de energia dos seus aparelhos eletrodomésticos. O software possui integração com a Alexa e com o Google Assistente.
Indicações