Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Banheiro & Lavabo
VOLTAR

Bancadas de Banheiro e Lavabo

Um passo-a-passo completo com as informações que você precisa para criar um bom projeto.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Junho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 594.198

Bancadas de Banheiro e Lavabo

Um dos elementos mais importantes de um banheiro ou lavabo é a sua bancada: seu design marca a decoração, trazendo funcionalidade ao espaço que ganha uma superfície de apoio para objetos como saboneteiras, espelhos e itens diversos.

Como planejar a bancada? Você deverá considerar alguns detalhes importantes:

 

As pastilhas descem da parede e compõe com a bancada de porcelanato, marcando o espaço da cuba. Imagem: Di Pietra Porcelanatos

 

Quais serão os passos a seguir?

Se você já tem o ambiente construído, considere primeiramente as dimensões deste (lembre-se de detalhes importantes como a abertura da porta, a qual normalmente fica próxima da bancada). Liste quais são as suas necessidades para este banheiro / lavabo:

 

Exemplo de decoração contemporânea usando cuba de encaixe em bancada de mármore branco. Projeto: Arq. Mayra Lopes. Mais fotos: Decoração Apartamento Lopes

 

Estes itens irão determinar sua necessidade e possibilidade de ter uma bancada maior e um móvel planejado para armazenar objetos diversos, como toalhas, rolos de papel higiênico, sabonetes, escovas de dente, escovas de cabelo, secador e pranchinha, etc.

 

Neste banheiro, projetado pela Arq. Silvia Bitelli, a bancada em granito preto absoluto confere destaque à cuba de apoio. Mais fotos: Banheiros Arrojados Bitelli

 

Agora, se você irá construir, considere todas as questões anteriores e planeje o espaço ideal (medida do banheiro / lavabo) para as suas necessidades. Isso permitirá criar um ambiente mais planejado e adequado.

 

Quais as medidas ideais?

O tamanho da bancada irá depender do espaço disponível, das necessidades do morador e de particularidades, como a altura média de quem usa este ambiente. Não há medidas fixas a serem seguidas. O ideal é que analise ambientes que já sejam utilizados para saber se suas medidas são confortáveis e adequadas para o seu perfil. Estas são algumas sugestões:

 

Alturas

Profundidades

 

Exemplo de bancada com móvel suspenso do piso. Projeto: Silvia Bitelli. Mais fotos: Banheiros Arrojados Bitelli

 

Comprimentos

 

Lavabo de 2m² projetado pela Arq. Anna Novaes. Mais fotos: Lavabo de 2m² ousado até nos detalhes

 

Neste lavabo, projetado pela Studio Alencar, a cuba e a bancada são mais estreiras e a torneira foi colocada na lateral. Mais fotos: Banheiros Decorados Alencar

 

Veja mais

 

Materiais para Bancadas de Banheiros e Lavabos

O material escolhido deve permitir fácil limpeza, ser durável, prático e bonito.

Ao contrário do que ocorre nas cozinhas, que exigem certas características de suas bancadas (como resistência ao calor), as bancadas dos banheiros e lavabos podem ser feitas de uma gama muito maior de materiais:

 

Bancadas de madeira (estilo rústico) e de mármore (com móveis em aço). Imagens: Casa & Jardim

 

É possível ousar na decoração e criar espaços diferenciados, que marcam e valorizam o imóvel. Destacamos aqui o uso do Porcelanato, das Superfícies de Quartzo, do Marmoglass e do Nanoglass, os quais permitem uma grande liberdade de criação, tanto de formas diferenciadas, como de cores de materiais. São destaques:

 

Bancadas de Porcelanato

O porcelanato é um material resistente (superior às pedras naturais), além de ser considerado um material sustentável. Como absorve muito menos água que o granito e o mármore, é resistente a manchas e por suas características tem menor proliferação de bactérias na sua superfície, sendo também muito resistente ao calor. É um material leve e pode ser aplicado em bancadas de grandes tamanhos. Possui excelente custo/benefício e definitivamente veio para ficar. Leia mais: Acabamentos e Bancadas em Porcelanato

 

Bancada de porcelanato com cubas do mesmo material. Imagem: Di Pietra. Mais fotos: Bancadas em Porcelanato Di Pietra

 

Bancadas de Silestone

O Silestone é uma superfície de quartzo natural (94% de quartzo natural), disponível em um amplo leque de cores e texturas. É um material duro e resistente, que possui em sua composição uma proteção antibacteriana (também pode ser aplicado em pisos e revestimentos).

 

Exemplos de bancadas de Silestone. Imagens: Silestone

 

Bancadas de Technistone

É um composto de pedra (93% de materiais naturais brutos), especialmente de quartzo e granito. Tem alta resistência, baixa absorção de água e está disponível em várias cores e texturas.
 

Exemplos de cores da Technistone. Fonte: Technistone

 

Bancadas de Marmoglass

Este é um material industrializado produzido a partir de pó de mármore e vidro. Não risca, tem cor uniforme e possui um brilho intenso e charmoso. A absorção de líquidos é praticamente nula, não manchando. Sua cor é branca.

 

Bancada de Marmoglass. Imagem: Di Pietra

 

Bancadas de Nanoglass

O Nanoglass (marca registrada) é a aplicação da nanotecnologia ao Marmoglass, eliminando pequenas bolhas do interior do material. São características do Nanoglass: branco perfeito (disponível apenas na cor branca), brilho espelhado, resistente a altas temperaturas, a impactos e riscos, absorção praticamente nula, fácil manutenção e possibilidade de repolimento.

 

Detalhes e Acabamentos

Alguns detalhes são importantes não só para produzir uma decoração harmoniosa, mas também para protegerem os móveis e os acessórios, facilitando a rotina e a manutenção.

 

Neste exemplo, o frontão é alto (aprox. 20cm) e nele foi instalada a torneira (modelo de parede). Projeto: Bevilacqua. Mais fotos: Banheiros - casa 1 | Bevilacqua

 


Exemplo de saia de aprox. 15cm. Projeto: Bevilacqua. Mais fotos: Banheiros - casa 1 | Bevilacqua

 

 

Louças e Metais

A cuba é o elemento de destaque da bancada: design e cor marcam o estilo da decoração. Os metais, em especial a torneira ou misturador, são detalhes importantes:

 

Cubas e torneiras são elementos de destaque de uma bancada. Imagens: Di Pietra Porcelanatos

 

 

Detalhes Adicionais

Como um bom projeto não é criado a partir apenas a partir de um elemento, você deverá considerar o conjunto. Então, para ter uma bela decoração, também considere:

 

Cuba e detalhes decorativos em vermelho trazem vida e força à decoração. Veja mais fotos: Banheiros Arrojados Bitelli

 

Ideias de Decoração para o seu Banheiro

Confira os projetos cadastrados no menu Ambientes > Banheiros Residenciais

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Banheiros

 

  

decoração de casacasa e decoraçãodecoraçãobanheiros residenciaisdicas de decoraçãodecoração de banheirobancadas de banheiroTAGS:
  RELACIONADOS
Decoração de Lavabos com Papel de Parede
Bancadas de Banheiro e Lavabo
Banheiro: Organização & Planejamento
A praticidade das cubas de embutir

136 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >