Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Bancadas de Cozinha em Granito

20 tipos de granito para usar na bancada da cozinha: surpreenda-se com as composições

Por: Arquiteta Nadine Voitille       26 de Julho de 2012 - ATUALIZADO EM: 09 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 1.103.978

Planejar a cozinha geralmente é uma tarefa difícil: são muitos detalhes que exigem atenção e escolhas precisas.

A bancada geralmente é um dos elementos com o qual mais nos preocupamos: qual deverá ser o seu formato? Será feita de que material? Quais acabamentos ela pode receber? O que é mais prático? Qual a cor ideal?

 

Estas dúvidas são muito comuns e para ajudar a decidir apresentamos neste artigo algumas ideias de bancadas de cozinha em granito. Mas se você ainda não viu, recomendo a leitura do nosso passo a passo para planejar a cozinha: são dicas e informações valiosas em textos e vídeos que o ajudarão nas escolhas para valorizar seu imóvel: Cozinha Planejada passo a passo

 

* Dica Importante: para escolher o granito, visite marmorarias e peça amostras dos materiais que lhe interessam. Assim você poderá levar para casa um pedaço da pedra e comparar com os móveis e revestimentos existentes ou até mesmo levar a uma loja de materiais de construção e comparar com os azulejos e faixas decorativas que pretende utilizar. Observando lado-a-lado, fica muito mais fácil sentir se há harmonia naquela combinação. 

 

O Granito - detalhes importantes

O granito é uma pedra natural e é possível encontrá-lo em diversas cores. Como pode manchar com ácidos, água sanitária, produtos oleosos e corrosivos, exige cuidados e por isso é muito importante usar produtos impermeabilizantes para protegê-lo. O ácido muriático, por exemplo, pode tornar o granito mais poroso e até mesmo reagir e criar ferrugem. 

No geral, é um material com boa resistência e, considerando seu valor, é uma ótima opção para bancadas de cozinha. Leia mais:

 

:: Granito

:: 5 Tipos de Granito Preto

 

Dicas para seu Projeto

O desenho da bancada (seu formato, dimensões e acabamentos) é essencial para um bom resultado visual do projeto e para o correto funcionamento das atividades na cozinha.

Será necessário analisar seu espaço e decidir qual o tipo de cozinha que será executado (linear, com ilha, em "L" ou em "U"), definir o que existirá neste espaço (fogão convencional ou cooktop? qual será o tipo e o tamanho da cuba? etc) e qual será o seu estilo decorativo (cores e acabamentos).

Para sanar as várias dúvidas que surgem, organizei o conteúd,o sobre como organizar uma cozinha, em um passo a passo com vídeos. No último vídeo da série, fiz um resumo e isso pode ajudá-lo:

 

Este é o quarto e último vídeo da série sobre como planejar/projetar uma cozinha. E ele resume o conteúdo e assim ficará fácil ir para o tópico que lhe interessa. Curtiu? Siga o Clique Arquitetura no Youtube.

 

Possui dúvidas? Estes artigos irão ajudá-lo nestas escolhas:

 

20 Tipos de Granito para usar na bancada da cozinha

A escolha da cor do granito dependerá essencialmente do equilíbrio de dois fatores: da cor e da sua resistência às manchas.

Quanto mais homogênea a cor do granito, mais resistente ele será (por isso, granitos como o preto absoluto e o marrom absoluto mancham menos).

Já as cores claras mostram as manchas mais facilmente (até a umidade da bancada deixa o granito mais escuro, voltando à sua tonalidade natural depois de seco).

Independente da escolha, é importante impermeabilizar a bancada para garantir sua maior proteção. Estes são alguns dos produtos à venda com esta função:

 

      

 

O tom amarelo é uma cor quente, trazendo aconhego para o ambiente. Combina com tons amadeirados (bege e marrom) e também com o branco. Combinações com o vermelho devem ser feitas com cuidado, para não criar uma decoração exagerada e cansativa.


Fotos mostram a cor do material e um exemplo da sua aplicação. Imagem: PedrEArte

 

Bancada em granito amarelo icaraí. Imagem: JP Marmoraria

 

Também é uma cor quente e semelhante à descrita acima.


Estes são dois exemplos do uso do granito Amarelo Ornamental em bancadas de cozinha. Imagens: PedrEArte


Bancada em granito Amarelo Ornamental. Imagem: Triunfo

 

Seu tom azulado transmite uma sensação de calma, especialmente quando combinado com o branco (móveis e revestimentos). Normalmente não é muito fácil inserir o azul na decoração de uma forma harmoniosa, por isso, cuidado com as combinações (cores fortes podem contrastar muito e cansar a longo prazo).

 

Bancada em granito Azul Norueguês. Projeto: Marcela da Nóbrega Janini. Imagens: Trevo

 

Bancada em ilha revestida em granito azul norueguês. Imagem: MGC Marmoraria

 

Bastante marcado por pintinhas pretas, é um dos mais usados por sua boa resistência. Seu preço é médio, quando comparado aos demais granitos.


Bancadas de cozinha em granito Branco Ceará. Esta cor combina facilmente com várias outras, como preto, branco, tons amadeirados e tons de bege. Imagens: Marmogran

 

Bancada de cozinha em graito branco ceará. Imagem: Pedramar

 

Cozinha em granito branco ceará. Imagem: Donadello mármores e granitos

 

 

Esta pedra possui pequenas manchas em tom de vinho, menos pontilhadas e mais espaçadas. É um material barato (comparativamente aos demais granitos) e cria um ótimo efeito na decoração. O exemplo abaixo é ótimo para mostrar como sua cor combina com o branco e com uma madeira mais escura.


Bancada em granito Branco Dallas com móvel branco com tamponamento (moldura) e bancada alta em madeira escura. Imagem: Lirigran

 

Uma cor clara e suave.


Cozinha com bancada, piso e parede revestidos em granito Desireé. Imagem: Marbrasa

 

Este é muito utilizado em cozinhas. Sua cor clara combina facilmente com móveis brancos e amadeirados, também permitindo o uso de tons mais fortes como verde e vermelho. É indicado para quem tem uma cozinha pequena e quer ampliar a sensação do tamanho do espaço.


Estes exemplos mostram como o granito Branco Itaúnas combina facilmente com diferentes cores de móveis e paredes. Imagens: Lirigran

 

Bancada de cozinha em granito branco Itaúnas. Imagem: União Mármores

 

Cozinha com granito branco itaúnas. Imagem: JP Marmoraria

 

Com pontos bem marcados, o Branco Marfim também é uma ótima opção para bancadas de cozinha (note que ele tem um toque amarelado).


Exemplo de bancada e piso em granito Branco Marfim. Imagens: Artesanato


Bancada e sóculo em granito Branco Marfim. Imagem: PedrEArte

 

Bancada de cozinha em graito branco Marfim. Imagem: Marmoraria Pedra Polida

 

Sua aparência é semelhante à do mármore. Possui maior dureza do que a maioria dos granitos.


Esta imagem ilustra o efeito diferenciado criado por este material. Imagem: Todessan

 

Bancada de cozinha em granito branco nepal. Imagem: Pedra Polida Marmoraria

 

Muito semelhante ao Itaúnas, e também chamado de Aqualux, o granito Branco Siena combina facilmente com cores variadas de móveis e revestimentos.


Granito Branco Siena. Imagens: PedrEArte


Nesta cozinha com ilha, o granito Branco Siena foi utilizado nas bancadas e no piso (inclusive no sóculo). O rodapia é alto e transmite requinte e sofisticação. O grande destaque é a mesa de madeira que aquece e traz vida para a decoração. Imagens: Artesanato

 

Bancada em granito branco Siena. Imagem: Imagem: Pedra Polida Marmoraria

 

O marrom combina bastante com o preto, com tons amadeirados e com detalhes metálicos. Sua cor aquece a decoração e pode ser utilizada para transmitir sofisticação e status.


O granito Café Imperial é uma cor marcante e transmite sofisticação quando combinado com madeiras escuras e peças em metal. Projeto: Andréa Timm. Imagem: Trevo


Mais suave do que o preto, o marrom do granito Café Imperial aquece a decoração do ambiente. Imagem: Triunfo

 

Marcante e sofisticado.


2 cozinhas com bancada em granito Marrom Absoluto. Imagens: Hartmann

 

O contraste com móveis brancos ajuda a clarear o ambiente, marcando a linha da bancada. Um piso escuro, como mostrado nas imagens abaixo, é uma boa opção para criar uma decoração mais séria e requintada.


Cozinha com bancada em granito Marrom Café. Imagens: Artesanato

 

Sua cor uniforme marca forte presença na decoração. Como mostramos abaixo, combina com tons claros e alaranjados.


Este é um execelente exemplo de combinação do tom marrom com o laranja: o branco suave dos móveis e a vida da cor laranja do revestimento da parede criam uma composição harmoniosa e estimulnate. Imagens: Artesanato

 

O cinza é uma cor elegante na decoração. Mais suave que o preto, transmite requinte e pode ser combinado especialmente com as cores branco e preto, assim como com detalhes metálicos para transmitir sobriedade e equilíbrio.


Cozinha em granito Prata Mar. Imagens: Trevo

 

Sua cor homogênea encanta. Pode ser combinado facilmente com o branco e com tons amadeirados. Leia mais: Bancadas de Cozinha em Granito Preto Absoluto


Exemplos da aplicação de granito Preto Absoluto em bancadas de cozinhas. Projeto: 1ª imagem - Graziela Bachtold & Stela Gervini Pereira. 2ª imagem - Marcela da Nóbrega Janini. Imagens: Trevo

 

Muito utilizado em cozinhas, este granito pode ser combinado com várias outras cores de móveis e revestimentos: tons de bege, amadeirados claros e escuros, vermelho, piso claro ou escuro. No entanto, a combinação mais comum é preto e branco.


Bancada e sóculo em granito Preto São Gabriel, combinados com piso bege, azulejos brancos e pastilhas pretas e brancas. Imagens: Todessan


Nestes ambientes a bancada de granito Preto São Gabriel é combinada com piso bege e móveis de cores branco, amadeirado claro ou escuro. Eletrodomésticos em inox são destaques importantes da decoração. Projeto: 2 imagens do topo - Gabriela Kursancew. | 2 imagens inferiores: Rosane Kasemodel. Imagens: Trevo


A primeira cozinha tem piso e bancada em granito Preto São Gabriel. Por ser um ambiente amplo, a cor escura não pesou na decoração. Já a 2ª cozinha apresentada tem bancada de cozinha em granito Preto São Gabriel combinada com móveis brancos e piso Creme Marfim. Imagens: Marbrasa


Exemplo da combinação do granito Preto São Gabriel com tijolinho a vista e na segunda imagem, combinado com granito Amêndoa (no piso). Imagens: Artesanato

 

Sua cor é diferenciada, com veios semelhantes a um mármore.


Bancada de cozinha em granito Preto Via Láctea. Madeira e vidro combinam com o material criando uma decoração contemporânea. Imagem: Marbrasa


Bancada e sóculo em granito Preto Via Láctea. Imagem: Todessan

 

Em ambientes pouco iluminados esta pedra é semelhante ao preto. No entanto, sob a incidências dos raios solares (ou iluminação semelhante ao dia), é possível perceber sua cor esverdeada.


Bancada em granito Verde Labrador e piso em granito Desireé. Imagem: Marbrasa


Bancada em granito Verde Labrador combinada com móveis brancos e em Amêndola Rústica Duratex. Projeto: Designer de Móveis Julieinada

 

O verde é uma cor marcante e pode ser combinada com branco e tons amadeirados.


Bancadas em granito Verde Ubatuba. Imagens: Porto Pedras


Bancada em granito Verde Ubatuba. Imagem: Marmoraria Hartmann

 

Estas são algumas ideias de granitos para bancadas de cozinha.

Se você não encontrou o que procurava, envie sua sugestão para mim:

Instagram: @nadinevoitille

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
bancada para cozinhagranitogranito pretotipos de granitosbancada de granitoTAGS:
  RELACIONADOS
Como Escolher o Forno de Micro-ondas?
Quadros para Cozinha
O botijão de gás em sua casa
A Cozinha: Perguntas Importantes

203 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >