Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Banheiro & Lavabo
VOLTAR

Banheiro inteligente: mais praticidade, menos preocupação

Alguns detalhes podem tornar o banheiro um espaço confortável, prático e bem decorado

Por: Dani Lima       03 de Maio de 2022 - ATUALIZADO EM: 17 de Maio de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 100

Hoje em dia quase tudo gira em torno de otimizarmos o nosso tempo e termos praticidade na utilização dos ambientes, existem inúmeros materiais que de forma inteligente podem modernizar e promover essa facilidade. Os banheiros e lavabos são os menores ambientes da casa, mas são tão importantes quanto os demais, afinal, ele é usado todos os dias.
 
Por conta das funções que exerce e por ser uma extensão da sua casa, a decoração do seu banheiro não deve destoar dos demais cômodos, bem como deve facilitar o seu uso.
 

Por onde começar?

O segredo para a decoração de um banheiro está no aproveitamento do espaço com bom gosto. É possível unir estilo e praticidade na decoração, a escolha dos principais materiais depende muito do quanto a pessoa tem de disponibilidade para gastar. No mundo ideal poderíamos escolher os revestimentos, móveis e louças mais caras e termos o banheiro de cinema, porém com recursos mais limitados conseguimos chegar bem perto do que sonhamos pelas pesquisas do pinterest.
 

Revestimentos

Já sabemos que não precisamos mais revestir lado a lado nosso banheiro com cerâmica, podemos usar tinta, revestimento 3D e até papel de parede para decorar, basta estar atento ao material desenvolvido para o mesmo.
 
:: Decoração de Lavabos com Papel de Parede
 
A tinta mais indicada para pintar as paredes dos banheiros é a acrílico premium, você encontra este tipo em todas as principais marcas do mercado. Essa tinta oferece maior resistência perante a umidade e a premium possui proteção antimofo e é lavável.
 
Atualmente vemos uma mescla grande de revestimentos aplicados nos banheiros, sendo um para área molhada do box, um para o piso e um para o restante das paredes do banheiro, tornando assim o ambiente elegante e fazendo com que o revestimento torne-se parte da decoração.
 
É possível "brincar" com os revestimentos, criando planos diferenciados: neste exemplo o branco do box criou um L com o teto, elevando o olhar de baixo para cima. Imagem: Unsplash
 
Com relação a este revestimento, a escolha fica entre cerâmica ou porcelanato pois existe uma grande variedade de materiais no mercado, o ideal é escolher o esmaltado acetinado com borda reta (retificado), que utilizam menos rejunte, facilitando a limpeza, além do acabamento reto e preciso. Para saber a medida ideal do rejunte sempre siga a especificação que vem descrita na caixa do produto, pois assim não perde a garantia e nem corre o risco de surgirem trincas com a dilatação do mesmo.
 
O rejunte epóxi é a melhor opção para ambientes onde a higiene deve ser absoluta, ele é o mais impermeável, tem textura lisa e o acabamento é bem bonito.
 

Louça

É importante frisar que as cubas e os vasos não precisam ser da mesma linha, mas elas devem formar uma composição harmoniosa. Para isso, é preciso ficar atento às cores também. O branco é o mais usado, seguido por bege e cinza.
 
O modelo da louça deve combinar com o estilo decorativo do banheiro. Imagem: Unsplash
 
Escolha sua louça de acordo com seu estilo e sua decoração. Você também pode optar por cores que combinem com o revestimento do seu ambiente e que complementem o seu espaço.
 
Com relação aos modelos de cuba, algumas questões são de gosto pessoal. Se de sobrepor ou embutida, o indicado é que a altura do chão ao topo fique entre 80 e 90 centímetros.
 

Iluminação

Mesmo que você tenha uma janela que permita a entrada de luz natural no seu banheiro, vale conferir se a iluminação instalada é boa o suficiente. Além disso, se você usa o banheiro para se arrumar, talvez seja o caso de instalar uma luz extra especial. O lugar ideal, nesse caso, é em cima ou do lado do espelho.
A luz branca é indispensável para garantir um banheiro claro e trazer visibilidade ao espaço. Essa luz também deixa o cômodo mais estimulante. Já a luz amarela torna o ambiente mais aconchegante e acolhedor. Ela é ideal para o uso de luminárias de foco ou o uso de fita de LED atrás do espelho.
 
Planejar a iluminação do banheiro é essencial: ela precisa ser funcional (clara) e também gerar conforto visual. Imagem: Unsplash
 

Ventilação

O ideal é que sempre dentro do  banheiro ou lavabo exista uma janela, normalmente basculante. Mas como isso nem sempre é possível, nestes casos é preciso recorrer a soluções artificiais para favorecer a ventilação e a iluminação destes espaços.
 
O banheiro deve ser bem ventilado: se não é possível ter ventilação natural, instale sistemas artificiais de ventilação. Imagem: Depositphotos
 
A primeira solução para banheiro sem janela é investir no exaustor, ele possui uma hélice que capta o ar do banheiro sem janela e joga para fora por meio de um duto, garantindo uma boa ventilação. O aparelho funciona conectado à rede elétrica e pode ser instalado no teto ou na parede.
 
Outra alternativa para melhorar a ventilação do banheiro é apostar na grade de ventilação. Ao contrário do exaustor, a grade de ventilação não precisa de energia para funcionar. É uma opção bem mais econômica. Ela funciona da seguinte maneira: o ar abafado do banheiro pequeno, sem janela, sai pelo lado de cima, e uma corrente de ar nova entra pelas entradas localizadas na parte de baixo do aparelho (esta grade pode ser instalada numa parede externa do edifício ou mesmo interna).
 
A terceira solução é o uso de um toalheiro térmico, o qual tem formato de grade e possui controle de temperatura. Você pode programá-lo para funcionar em determinados horários ou por tempo indeterminado. A temperatura pode variar entre 35 e 52ºC.
A vantagem de ter um toalheiro térmico é que ele acelera a secagem das toalhas e evita a proliferação de umidade no ambiente. Além disso, a peça valoriza a decoração, destacando a elegância do seu banheiro pequeno sem janela.
 
Banheiro com toalheiro térmico. Imagem: Depositphoto
 
Também existe a opção da claraboia para deixar o local mais arejado e claro. Para adicionar esse recurso é preciso verificar a sua viabilidade de acordo com a arquitetura do imóvel, bem como se a abertura na estrutura é possível sem causar nenhum dano à construção.
 

Evite deixar o banheiro sempre fechado

Para evitar o acúmulo de umidade no banheiro, permita que circule o ar. Se houver janelas, deixe-as abertas. Se não, a porta deve ficar sempre aberta por 15 a 20 minutos após o banho. Por conta da umidade, os móveis feitos em MDF deterioram rapidamente, principalmente se a água escorrer sobre ele.
 
Você tem duas soluções para esse problema de banheiro sem janela. A primeira é investir em móveis feitos de madeiras resistentes à água, como o compensado naval e o mdf ultra. São opções caras, mas que podem durar anos.
 
Já a segunda opção é deixar o armário de lado e instalar nichos e prateleiras de vidro para decorar seu banheiro e ganhar um espaço a mais para guardar seus itens pessoais.
 
Cuidado com a umidade dentro do banheiro: ela pode estragar os móveis e acabamentos. Imagem: Unsplash
 
Plantas são muito bem-vindas na decoração do banheiro, já que colaboram para a renovação do ar, tornando o espaço mais agradável e afastando a sensação de confinamento. Algumas espécies são perfeitas para estes ambientes úmidos e sem incidência de luz natural: samambaias, filodendro, miniespada de São Jorge, lírio da paz e suculentas.
 

Evite odores e decore

Encontre um cantinho na pia para colocar velas aromáticas: elas são boas alternativas para controlar odores. Aposte em aromas como alecrim, rosas, eucalipto ou até laranja para trazer a sensação de bem-estar e decorar o ambiente.
 

Decorando seu banheiro

Definir o seu orçamento é uma boa estratégia para limitar seus gastos com o banheiro, além de dar atenção a alguns pontos que muitas vezes deixamos de lado e podem provocar um gasto futuro que não estava no planejamento. Limitar essa despesa de forma consciente, sabendo exatamente onde investir, faz com que seja bem planejado e decorado,  tornando assim o banheiro mais prático, confortável e bonito. Além disso, a decoração certa ajuda a manter o conforto e a higiene do espaço.
Dar atenção a esse ambiente evita problemas comuns, como infiltrações que causam rachaduras e provocam mofo.
 
Imagem: Unsplash
 
Existem alguns itens modernos, como cabides, nichos, prateleiras de vidro, espelhos, vasos de plantas que podem de forma simples promover um diferencial na decoração do seu banheiro. Seguem algumas dicas que ajudarão e muito na decoração desse espaço que pode ser muito charmoso na casa:
 

 

Imagem: Depositphotos

 

 

Fontes consultadas

 
 
+ SAIBA MAIS | Banheiros e Lavabos
design de interioresbanheiros residenciaisacessórios para banheiros decoração de banheirobanheiro decoradoTAGS:
  RELACIONADOS
A praticidade das cubas de embutir
Decoração de Lavabos com Papel de Parede
Cortinas para Box de Banheiros
Como Escolher o Espelho do Banheiro

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >