Espelhos redondos na decoração de banheiros e lavabos
Quem está decorando sabe quantas dúvidas surgem neste momento e é por isso que abordamos neste artigo uma ótima ideia para inspirar sua decoração: o uso de espelhos redondos nos banheiros e lavabos.
Por que escolher um espelho redondo? Porque ele é delicado e transmite uma sensação descontraída e dinâmica. Ele é perfeito para quem quer valorizar um ponto focal, marcando o espaço da cuba.
Veja abaixo perguntas e respostas que irão lhe ajudar na escolha do tamanho, do estilo e de detalhes decorativos do seu espelho:
-
Qual o tamanho ideal? Primeiramente você terá de analisar o espaço disponível. A escolha do tamanho do espelho deve ser proporcional ao espaço, para que a sensação seja de equilíbrio. Planeje um tamanho que permita sobrar uma distância de pelo menos 10cm das laterais (assim ele ficará "solto" e ganhará destaque como um elemento decorativo - pense nele como um quadro que tem forte personalidade e deve ser valorizado). Um bom tamanho mínimo indicado é de 50cm para que o corpo seja melhor visualizado. No entanto, não existe uma regra: ele poderá ser menor ou mesmo maior... dependerá da função e do espaço no qual está inserido.
-
Como posicioná-lo? Ele deve ser centralizado pela cuba. Caso existam duas cubas na bancada, poderiam ser utilizados dois espelhos, marcando o espaço de cada indivíduo. Não é indicado usar um espelho redondo para duas cubas, pois isso criaria um desequilíbrio na composição.
Posicione o espelho centralizado pela cuba e manteha um afastamento em relação às laterais. Imagens: Vidraçaria Vila Augusta e Blog Experimenta Amiga
Foi usado um espelho em cada espaço de cuba, marcando o local de cada uma. Projeto: Casa Cor Rio Grande do Sul 2012 - Aclaene de Mello. Imagem: Casa Casar
-
Qual a altura ideal? Uma boa posição é que seu ponto central esteja no eixo da visão de quem está em pé, na sua frente, e isso significa aproximadamente em 1,55m de altura, a partir do piso (cabe lembrar que cada caso deve ser estudado levando em consideração o conjunto dos elementos no banheiro / lavabo) e seus usuários.
Este espelho é pequeno e delicado, combinando com os demais itens ao seu redor, inclusive com as arandelas dispostas simetricamente em relação a ele. Imagem: Blog do Banheiro
Acabamentos: como escolher
Existem muitos acabamentos que podem ser usados, conferindo estilo e personalidade ao espelho e ao local no qual está inserido. Confira algumas ideias:
-
Moldura: o espelho poderá ter moldura e neste caso estaremos marcando seu perímetro, reforçando a sua presença no ambiente. Esta moldura pode ser de madeira, de plástico, de vidro, de fibra natural/sintética, metálica, etc. O importante, neste caso, é que combine com o estilo decorativo escolhido para o banheiro, o qual muitas vezes pode ser até mesmo temático.
Banheiro "antigo": moldura metálica diferenciada combina com os acabamentos do banheiro. Imagem: White Noised
Espelhos ganharam acabamentos que marcaram seu formato, chamando bastante a nossa atenção. Imagens: Home Improvement Ideas
A moldura transforma o espelho em uma obra de arte, valorizando com requinte a decoração. Imagem: Home Accent Ideas
-
Com ou sem bisotê: é possível usar o espelho sem qualquer acabamento na borda ou ainda optar, por exemplo, pelo bisotê. A escolha dependerá do seu estilo e da decoração. E se optarmos pelo espelho com bisotê, qual seria uma medida ideal? Novamente não existe regra e você poderá escolher o acabamento que melhor se adaptar ao seu espaço. Um detalhe pequeno seria de 2,5cm.
Neste caso o espelho é liso, especialmente porque os demais elementos do entorno já tem vários detalhes. Imagem: Revista Sua Casa
-
Formas de fixação: a maneira como o espelho é fixado também é responsável pelo acamento final, por isso, escolha aquela que melhor se adapta ao efeito esperado. Se você deseja um acabamento limpo e simples, opte por colar o espelho na parede. Caso queira um detalhe sutil, poderá escolher parafusos ou mesmo o botão francês.
Formas de fixação do espelho na parede: botão francês, parafuso, fixadores em folha e gota, suporte em U e suporte tucano.
-
Composições: é possível combinar mais de um espelho, formando uma composição ou mesmo uma sobreposição. Veja abaixo um exemplo:
Sobreposição de espelhos cria efeito diferenciado. Projeto: Casa Cor Espírito Santo 2011. Foto: Juliana Klimeck