O Bosque João Paulo II
O Bosque João Paulo II, conhecido popularmente como Bosque do Papa, foi inaugurado em 1980 após a visita do Papa João Paulo II (1920-2005) a Curitiba, capital do Estado do Paraná (Brasil). No local, anteriormente, funcionava uma fábrica de velas.
Nesta casa foi instalada uma capela em homenagem à Virgem Negra da Czestchowa, padroeira da Polônia. A casa foi visitada pelo Papa João Paulo II em sua visita à Curitiba (na ocasião montada no Estádio Couto Pereira).
O local é ótimo para caminhar e descansar em contato direto com a natureza. Especialmente nos finais de semana, é muito visitado por famílias e por grupos de amigos que procuram um local tranquilo. Como há uma ciclovia, pode ser facilmente acessado por bicicletas.
Vista de quem acessa o Bosque do Papa a partir da Rua Euclides Bandeira.
-
Endereço: Rua Euclides Bandeira, s/n. Centro Cívico - Curitiba/Paraná - Brasil. Entrada também pela rua Vieira dos Santos (pelos fundos do Museu Oscar Niemeyer) ou pela R. Wellington de Oliveira Vianna
-
Área: 46.337m²
-
Data: inaugurado em 1980
-
Ônibus: Ligeirinho (prata): estação-tubo Museu Oscar Niemeyer: Boqueirão-Centro Cívico / Troncais e convencionais (amarelos): Abranches, Água Verde-Abranches, Jardim Chaparral, Marechal Hermes-Santa Efigênia, Mateus Leme e Vila Suíça: descer na Rua Mateus Leme, próximo ao Portal Polonês / Metropolitanos (bege): Curitiba-Jardim Marrocos, Curitiba-Jardim Paraíso, Curitiba-Tamandaré/Lamenha e Curitiba-Tamandaré/Minérios (saídas da Praça 19 de Dezembro) / Interbairros I (verde) / Linha Turismo
-
Detalhes Importantes: faz parte da Linha Turismo (ônibos que circula pelos principais pontos turísticos da cidade). Quem visita o Bosque, facilmente visita o Museu Oscar Niemeyer, localizado ao lado. Não há estacionamento, por isso quem acessa o local de carro poderá utilizar o estacionamento do Museu ao lado.
-
Festas: Swieconka, benção dos alimentos na época da Páscoa / em julho, acontece a homenagem à visita do Papa João Paulo II / em agosto, tem a festa da padroeira Czestochowa / em outubro, celebra-se o pontificado de João Paulo II / em dezembro é comemorado o Dia de São Nicolau, que inicia as festas de Natal. As festas também oferecem pratos típicos como pierogue (pastel com recheio de requeijão), e doces e bolos da culinária polonesa.
-
Horário de Funcionamento - Bosque João Paulo II: todos os dias das 6 às 20horas
-
Horário de Funcionamento - Memorial: segunda, das 13:30 às 18horas | terça a domingo, das 9 às 18horas
-
Preço: gratuito
Mapa com os principais acessos ao Bosque João Paulo II, Curitiba.
Características Gerais
O bosque é cortado pelo Rio Belém e inclui uma reserva de mata atlântica com mais 300 araucárias.
Em uma clareira do bosque está localizado um Memorial da Imigração Polonesa, reconstituindo o ambiente dos imigrantes que chegaram por volta de 1871. É um museu ao ar livre que exibe casas de troncos (7 unidades retiradas da região metropolitana de Curitiba - Colônia Polonesa de Tomás Coelho), além de mobílias e objetos diversos utilizados pelos imigrantes, como uma velha carroça e uma pipa de azedar repolho.
O que você irá encontrar:
-
Palco para apresentações artísticas ao ar livre;
Palco e casas polonesas no Bosque do Papa, em Curitiba.
-
Trilhas e ciclovia com aproximadamente 500m de extensão;
-
Pequeno playground e 2 banheiros (não possui banheiro adaptado);
-
Loja de artesanato e casa de chá especializada na culinária polonesa;
-
Escultura do Papa João Paulo II: feita pela artista Maria Helena Chaturni. O corpo é em bronze, os olho em acrílico e as mãos em resina de poliéster;
Estátua do Papa João Paulo II e trilhas ecológicas do Bosque do Papa, em Curitiba.
-
Estátua em bronze em homenagem a Nicolau Copérnico, criada pelo artista Brac Dekoracyjny;
-
7 casas polonesas de 1878, remontadas no bosque em 1980. Ela são constituidas por troncos de araucárias.
Casas polonesas e objetos dos imigrantes - Bosque do Papa, em Curitiba.
Detalhes Arquitetônicos
As casas polonesas utilizavam troncos de árvores dispostos horizontalmente, com encaixes nos cantos das paredes (sem utilizar pregos). Estas casas são típicas dos polonesas galicianos.
Em dezembro de 2008, duas casas do Memorial Polonês, no Bosque do Papa, foram desmontadas para que pudessem receber tratamento anti-cupim. Algumas madeiras foram trocadas, assim como as telhas de barro dos telhados. A Prefeitura, que contou com o acompanhamento de um arquiteto especializado em patrimônio histórico, também aproveitou a reforma para instalar equipamentos de acessibilidade.
Detalhes construtivos das casas polonesas.
Fontes Consultadas | Imagens
-
Imagens: Nadine Voitille
-
Curitiba, Prefeitura da Cidade. http://www.turismo.curitiba.pr.gov.br - Acesso em: agosto, 2012
-
Guia Gazeta do Povo. http://guia.gazetadopovo.com.br - Acesso em: agosto, 2012
-
Paraná Online. Casas Polonesas voltam ao Bosque do Papa. http://www.parana-online.com.br - Acesso em: agosto, 2012
-
Parques e Praças de Curitiba. http://www.parquesepracasdecuritiba.com.br - Acesso em: agosto, 2012