Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sala
VOLTAR

Capas para Sofá

Além de proteger, as capas são uma ótima opção para repaginar facilmente sua decoração.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       24 de Agosto de 2013   |   VISUALIZAÇÕES 45.452

Capas para Sofá

As capas surgiram para proteger os tecidos que revestem os sofás. Além desta função, elas foram se transformando em uma opção elegante e contemporânea para mudar, repaginar ou criar um diferencial na decoração da sala.

Dos antigos modelos confeccionados de maneira simples, evoluíram para várias opções de acabamentos e modelagens, que se adaptam perfeitamente aos sofás, poltronas, chaises, pufes e cadeiras que compõem a decoração, renovando-os de uma forma bonita e descontraída.

 

Belos exemplos de capas confeccionadas. Imagens: Nazagreen

 

Vantagens

As capas podem ser utilizadas de várias maneiras e por vários motivos. Abaixo relacionamos algumas vantagens, mas o importante é que seu uso facilite a rotina e deixe os ambientes mais bonitos e aconchegantes.

 

Belos exemplos de capas confeccionadas. Imagens: Nazagreen

 

Como Escolher

Você pode optar em comprar a capa pronta ou escolher o tecido e fazer sob medida.

A confecção da capa deverá ter certos cuidados. O importante é que a mesma possua um bom caimento para não ficar com aquele ar de que sobrou ou faltou pano.

Para que o efeito saia conforme o desejado, o melhor é contratar os serviços de um profissional especializado, que fornecerá todas as orientações necessárias, inclusive, tirando a medida exata do móvel, fazendo o molde correto, reduzindo o desperdício de tecido.

Outra forma de escolha é fazer uma pesquisa, em lojas que vendem esse item decorativo, levando as medidas certas do móvel a ser revestido (altura, largura e comprimento).

 

Exemplos de capas em poltrona, pufe e em parte de um sofá. Imagens: IKEA

 

A Escolha do Tecido

Muitas vezes, as capas não são utilizadas apenas para proteção, mas como item decorativo em ambientes sociais e sofisticados. Por isso, elas podem ser feitas de tecidos mais nobres, como linhos e veludos, que proporcionam um contraste bem bonito.

Existe atualmente uma variedade muito grande de tecidos que poderão ser utilizados para esse fim: sarja, linho, seda, chantung, lona stretch, jacquard, aqua block (para locais externos), ultra sued, jacquard impermeabilizado, jacquard estampado ou veludo. O importante é não esquecer de verificar se o tecido escolhido já é pré-encolhido e se pode ser lavado na máquina, pois algumas fazendas como seda e chantung precisam de lavagens especiais, para resguardar as fibras.

 

Exemplos de tecidos que podem ser usados nas capas de estofados. Imagem: Casa

Alguns tecidos utilizados

 

Cores e Combinações

Devido à grande quantidade de tipos de tecido que poderão ser utilizados na confecção das capas, é grande também a variação de cores que podem ser escolhidas.

As cores neutras como o branco, os tons de cru, gelo e o cinza claro são opções para não errar. Elas combinam com tudo! Já as capas das almofadas poderão ser mais ousadas, com cores mais fortes e estampas como florido e geométrico para criar pontos de destaque no ambiente.

 

Exemplos de estampas florais. Imagens: Nazagreen

 

É possível optar por cores e estampas diferentes para conferir charme à sua decoração. Imagens: IKEA

 

Fontes das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Decoração de Salas

 

 

decoração de casasofáscasa e decoraçãodecoraçãocores na decoraçãodecoração de interioresdicas de decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Buffet substitui aparador nas salas de jantar
Como renovar sua sala em quatro passos
Capas para Sofá
Sofás de Alvenaria

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS