Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Casa de Palha

Na história dos três porquinhos a casa de palha é frágil e cai facilmente. Mas será que isso é verdade?

Por: Arquiteta Nadine Voitille       20 de Agosto de 2021 - ATUALIZADO EM: 03 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 505

Na história dos três porquinhos a casa de palha é frágil e cai facilmente. Mas será que isso é verdade?
 
Neste artigo veremos exemplos de casas atuais sendo construídas com palha, vantagens e desvantagens deste sistema, empresas que apostam nesta técnica de bioconstrução e aprenderemos como construir uma casa de palha.
 
 
Se você ainda não sabia, esta é uma técnica utilizada não apenas pelos índios em suas ocas ou malocas, mas também por europeus e norte americanos há muitos anos (e era popular).
 
Igreja Peregrina da Santidade (Arthur, Nebraska), feita de palha. Imagem: Wiki
 
As casas são resistentes e possuem um desempenho térmico excelente. Que tal conhecer este sistema construtivo?
 
 
Os fardos de feno são produzidos a partir da palha de trigo, cevada, centeio ou aveia. Normalmente estes materiais são desperdiçados e por isso seu uso é uma alternativa sustentável a ser considerada. 
 
A bioconstrução vem crescendo como uma solução para amenizar os impactos da construção civil no meio ambiente e usar o feno é uma alternativa interessante que vamos ver neste artigo.
 

Aplicações da palha na construção civil

A palha pode ser usada como sistema construtivo ou como isolante térmico. Um exemplo deste último uso foi sua aplicação em um projeto de residências populares na França, no município de Nogent-le-Rotrou: as casas possuem estrutura de madeira e a palha foi usada como preenchimento para gerar conforto térmico e acústico.
 
 
 
Em Nogent-le-Rotrou, a palha foi usada como isolante térmico-acústico para casas populares. Imagem: Juan Sepulveda Grazioli - Ciclovivo
 
 
Outro case de sucesso é o da empresa Ecococon, de Portugal: eles constroem uma casa de 200m² em apenas 2 dias! Seu sistema construtivo usa blocos pré-moldados de palha e a construção não exige mão de obra super especializada, o que facilita todo o processo. Além disso, se a pessoa não quiser mais a casa, pode desmontá-la e reutilizar os blocos, o que é muito sustentável.
 
98% dos materiais são renováveis e eles afirmam que a qualidade do ar dos ambientes interiores é excepcional (e o mais incrível é que ela resiste 2 horas no caso de incêndio).
 
      
Estes são os blocos pré-moldados de palha desenvolvidos pela empresa Ecococon.
 
 
Alguns detalhes sobre o painel, segundo o site da empresa:
 

Exterior

Camada de fibra de madeira ajuda a atingir o padrão Passivhaus em climas frios;
Membrana aberta por difusão hermética evita a perda de calor e garante a transferência de umidade;
 
Painel:
Isolamento de palha feito com tecnologia de prensa multidirecional;
Estrutura de suporte de carga dupla feita de madeira certificada FSC;
Dimensões personalizadas para caber em qualquer projeto de construção;
Superfície plana e homogênea;
Espessura padrão 40 cm.
 

Interior

Superfície ideal para gesso e argila
Compatível com uma variedade de métodos de gesso padrão
 
 
Sistema construtivo pré-moldado com palha é aplicado pela empresa Ecococon.
 
Escola de 400m² de jardim de infância construída com a técnica de fardos de palha. Imagem: Ecococon
 
Casa de 123m² construída com sistema construtivo de palha pré-moldado. Imagem: Ecococon
 
 
Vale a pena conferir o vídeo da empresa para conhecer um pouco mais sobre o método construtivo deles:
 
 
 

Sistema Convencional de construção com palha

O sistema convencional de construção com palha é bem mais simples. E para entendermos este sistema, vou descrever um exemplo:
 
Em Quinta dos Melros, Portugal, uma casa de fardos de palha foi construída usando esta técnica: eles nivelaram o piso e usaram brita como elemento drenante, depois fixaram pneus preenchidos com brita como base para a fundação (nivelando a posição entre estes). Sobre os pneus construíram caixarias usando chapas metálicas com parafusos e porcas para comprimir a estrutura, travando-a com travessas de madeira, nivelando o conjunto, tornando-o estável. A madeira foi tratada com óleo de linhaça e bórax.
 
Depois fixaram as estruturas verticais das portas e janelas dentro destas caixas, também tratadas com óleo de linhaça e bórax.
 
No momento da colocação dos fardos de palha, que possuem um lado dobrado e outro cortado, eles foram dispostos ora colocando um lado para fora, ora o outro, para equilibrar a estrutura (lembrando que é necessário que tenham o mesmo tamanho).
 
Nas quinas da construção foram instaladas cantoneiras para segurar os fardos no prumo. Também usaram estacas travando os fardos depois da 4ª fileira.
Para finalizar foi executada uma caixa de madeira, com furações a cada 50cm para passar estacas de madeira para baixo, novamente para travar os fenos. Estas madeiras também foram tratadas com o mesmo acabamento das outras.
 
Este foi o vídeo que criaram para mostrar o processo. As imagens não estão muito nítidas, mas ajudam na compreensão do processo.
 
 
 
 
 
Imagens: Strawbalehouseportugal
 
Depois executaram o madeiramento do telhado e rebocaram com cal.
Informações por: Christopher Ripley
 

Novas empresas exploram este sistema construtivo

E se você ainda não se convenceu de que este é um segmento que está crescendo, mais alguns exemplos: as empresas Meta 2020 e Ecodome, da Espanha, cresceram muito após o ano 2020, principalmente pelo aumento da procura por residência unifamiliares em terrenos amplos. Com isso, as pessoas passaram também a buscar construções sustentáveis com eficiência energética. E quanto custa? Se você fizer por conta pode sair muito barato, mas consome seu tempo. Se contratar empresas como estas custará perto de uma casa tradicional ou um pouco menos, mas a diferença é que qualidade térmica da construção.
 
Meta2020
 
 
Este vídeo mostra uma casa de feno construída pela META2020.
 

Como construir casas de palha

Então, como podemos construir uma casa de palha? Estes sãos os passos:

 

Fundação

Como as paredes precisam ficar longe do chão, para evitar a umidade, e precisamos distribuir as cargas da construção sobre o solo, é necessário executar uma fundação. Esta dependerá do local da construção e das escolhas de quem está construindo. Segundo o site da UFSC Virtuhab, a fundação pode ser com pedras, concreto, sacos de polipropileno com terra ou areia, e pneus usados.
É muito comum vermos fundações de blocos e sapata corrida.
 

Paredes

Para erguer a parede em relação ao solo, evitando a umidade, costuma-se construir uma base de madeira e brita, com pinos fixados estruturalmente para conter os fardos que serão empilhados.
 
Os fardos de feno podem ser usados estruturalmente (sobre eles será apoiada a cobertura) ou podem  ser usados apenas como fechamento para as paredes, usando vigas e pilares de concreto, madeira ou metal. A diferença é que no primeiro caso haverá limitações de altura para a construção.
 
Como os fardos são assentados? Uma primeira linha é posicionada sobre a base e depois os demais empilhados. É necessário ficar atento para mantê-los no nível e no prumo e os cantos devem ser amarrados ou cravados. Às vezes são utilizadas ripas/bambus/etc para reforçar as laterais das paredes, mantendo os fardos travados.
 
As lacunas que sobrarem devem ser fechadas com feno solto.
 

Acabamento

Para criar uma superfície plana pode-se misturar palha e argila, fechando frestas e alisando a superfície.
 
Depois, os fardos recebem reboco (com terra, cal ou estuque, que é uma argamassa de gesso, cal e água), garantindo durabilidade e segurança para a construção.
Observações importantes, mencionadas no artigo "Bioconstruções do XXIII Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão":

Cobertura

Ao finalizar a construção das paredes de feno, uma viga de madeira será posicionada sobre a linha construída. Será sobre ela que a cobertura do telhado será posicionada.
 

Detalhes importantes

 

Vantagens de uma casa de palha

 
 

Desvantagens de uma casa de palha

 

Concluindo

A palha me surpreendeu e espero que a você também :)
Explorar as possibilidades da bioconstrução abre a mente para resolvermos problemas comuns como calor e o barulho, muito comuns nas cidades atuais.
 

Fontes consultadas

 
 
+ SAIBA MAIS | Ao construir e  reformar
construção sustentávelarquitetura sustentávelcasa ecológicaprodutos ecológicosbioconstruçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Arquitetura hoje em dia
Casa de Palha
O Projeto
Construir ou Comprar Pronto?

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS