Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Arquitetura e Turismo
VOLTAR

Catedral Basílica Menor de N. Sra. da Luz - Curitiba

Restaurada em 2011 e 2012, a Catedral exibe uma bela arquitetura neogótica.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Janeiro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 5.866

Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz de Curitiba

A cidade de Curitiba nasceu na Praça Tiradentes e com ela a primeira capela de madeira que, em 1715, foi elevada como a Primeira Igreja Matriz. Pouco tempo depois, foi feita a primeira reforma lembrando uma arquitetura em estilo colonial simples, construída com barro e madeira. Cem anos mais tarde, já bastante danificada, foi demolida e iniciou-se a construção de uma nova Matriz.

Isso aconteceu entre 1876 a 1893, em estilo neogótico (um movimento de revitalismo cultural, em todas as áreas da arte, inclusive na arquitetura, com início na Europa), com seus vitrais e sua arquitetura vertical, inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha. O projeto é atribuído ao arquiteto francês Alphonse Conde des Plas, recebendo pequenas modificações feitas pelo engenheiro Giovani Lazzarini, o qual foi responsável pela execução da obra. As pinturas existentes são dos artistas italianos Carlos Garbaccio e Anacleto Garbaccio.

 

Inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, a Catedral de Curitiba foi construída em estilo neogótico. Fotos: Nadine Voitille

 

Ela abriga a imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, Padroeira de Curitiba, sendo um dos mais importantes patrimônios culturais da cidade.

Foi restaurada em 1993 por ocasião do seu centenário e passou a se chamar Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em homenagem a Padroeira de Curitiba. 

Entre 2011 e 2012 passou por mais um período de restauração. Foi feito um minucioso trabalho de recuperação das pinturas, dos vitrais, além da modernização da iluminação e do sistema de som do edifício. Esta reforma revelou novos atrativos. Um poço de água que provavelmente foi aberto para atender à pequena igreja que ficava no local até o final do século XIX, cuja existência era desconhecida inclusive pelos padres que cuidam da igreja. Agora, o local pode ser visitado.

 

A Catedral de Curitiba foi restaurada entre 2011 e 2012 e exibe belos detalhes arquitetônicos. Fotos: Nadine Voitille

 

Foram recuperadas as pinturas originais dos anos de 1940 realizadas ao redor do altar as quais foram feitas pelos irmãos e artistas italianos Carlos e Anacleto Garbaccio que estavam encobertas por muitas camadas de tinta.

 

Imagens internas da Catedral de Curitiba. Fotos: Nadine Voitille

 

Com isso, a Catedral Basílica não perde nada em beleza arquitetônica para outras igrejas de diversas partes do mundo que foram construídas na mesma época recebendo mais de mil visitantes por dia, vindos do mundo todo.

 

 

 

+ SAIBA MAIS | Arquitetura e Turismo Brasil

 

 

arquitetura e turismoarquiteturaTAGS:
  RELACIONADOS
Teatro Paiol - Curitiba
Turismo em Mongaguá
Buenos Aires - Argentina
Templo Zu Lai - Cotia SP

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS