Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Sustentabilidade
VOLTAR

Certificação - Selo LEED

O LEED avalia e classifica o grau de sustentabilidade de um edifício, casa ou comunidade. Conheça seus detalhes.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       22 de Junho de 2012   |   VISUALIZAÇÕES 15.075

 

O que é LEED?

LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, é um protocolo de avaliação e certificação de edificações. Ele avalia e classifica o grau de sustentabilidade do edifício, casa ou comunidade de acordo com parâmetros que levam em consideração 5 áreas-chave da saúde humana e ambiental: o desenvolvimento local sustentável, economia de água, eficiência energética, seleção de materiais e a qualidade do interior dos ambientes.

A Certificação ocorre através do Green Building Certification Institute, uma organização independente sem fins lucrativos que foi criada em 2008 com o apoio do U.S. Green Building Council (criadores do LEED).

 

Quais edifícios recebem esta classificação?

 

Quando foi criado

A Certificação LEED foi criada pelo U.S. Green Building Council (USGBC) em 2000 e é mantida e desenvolvida por comitês ligados a este. Sua próxima atualização é a LEED 2012.

São criados e implementados padrões, ferramentas e procedimentos aceitos e entendidos internacionalmente.

 

Quais itens são Avaliados?

O LEED promove uma abordagem de todo o edifício, considerando:

 

Os Edifícios Certificados LEED

O que significa ser certificado? Além de simbolizar inovação, gestão ambiental e responsabilidade social, também traz os seguintes benefícios:

 

Quem utiliza a Certificação LEED?

A certificação é utilizada por arquitetos, engenheiros, designers, profissionais do setor imobiliário, gerentes, paisagistas, financiadores e representantes do governo.

Por exemplo: o Comitê Local da Copa 2014 (COL) recomenda fortemente a adoção de medidas sustentáveis no desenvolvimento dos projetos para conseguir a Certificação LEED, refletindo o comprometimento do comitê na redução das emissões de carbono durante as atividades da Copa 2014. Assim  o Brasil seria o 1º país a ter todos os estádios da Copa certificados pelo LEED , servindo como exemplo mundial. (fonte: Portal 2014 – “Estádios da Copa deverão adotar selo de sustentabilidade ambiental”).

 

Como funciona a classificação LEED

São atribuídos até 100 pontos + 10 pontos de bônus (dos quais 4 são para questões regionais específicas) - é possível pontuar até 110.

Há um número mínimo de pontos para ser certificado.

Para conseguir a certificação é necessário um planejamento estratégico integrado (arquiteto, proprietário, engenheiro, empreiteiro e demais pessoas envolvidas) desde o início do projeto, pois abrange desde a escolha do sítio, à escolha dos materiais, processos, resultado final e funcionamento do edifício após a conclusão da obra.

 

TOTAL DE PONTOS   ---   110

 



Como Conseguir a Certificação LEED?

Para conseguir a certificação é necessário, primeiramente, verificar em qual categoria sua obra está inserida: nova construção, edifícios existentes (operações e manutenção), interiores comerciais, escolas, casa, comunidades, varejo ou edifícios ligados à saúde.

A página da U.S. Green Building Council traz todas as informações.

 

Conclusão

Obter a Certificação LEED é uma forma de mostrar que os envolvidos (proprietários e profissionais) estão inseridos nas discussões atuais sobre sustentabilidade, preocupando-se com questões ambientais, econômicas e sociais.

Um dos grandes incentivos para sua aquisição tem sido a importância que vem ganhando nas campanhas de marketing. Os empreendimentos com certificação LEED ganham destaque e notoriedade social.

Mesmo considerando este aspecto comercial, acreditamos que ele acaba sendo um incentivo para que melhorias sustentáveis sejam aplicadas. Com um maior número de pessoas interessadas, maiores as chances de surgirem novos produtos e soluções patrocinadas pelos grandes empresários, reduzindo também os custos e tornando acessível à maioria da população produtos e serviços que valorizam o meio ambiente e a cultura regional. 

 

Fontes Consultadas

 

 

+ SAIBA MAIS | Certificação Selo AQUA

 

 

construção sustentávelprojeto sustentávelcasa sustentávelprodutos sustentáveisTAGS:
  RELACIONADOS
Os perigos do amianto para sua saúde
Dicas de Sustentabilidade para Mobiliário
Cisternas
Materiais Sustentáveis para a sua Obra

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS