5º Passo: dicas e sugestões de cores e materiais para o seu closet.
Os armários feitos em mdf podem receber lâminas dos mais variados padrões, desde as cores uniformes às reproduções de madeiras, tanto nas tonalidades claras como nas escuras.
Se a opção for por um armário de modelo fechado (com divisórias internas e com portas), as cores de tonalidades claras são perfeitas para o acabamento, pois auxiliam na difusão da luz e passam a sensação de amplitude para o local.Da mesma forma que os tons claros são recomendados para ambientes pequenos, por ampliarem o espaço, deixando-o mais aconchegante.
Closet branco destaca as cores das roupas. Imagem: Raumplus
Já os closets aramados (veja o artigo: Closet: Escolhendo o Mobiliário) podem receber as mais diversas tonalidades de cores em seu acabamento, pois a forma discreta dos metais permite o uso de tons escuros sem muita interferência no visual.
* Lembre-se: O closet estará ocupado por roupas de distintas tonalidades e cores, portanto dê preferência às cores neutras e claras para o acabamento do armário.
Selecionamos algumas imagens para mostrar as diferentes sensações produzidas pelas cores e suas combinações:
Espelhos nas portas ajudam a ampliar a sensação do espaço - projeto de Monica Druker. Imagem: Assimeugosto
Cores escuras são marcantes (tons de marrom aquecem o ambiente). Já cores como o azul são leves e alegres, transmitindo a sensação de um ambiente descontraído. Imagens: Raumplus
O tamponamento (moldura) com cor escura marca as divisórias principais do closet e as partes claras trazem leveza à composição. Imagens: Raumplus
Diferentes cores e estilos: a escoha dependerá da personalidade de cada um. Imagens: Housesplans
>> Próximo Passo: Organize o seu Closet