4º Passo: Determine o que é importante ter em seu closet, qual o modelo ideal e quais acabamentos usar.
Para escolher os móveis é necessário seguir antes alguns passos:
Depois destas etapas, você deverá analisar quais serão os itens que deverão estar presentes, em maior ou menor quantidade, no seu closet, em função do espaço disponível e dos itens que precisa guardar:
Composição do Closet. Fonte: Portal Clique Arquitetura.
* Lembre-se: as medidas dos armários (prateleiras, gavetas, etc) estão descritas no artigo: Closet: Ergonomia & Circulação
O closet pode ser aberto ou fechado, sob medida ou modular. Confira as dicas:
Aberto – armário sem portas: as roupas ficam expostas
Ideal para:
Closet aberto (sem portas). Fonte: Portal Clique Arquitetura.
Fechado - armários com portas: sem exposição das roupas
Ideal para:
Closet fechado (com portas de correr). Fonte: Portal Clique Arquitetura.
O closet pode ser de madeira ou metálico:
Sensações: Os elementos que imitam madeira ou a própria madeira passam a sensação de conforto e aconchego. Pode fazer um estilo antigo ou atual, dependendo do padrão da lâmina.
Closet com estrutura de madeira. Imagem: Housesplans
Sensações: O metal é um elemento frio, a sensação visual que ele passa não poderia ser diferente. Portanto, este material pode dar um impressão de impessoal. O metal é um material que remete ao estilo contemporâneo, principalmente quando utilizado no padrão cromado. Transmite também a sensação de ordem e limpeza.
Exemplo de closet metálico.
Como já foi dito, o closet poderá ser de madeira ou metálico. Optando pelo padrão de madeira, haverá uma grande opção de cores e texturas (será inclusive possível fixar espelhos nas portas). Leia o artigo: Closet: Escolhendo a Cor
Os puxadores podem ser horizontais ou verticais, sendo esta última a escolha mais comum.
Exemplo de puxador embutido de alumínio e dois puxadores menores. Imagens: Raumplus
Exemplos de Puxadores.
Há também detalhes adicionais que podem ser escolhidos: iluminação interna, amortecedores para portas e gavetas, tipos de corrediças, portas de abrir ou de correr, suportes para trazer o cabideiro a uma altura mais confortável (ideal para idosos e cadeirantes), etc.
Exemplos de acessórios e acabamentos: puxador para trazer o cabide a uma altura confortável, sapateira e calceiro deslizantes, gaveta para acessórios e modelo de acabamento do encontro do móvel com o rodapé. Imagens: Raumplus
Parede:
O closet pode ter sua estrutura fixada diretamente nas paredes, os perfis metálicos e as ferragens suportam as prateleiras, divisórias e cabideiros. Cada modelo de ferragem é capaz de suportar pesos específicos, portanto, é fundamental respeitar a capacidade de resistência de toda a estrutura do closet para que o móvel e a segurança física do usuário sejam preservados.
Quando o closet utiliza a parede como parte de sua estrutura sempre haverá um espaço vazio entre o piso e o móvel. Este distanciamento proporciona a sensação de leveza ao ambiente, assim como, permite maior facilidade de limpeza do local.
Closets com estrutura fixada nas paredes: há espaço livre no piso. Imagens: Housesplans
Quando a parede fica exposta (no caso dos móveis aramados) a sua pintura faz parte da decoração, criando efeitos diferenciados no ambiente: verde transmite leveza, azul tranquilidade, marrom transmite conforto e rosa feminilidade.
>> Próximo Passo: Closet: Escolhendo a Cor