Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Coifa ou depurador, qual atende melhor sua necessidade?

Qual a diferença entre uma coifa e um depurador? Qual possui a função de exaustor? Qual é o melhor?

Por: Giovana Roesler       08 de Dezembro de 2021 - ATUALIZADO EM: 05 de Janeiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 583

A cada dia torna-se mais comum as pessoas prepararem suas próprias refeições em casa. Com isso, a necessidade de uma alternativa para se livrar do cheiro gerado ao realizar o preparo dos pratos se fez necessária, além de evitar que toda a casa fique engordurada e com o odor da refeição. Confira abaixo alguma dessas alternativas e verifique qual se enquadra melhor no tipo da sua cozinha. Saiba mais sobre: Tipos de Cozinha
 

O que é coifa?

A coifa de cozinha possui duas funções: atuar como depuradora de ar, ou seja, ela capta o ar engordurado, o filtra e envia ao ambiente um ar limpo, e realizar o trabalho de exautora, que é a expulsão do ar quente para fora do ambiente.
 
Todos os modelos apresentam em sua estrutura: um ventilador, um coletor de gordura e um cone de sucção. Cada modelo possui uma potência e na hora de fazer a sua escolha, não esqueça de considera o tamanho da sua cozinha.
 

Quais os tipos de coifa?

As coifas podem ser de parede, de ilha ou de embutir. Descubra mais sobre cada modelo:
 
 
Coifa de Parede. Fonte: Fogatti 
 
 
Coifa de ilha, para com cozinhas com ilha. Fonte: Fischer
 
 
Coifa de embutir. Imagem: Fischer
 
 
      
 

Como funciona?

A principal função da coifa de cozinha é jogar o ar quente e gorduroso para fora do ambiente e realizar, em seguida, sua substituição pelo ar frio externo, sem a necessidade de utilizar o filtro de carvão ativado.
Uma coifa deve apresentar uma largura maior que os fogões ou cooktops onde serão instaladas, para garantir uma alta cobertura. Pode ser capaz de eliminar 90% dos odores presentes no ambiente, mas é necessário contar com uma saída externa ao local para funcionar em sua totalidade.
 
Coifa embutida: o resultado é uma cozinha com decoração clean. Imagem: R ARCHITECTURE - Unsplash
 

O que é depurador de ar?

O depurador é um eletrodoméstico que recicla o ar do ambiente, não permite que a fumaça produzida no cooktop ou fogão se espalhe pelo ar, além de absorver o cheiro dos alimentos que estão sendo preparados na cozinha.
 
Sua utilidade é bem parecida com a da coifa, porém seu tamanho é menor e não há a chamada “chaminé”. Este modelo é indicado para cozinhas pequenas, geralmente para apartamentos e para quem não tem o costume de cozinhar com frequência. Para que funcione perfeitamente, o depurador deve ter a largura maior do que a do seu cooktop ou fogão.
 
Existem dois tamanhos de depurador disponíveis no mercado: o modelo com 60 cm destinado a fogão ou cooktops com quatro queimadores ou o com 80 cm, que atende os eletrodomésticos com cinco ou seis bocas.
 
 
 
 
A função do depurador é a de filtrar o ar e o devolver limpo para o ambiente, para que isso ocorra, é necessário um sistema de filtragem duplo. Na primeira etapa, um filtro de alumínio ou inox retém as moléculas de gordura, as solidifica e prende. A etapa seguinte utiliza carvão ativado no processo de filtragem, de modo a purificar o ar, após absorver o odor e a fumaça gerada durante o cozimento de alimentos.
 
Para realizar a limpeza e a manutenção do seu depurador de ar, consulte as instruções do fabricante e o manual de uso. Lembre-se de verificar o filtro de carvão com frequência, pois ele não pode ser lavado e deve ser trocado regularmente, conforme as condições de uso.
 
 

Qual é a função do exaustor?

Como vimos anteriormente, a grande diferença entre a coifa e o depurador de ar é a função exaustora, que está presente no primeiro eletrodoméstico, mas não no segundo.
 
O exaustor é responsável pelo processo de filtração do ar que, com o auxílio de um motor, retira o ar quente para fora da cozinha e coloca o ar frio que está do lado de fora da casa para dentro do ambiente. Já a retirada da gordura presente na cozinha, faz parte da função depuradora.
 

Coifa ou depurador: qual a melhor escolha?

 
Coifa de ilha. Imagem: shadowfirearts - Pixabay
 
Essa escolha irá depender de vários fatores, mas responder algumas questões como: qual é o tipo da sua cozinha, que tamanho você tem disponível no ambiente, quais os seus hábitos culinários e qual o valor do seu orçamento, irão te auxiliar para determinar o modelo ideal para você.
 
Vale ressaltar que o depurador de ar possui um melhor custo-benefício e é mais barato em comparação com a coifa. Em ambientes pequenos e apartamentos, acaba sendo mais indicado por conta de seu tamanho e facilidade de instalação, além de que em vários edifícios, não há estrutura para a instalação do exaustor.
 
Mas para quem deseja algo mais prático e eficiente, com baixa manutenção e não tem preocupação com o valor a desembolsar, recomenda-se a instalação de uma coifa.
 
 
+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas pequenascozinhas integradasacessórios para cozinhacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Como Escolher o Forno de Micro-ondas?
O melhor tipo de cozinha para você
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Cozinhas pequenas: 5 dicas para transformar o espaço

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >