Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Como combinar cores na sua decoração

Você sabe como escolher as cores? Este guia lhe trará dicas importantes para a sua decoração.

Por: Tibério Construtora       09 de Agosto de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 5.292

As cores de um ambiente são elementos importantes para criar uma atmosfera agradável e aconchegante. Elas afetam o humor das pessoas e refletem muito sobre a personalidade do dono da casa. Sendo assim, é preciso considerar a importância delas e observar qual é o melhor modo de harmonizar as tonalidades escolhidas para um cômodo.

Durante muito tempo, os tons mais neutros, como o bege, off White e branco neve, predominaram em ambientes de imóveis residenciais. Porém, cada vez mais, vemos espaços decorados com cores vivas e variadas.

Combinar cores em um ambiente não é uma tarefa fácil, são dezenas de tons que podem ou não se harmonizar. Se um decorador erra ao combinar tons claros, o local não fica tão desagradável visualmente quanto uma combinação errada de tonalidades vivas. Portanto, é essencial saber lidar com cores fortes.

Como, então, mesclar as cores vivas em um ambiente de uma forma harmoniosa? Confira algumas dicas a seguir que vão ajudar você a criar ambientes alegres e elegantes.

 

Circulo Cromático

O circulo cromático é uma representação das cores percebidas pelo olho humano. Ele é dividido em doze partes, doze tonalidades, que são dispostas indicando a harmonia entre elas. Ele é divido em:

 

Foto: Novidade em Foco

 

Multi combinações

Agora que você já conhece o circulo cromático, podemos observar as diferentes combinações que são possíveis de serem usadas na decoração de um ambiente.

 

Foto: Blog Maktub

 

Nesse exemplo foram usados diferentes tons de azul para compor a decoração do quarto, demonstrando que só uma paleta de cor pode constituir um ambiente inteiro.

 

 

Foto: Haiku Deck

 

Foto: Decoware

 

Essa imagem reflete muito bem o conceito das cores análogas. Observamos elementos da paleta de cor laranja, como os móveis e alguns objetos menores, já a parede e as almofadas na cor amarelo mostarda, que faz parte de outra palheta de cores.

 

 

Foto: A Casa da Flavinha

 

A imagem abaixo mostra as cores complementares amarelo e roxo. O decorador utilizou um tom escuro de roxo e um amarelo mais vibrante. Essa combinação foi feita para evitar uma decoração desequilibrada, o que ocorreria caso as duas cores estivessem presentes em tons muito fortes.

 

Foto: TLife

 

 

O ambiente abaixo foi construído a partir da harmonia em 60°, sendo escolhidas as cores primárias para constituir o contraste e a vivacidade. Vale a pena ressaltar que as cores foram postas em tons fortes, isso ocorre por conta da utilização do tom branco, que evita a saturação de cores vivas.

 

Foto: Sala 7 Design

 

 

Foto: Artes Yza

 

Trabalhando a partir das cores vermelho, laranja, roxo e verde, essa sala de estar apresenta um ambiente que tem como característica principal a grande gama de cores. E para equilibrar a composição foram usados móveis brancos.

 

Foto: Sonya Winner

 

* Esse post foi uma colaboração do Carlos Alberto Esteves da Tibério Construtora.

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar

 

 

casa e decoraçãocorescores na decoraçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Como Decorar com Artesanato
Fotografias na Decoração
Almofadas na Decoração
Cortinas para todos os gostos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS