Florista dá dicas para manter o quintal bonito mesmo com as baixas temperaturas.
Com a chegada do Inverno parece inevitável que algumas plantas deixem de florescer. As baixas temperaturas costumam agredir as flores e o gramado, que passam a sofrer com a mudança na Estação.
No entanto, é possível tomar algumas medidas para garantir que o quintal fique florido como no Verão e na Primavera: o florista do Grupo Jardim da Saudade (www.jardimdasaudade.com), Lenir Jeronimo Dias, afirma que o segredo está em apostar na manutenção. “É ideal ficar atento à limpeza diária, retirando todas as folhas murchas dos vasos ou do quintal, que evitam o crescimento correto das plantas”, afirma Dias.
Como o tempo está mais úmido, a tendência é que as folhagens já possuam uma grande quantidade de água armazenada. “É necessário ficar atento ao tipo de planta. A maioria das flores, como a orquídea, por exemplo, pegam bastante umidade e se molhar demais nesta época elas podem morrer”, afirma. Além de impedir que a planta não se desenvolva, o cuidado também evita a proliferação de insetos e do mosquito da dengue.
Todo cuidado é válido para garantir que a terra fique saudável. Quanto mais mexer e colocar adubo irá auxiliar na oxigenação do solo e fortalecer a planta. Segundo Dias, variar o tipo de adubo faz com que a folhagem receba vários nutrientes diferentes, tornando a planta mais resistente e maior.
Com o frio, as plantas têm uma grande dificuldade para crescer. Neste período o jardineiro recomenda apenas retirar as folhas velhas, que estão para cair, e dificultam ainda mais o crescimento da vegetação. “Aquela parte da planta que está morrendo consome os nutrientes do resto da planta. Mas é preciso ficar atento! Os galhos secos só devem ser cortados a partir da Primavera”, afirma Dias.
Diferente do que muitas pessoas imaginam, é possível incrementar o quintal com novas flores. O responsável pelos cuidados com jardinagem do Grupo Jardim da Saudade explica que fazendo a adubação correta e a limpeza necessária é possível garantir que a planta resista até a chegada de uma nova Estação. “Neste período a planta não terá um grande desenvolvimento, mas conseguirá resistir até a Primavera quando irá crescer bastante”,
Para garantir o desenvolvimento da planta é necessário que o ambiente tenha bastante luz e seja bem arejado. Mesmo os locais fechados devem contar com uma iluminação e ventilação direta na folhagem.
Embora o frio faça com que a grama cresça mais lentamente, o quintal deve receber um cuidado mais frequente nesta época do ano. A temperatura baixa estimula o aparecimento das ervas daninhas que devem ser retiradas com maior frequência.