Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como escolher a cuba para a sua cozinha

Conheça tipos e modelos de cubas, acabamentos e dicas para escolher e instalar

Por: Giovana Roesler       11 de Março de 2022 - ATUALIZADO EM: 29 de Abril de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 586

A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma residência e para muitos, este local é considerado o coração de uma casa. Deve ser um espaço prático, agradável, funcional e que seja adequado para executar diversas funções. O preparo de alimentos, a degustação de refeições e a lavagem de louça são algumas das atividades que são executadas diariamente neste ambiente.
 
A escolha da cuba que será instalada na sua cozinha deve envolver diversas decisões, como a escolha do formato e as inúmeras possibilidades de acabamento. Você deve optar por um modelo que se adeque ao tipo de cozinha que deseja equipar e que se encaixe em suas expectativas e no tamanho do ambiente.
 
 

Tipos de cubas de cozinha

 

 

 

 
Imagem: Pinterest

Modelos de cubas de cozinha

Os formatos de cuba podem ser retangulares, quadrados ou redondos. Em churrasqueiras e pias que são menos utilizadas é possível que modelos arredondados sejam instalados. Já na maioria das cozinhas, o formato mais encontrado é o retangular, com bordas arredondadas. Com relação aos modelos, as opções são:
 

 

Cuba de embutir Tramontina Lavínia 40 BL em Aço Inox Acetinado 40x34 cm

 

 

Cuba de embutir Tramontina Isis Plus 2C 34 BL em Aço Inox Acetinado 72x40 cm

 

 

Cuba de embutir/sobrepor Tramontina Isis 2C 34-28 BS em Aço Inox Polido 69x40 com 2 Cubas

 

 

Cuba de Sobrepor Tramontina Marea 2 Cubas e Auxiliar em Aço Inox com Acabamento Acetinado 100 x 50 cm com Válvula
 

Acabamentos para a cuba

O acabamento acontece apenas na última etapa de fabricação das cubas e varia de acordo com o tratamento que recebe, podendo ser:
 
 

Como é realizada a instalação da cuba

O ideal é que a cuba seja instalada perto de uma janela, assim você garante ventilação e iluminação natural. Também deve estar próxima de um escorredor de louça, de uma lixeira e se houver, de uma máquina de lavar louças.
 
Se a sua bancada será feita sob medida, você já deve ter escolhido sua cuba com antecedência, pois a pedra deve ser cortada na marmoraria com as medidas exatas do modelo selecionado e na maioria das vezes, a cuba já vem colada quando entregam a bancada. Confira aqui - bancadas de cozinha - mais informações sobre a bancada e quais as medidas indicadas para realizar a instalação dos móveis.
 
Caso tenha optado por realizar a instalação de uma cuba de embutir, você deve aplicar a massa plástica em toda a parte superior da borda da pia e a posicionar por baixo da abertura do tampo. Não esqueça de adicionar cola na parte externa da cuba e apoiá-la com um calço para que a cola seque e a cuba fique fixa e não caia.
Aguarde secar, verifique se a cuba está totalmente fixada e retire os calços utilizados.
 
Se você for instalar uma cuba de sobrepor, você pode começar aplicando o silicone ou uma cola vedante em toda a parte inferior da borda da cuba de sobrepor. Depois a encaixe por cima da abertura do tampo e espere secar, verifique se está fixa e está pronto.
 
Imagem: Christian Mackie - Unsplash
 

Como instalar a cuba na posição correta

O tamanho ideal da sua cuba irá depender de vários fatores. Escolha uma cuba que seja compatível com o tamanho da sua cozinha, sua bancada e seu tamanho. Você também deve se atentar às especificações técnicas e ao desenho dos móveis na parte inferior da bancada.
 
Escolha corretamente a altura da bancada da pia para que sua cuba seja confortável (geralmente será entre 85 e 93cm - veja o artigo bancadas de cozinha).
 
Com relação a medida necessária para a parte da frente da bancada, o recomendado é que se deixe cinco centímetros pelo menos, a fim de evitar as possibilidades de respingos.
 
As torneiras devem ser instaladas atrás da cuba, sendo necessário deixar um espaço de mais ou menos dez centímetros entre a parede e a cuba. Se as torneiras forem de parede, esta medida de espaço necessário será menor. Apenas se lembre que em ambos os casos você deve buscar deixar que a água caia exatamente no centro da cuba.
 

Calha úmida

É uma tendência que está crescendo no mercado, integra a decoração do ambiente e pode ser encontrada em cozinhas residenciais, gourmets ou industriais. Permite diferentes formas de uso e garante um ambiente mais limpo e higiênico, visto que a água não fica acumulada.
 
 calha úmida - encontre vários modelos bem avaliados na Amazon
 
Pode ser customizada conforme você desejar, com diferentes peças para encaixar como escorredor de louças, porta talheres e sabão. Com o seu uso, você pode repousar os utensílios que acabou de lavar e deixar que toda a água escorra sobre uma calha, que se juntará a água da pia e irá diretamente pela tubulação.
 
+ SAIBA MAIS | Cozinhas
bancada para cozinhaacessórios para cozinhacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Dicas de Sustentabilidade para Cozinhas
Tudo o que você precisa saber sobre pia de cozinha
Como Montar uma Cozinha Provisória
Cooktop: o queridinho das cozinhas contemporâneas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >