A cozinha é um dos cômodos mais importantes de uma residência e para muitos, este local é considerado o coração de uma casa. Deve ser um espaço prático, agradável, funcional e que seja adequado para executar diversas funções. O preparo de alimentos, a degustação de refeições e a lavagem de louça são algumas das atividades que são executadas diariamente neste ambiente.
A escolha da cuba que será instalada na sua cozinha deve envolver diversas decisões, como a escolha do
formato e as inúmeras possibilidades de
acabamento. Você deve optar por um modelo que se adeque ao
tipo de cozinha que deseja equipar e que se encaixe em suas expectativas e no tamanho do ambiente.
Tipos de cubas de cozinha
-
Cuba embutida: é a opção mais prática e higiênica, em que a cuba é colada por baixo da bancada. Seu recorte deve ser bem finalizado e deve ter o formato perfeito, pois fica à mostra. Neste modelo a higienização é simples, pois a água escorre facilmente e basta passar um rodo de pia pela bancada. Exemplo da Tramontina:

-
Cuba de sobrepor: é um modelo semelhante com a cuba de embutir, porém o que diferencia os dois modelos é que a borda da cuba de sobrepor fica por cima da bancada. Exemplo da Tramontina:

-
Cuba esculpida: entre os três tipos é considerada a mais cara, sofisticada, diferente e elegante. É esculpida na própria bancada, desse modo é produzida no mesmo material, como pedra, porcelanato, granito e superfícies de quartzo (como o Corian). Pode ter o fundo reto ou em rampa, mas para a cozinha o recomendado é que seja instalada uma cuba com fundo reto.
Modelos de cubas de cozinha
Os formatos de cuba podem ser retangulares, quadrados ou redondos. Em churrasqueiras e pias que são menos utilizadas é possível que modelos arredondados sejam instalados. Já na maioria das cozinhas, o formato mais encontrado é o retangular, com bordas arredondadas. Com relação aos modelos, as opções são:
-
Cuba simples: é o modelo mais comum, sendo instalado na maioria das casas que possuem ambientes menores e apresentam uma bancada pequena. Pode ser encontrada nos formatos quadrados, retangulares ou redondos e pode ser do tipo de embutir (em que é colada na parte de baixo da bancada) ou de sobrepor (em que a borda fica por cima da bancada).

Cuba de embutir Tramontina Lavínia 40 BL em Aço Inox Acetinado 40x34 cm
-
Cuba dupla: indicada para residências maiores, com cozinhas com mais espaço e bancadas grandes. Apresenta duas partes, de modo que é possível separar em um lado a louça que ainda está suja e do outro os itens já lavados.

Cuba de embutir Tramontina Isis Plus 2C 34 BL em Aço Inox Acetinado 72x40 cm
-
Cuba e meia: semelhante à cuba dupla, porém uma delas é menor e funciona como auxiliar. É recomendado para um aproveitamento melhor do espaço na bancada.

Cuba de embutir/sobrepor Tramontina Isis 2C 34-28 BS em Aço Inox Polido 69x40 com 2 Cubas
-
Cuba tripla: entre os modelos é a que apresenta o maior tamanho, sendo composta por duas cubas maiores nas bordas e uma menor localizada no centro. Para esta cuba é possível adicionar alguns acessórios para facilitar o processo, como escorredor, triturador e tábuas de encaixar.
Cuba de Sobrepor Tramontina Marea 2 Cubas e Auxiliar em Aço Inox com Acabamento Acetinado 100 x 50 cm com Válvula
Acabamentos para a cuba
O acabamento acontece apenas na última etapa de fabricação das cubas e varia de acordo com o tratamento que recebe, podendo ser:
-
Acetinado: é um acabamento com brilho suave, que deixa pigmentos de brilho perolizado, ficando entre o fosco e o brilho.
-
Alto brilho: é o acabamento clássico do inox, obtido a partir de uma série de processos de fabricação no qual a superfície fica luminosa, refletiva e espelhada.
-
Polido: é um acabamento liso e de brilho natural, é obtido a partir de procedimentos específicos de polimento da superfície do próprio aço inox.
-
Escovado: é um acabamento que ocorre em um só sentido, o metal fica menos tempo sendo lixado para remover as imperfeições. Resulta em uma aparência mais fosca, que realça o brilho natural do inox.
Como é realizada a instalação da cuba
O ideal é que a cuba seja instalada perto de uma janela, assim você garante ventilação e iluminação natural. Também deve estar próxima de um escorredor de louça, de uma lixeira e se houver, de uma máquina de lavar louças.
Se a sua
bancada será feita
sob medida, você já deve ter escolhido sua cuba com antecedência, pois a pedra deve ser cortada na marmoraria com as medidas exatas do modelo selecionado e na maioria das vezes, a cuba já vem colada quando entregam a bancada. Confira aqui -
bancadas de cozinha - mais informações sobre a bancada e quais as medidas indicadas para realizar a instalação dos móveis.
Caso tenha optado por realizar a instalação de uma cuba de embutir, você deve aplicar a massa plástica em toda a parte superior da borda da pia e a posicionar por baixo da abertura do tampo. Não esqueça de adicionar cola na parte externa da cuba e apoiá-la com um calço para que a cola seque e a cuba fique fixa e não caia.
Aguarde secar, verifique se a cuba está totalmente fixada e retire os calços utilizados.
Se você for instalar uma cuba de sobrepor, você pode começar aplicando o silicone ou uma cola vedante em toda a parte inferior da borda da cuba de sobrepor. Depois a encaixe por cima da abertura do tampo e espere secar, verifique se está fixa e está pronto.
Imagem: Christian Mackie - Unsplash
Como instalar a cuba na posição correta
O tamanho ideal da sua cuba irá depender de vários fatores. Escolha uma cuba que seja compatível com o tamanho da sua cozinha, sua bancada e seu tamanho. Você também deve se atentar às especificações técnicas e ao desenho dos móveis na parte inferior da bancada.
Escolha corretamente a altura da bancada da pia para que sua cuba seja confortável (geralmente será entre 85 e 93cm - veja o artigo
bancadas de cozinha).
Com relação a medida necessária para a parte da frente da bancada, o recomendado é que se deixe cinco centímetros pelo menos, a fim de evitar as possibilidades de respingos.
As torneiras devem ser instaladas atrás da cuba, sendo necessário deixar um espaço de mais ou menos dez centímetros entre a parede e a cuba. Se as torneiras forem de parede, esta medida de espaço necessário será menor. Apenas se lembre que em ambos os casos você deve buscar deixar que a água caia exatamente no centro da cuba.
Calha úmida
É uma tendência que está crescendo no mercado, integra a decoração do ambiente e pode ser encontrada em cozinhas residenciais, gourmets ou industriais. Permite diferentes formas de uso e garante um ambiente mais limpo e higiênico, visto que a água não fica acumulada.
calha úmida - encontre vários modelos bem avaliados na Amazon
Pode ser customizada conforme você desejar, com diferentes peças para encaixar como escorredor de louças, porta talheres e sabão. Com o seu uso, você pode repousar os utensílios que acabou de lavar e deixar que toda a água escorra sobre uma calha, que se juntará a água da pia e irá diretamente pela tubulação.