Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Como escolher a melhor casinha para coelho

Arquitetura PET: para cuidar destes fofinhos é preciso saber do que precisam.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       12 de Julho de 2021 - ATUALIZADO EM: 03 de Agosto de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 295

Quando você decide ter um animal de estimação em casa, é necessário conhecer seus hábitos e necessidades.
 
Se você escolheu ter um coelho, tem que saber que ele é um animal doméstico muito exigente na questão da higiene.  Mesmo que, em boa parte do dia, ele fique solto pela casa, ele precisará de um espaço mais fechado para dormir, comer e fazer suas necessidades fisiológicas.
 
:: Veja também FOTOS: Casas para Coelhos
 

Como escolher o local para deixar o coelho

Esse local não pode ser nem muito quente nem muito frio; deverá ser bem limpo, ventilado, sem umidade, sem correntes de ar e não pode ficar exposto diretamente aos raios de sol, pois ele precisa da luz solar de maneira adequada, para não adoecer.
 
Coelhos precisam de sol na medida certa. Imagem: Amparo Molins Beltran - Unsplash
 
Imagem: Nastasya Belousova - Pexels
 
Deve-se evitar deixá-lo em locais sujos e empoeirados, pois o pó é irritante para os delicados pulmões do coelho, ou perto de máquinas de lavar e utensílios que provoquem ruídos altos, pois eles se estressam facilmente.  Enfim, o coelhinho tem que ter um lugar tranquilo para descansar.
 
Coelhos precisam de lugares limpos para morar. Imagem: Степан Галагаев on Unsplash
 
Caso você tenha outro animal de estimação, como gatos e cachorros, é importante protegê-lo, deixando sua gaiola, viveiro ou casinha longe de tais animais, para evitar o estresse.
 

Como comprar a melhor casinha para coelho

Este local vai depender, é claro, do espaço que você possui em sua casa ou apartamento. Dependendo do tamanho, você poderá optar por uma gaiola, viveiro ou uma casinha.
 
O ideal seria colocá-la em um cômodo onde o coelho pudesse ficar solto, uma parte do dia. Ele não gosta de ficar preso e precisa se exercitar, pulando e descobrindo novos brinquedos.
Cuidado com fios elétricos, bordas afiadas e outras coisas que possam machucá-lo.
 
Coelhos adoram ficar soltos de dia. Imagem: Oxana Melis - Unsplash
 
Eles precisam ter um cantinho para dormir e descansar. Quando são bem pequenos, poderá ser numa gaiola, mas conforme vão crescendo, irão precisar de um lugar mais confortável como um viveiro ou uma casinha, e preferencialmente, dentro de um cercado.
 

Diferença entre gaiola, viveiro e casinha

Para garantir o conforto deste bichinho tão fofo, é preciso planejar o espaço conhecendo suas necessidades e também o que o mercado oferece:

Gaiolas para coelho

As gaiolas são, normalmente, utilizadas temporariamente, enquanto o coelho for bem pequeno. Conforme ele vai crescendo, não é recomendada, porque elas estressam esses animais, por ficarem muito expostos e eles gostam de dormir num lugar bem escondidinho.

 

Gaiolas para coelho são, normalmente, temporárias. Imagem: ANKUR MADAN - Unsplash

 

Essas gaiolas geralmente, são feitas de diversos tipos de materiais, como metal, madeira e plástico. A mais indicada, é a gaiola de plástico com barras de metal, quando é para coelho doméstico, pois o metal é mais seguro e o plástico é mais fácil de limpar.

Essa gaiola não poderá ser muito pequena, deverá permitir que o coelho fique em pé, sobre as patas traseiras, sem bater a cabeça em cima. Se a gaiola tiver o topo aberto, ela deverá ter pelo menos 0,90 cm de altura, para que o bichinho não fuja.

 A largura deve ser maior que três saltos de um animal adulto e o comprimento, maior que dois saltos, para que ele possa se movimentar e não se machucar. Como é um animal que pula bastante, o fundo da gaiola deverá ser maciço para que não forme calos ou machuque as patinhas. Mas as gaiolas nem sempre proporcionam um local adequado para que o coelho adulto fique feliz e bem cuidado. Pois elas não deixam que eles se movimentem, brinquem e, consequentemente, sejam mais felizes.
 

Viveiros para coelho

Eles permitem mais liberdade ao coelho, mas são mais pesados e não se adequam muito a lugares internos, por serem mais rústicos.
São construídos em madeira e para que o animalzinho possa olhar para fora, a porta geralmente é de malha de arame. Ele protege contra o vento, a chuva e o frio, mas não oferece um espaço adequado para a movimentação do coelho (o qual deve ser solto de tempos em tempos, para se exercitar).
 

Casinhas para coelho

Sem dúvida nenhuma, as casinhas são opções mais divertidas para o seu coelhinho. Pois podem ficar inseridas num cercadinho, onde o animalzinho terá um espaço maior para brincar, comer e deixar seus brinquedos. Isso sem contar, que é mais prazeroso olhar uma casinha do que uma gaiola.
 
Uma casinha dentro de um espaço é perfeito. Imagem: Misha Walker - Unsplash
 
Essa casinha poderá ficar em seu quintal, desde que tenha uma área coberta e uma toca para ele se esconder, e seja um lugar seguro, contra predadores.
 
O tamanho da casinha vai depender também da raça de coelho que você escolheu. Elas variam muito: um mini-lop pesa em média 1,3Kg, enquanto que o coelho gigante de Flandres, 10Kg. Assim, a área e a altura da casinha deverá ser compatível e levar em conta o crescimento do mesmo.
 
Os coelhos gostam de descansar no escuro e em suas toquinhas. Por isso, o ideal é ter um cercado onde ele possa se movimentar e uma casinha-toquinha para ele entrar e se sentir protegido para descansar.
 
      
Gaiola, casinha e novamente outro modelo de gaiola para coelhos. Produtos: Cobasi
 
Para dois coelhos pequenos, uma casinha com 150 cm de comprimento por 60 cm de largura por 60 de altura é o mínimo que deveria ter.
Se os coelhos forem maiores, o espaço consequentemente, tem que ser maior, em torno de 185 x 90 x 90cm.
Existem no mercado vários modelos, tamanhos e preços. Vai depender da raça, espaço e quanto você quer investir na qualidade de vida do seu coelho.
 

Do que o coelho precisa

Para que o coelho tenha uma vida saudável e feliz, ele precisa não apenas de uma casinha:

 

Forração

Tanto dentro da gaiola, do viveiro ou da casinha, deverá haver uma grossa camada de forração, podendo ser palha, serragem ou feno, a fim de que as patinhas do coelho não fiquem calejadas. Quando o solo onde eles pisam é muito duro ou úmido, surgem calos nas patas traseira, chamadas de pododermatite.
 
Quanto maior for o coelho, mais macio o piso deve ser. O ideal é colocar de 12 a 15 cm de forro, para um coelho de tamanho normal.
 
Diariamente deve ser feita a limpeza, retirando restos de comida, brinquedos roídos, urina e fezes. Não coloque carpetes, lençóis ou almofadas que possam ser roídas e causar danos ao coelho.
 

Caixinha das Necessidade Fisiológicas

Deverá ser colocada uma caixinha, num cantinho do cercado, onde o coelhinho irá aprender a usar. De início poderá conter um papel ou jornal em cima; mas o recomendado é a areia não tóxica, com uma camada de palha. A palha deverá ser trocada diariamente e o restante, uma vez por semana. E nunca use areia para gato, pois existe uma areia específica para coelhos.
 

Abrigo ou Toca

Coelhos gostam muito de toquinhas, quem já não assistiu um filme onde os coelhos saem de buracos? Elas poderão ser feitas de papelão ou de um tronco de árvore oco. Ele irá adorar.
 
Coelhos são curiosos. Imagem: Rahim Sofri - Unsplash
 
Eles adoram toquinhas. Imagem: Rahim Sofri - Unsplash
 

Tigela de Comida

O ideal é que ele tenha uma tigela para comida e outra para água (pode ser também dispensadores de água) e que o fundo seja pesado, para que não possa ser virada facilmente pelo coelho.
 
Eles gostam muito de comer grama ou mesmo feno. Isso ajuda a manter seus dentes fiados e evita que engorde demais. Recomenda-se que uma vez por dia, seja oferecida uma fruta ou um vegetal como petisco.
 
Coelhos adoram grama. Imagem: Joshua J. Cotten - Unsplash
 
Uma fruta ou um vegetal por dia será um prato e tanto para o seu coelho. Imagem: Sandy Millar - Unsplash
 

Brinquedos

Coelhos não são roedores, mas mastigar é sua atividade favorita. Eles fazem isso porque precisam desgastar os dentes incisivos, que não param de crescer. Por isso, eles precisam de “brinquedos” para eles roerem, como bolinhas, pelúcias e o seu preferido, que é o papelão.
 
  
Coelhos gostam de roer por diversão. Imagem: Diego Rodriguez - Unsplash
 
Uma boa pedida, é colocar no seu habitat, um galho de árvores frutífera, que pode ser de macieira, pereira, ameixeira, etc., ou uma caixa de papelão cheia de feno ou papel picado para ele se divertir. Mas também existem nos pet shops, alguns brinquedos seguros para coelhos.
 
 
Gostou? Agora ficou mais fácil cuidar do seu PET ;)
 
 
 

Fontes Consultadas

Bicho Ideal. Como cuidar de um coelho? Saiba os cuidados necessários. Acesso em: julho, 2021
WikiHow. Como preparar uma gaiola de coelho. Acesso em: julho, 2021
WikiHaow. Como fazer uma gaiola de coleho. Acesso em: julho, 2021
 
 
+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades
como decorararquitetura petcasinha para coelhoTAGS:
  RELACIONADOS
O poder de camuflagem das cortinas
Churrasqueira e forno de pizza no seu apartamento
Aprenda a garantir a durabilidade dos móveis de madeira com dicas simples
Estimulando o lazer em casa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS