Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como Escolher Cortinas para a Cozinha

Saiba como escolher a cortina para a cozinha: modelos, tecidos e ideias decorativas

Por: Arquiteta Nadine Voitille       01 de Maio de 2013 - ATUALIZADO EM: 23 de Novembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 161.325

Cortinas e persianas proporcionam proteção e aconchego para os ambientes e isso vale para as cozinhas, independente do seu tamanho.

Se você quer conferir uma atmosfera delicada com um toque retrô, as cortinas são a aposta certa. Mas caso queira um ar mais organizado e sério, escolha persianas.

 

Neste artigo falo sobre tipos de cortinas, materiais e acabamentos que podemos utilizar e também reuni algumas ideias de produtos que podemos encontrar online como referência.

 

 Cortina branca de renda, 100% poliéster: uma decoração delicada. Produto: cortina para cozinha Interlar - Amazon

 

Como escolher a cortina

Existem vários modelos de cortinas para cozinha, o que irá variar é o tipo do material, a cor, o tamanho e os acabamentos.

Como a cozinha é um ambiente de trabalho devemos dar atenção à segurança e à funcionalidade. Devemos escolher modelos práticos, de fácil manuseio para instalar, retirar e lavar, e que seja leve, bonito e elegante.

Preste atenção também no espaço disponível, para que não atrapalhe os afazeres da cozinha (geralmente não pode ser comprida demais ou muito volumosa).

 

Modelos de Cortina

Podemos escolher os modelos de varão ou de trilho:

 

A cortina pode ser neutra ou temática: neste último caso, cuidado para não exagerar. Muita informação pode chamar a atenção só para a cortina e isso acaba com a harmonia do ambiente. Note no exemplo acima que a barra decorada é um detalhe sutil, porém divertido. Imagem: cortina cozinha Donna Sultan

 

 

O cortineiro foi feito com o mesmo material dos móveis, conferindo unidade à decoração. A cortina, com trilho e embutida no cortineiro, confere charme à cozinha e melhora sua acústica. Projeto: Arq. Nadine Voitille.

 

Escolha dos tecidos

A cortina da cozinha terá que ser confeccionada com tecidos leves e fáceis de serem lavados e passados, já que estará sujeita à umidade e à gordura quase sempre presentes neste ambiente da casa.

Preifra os tecidos que facilitam a manutenção, como algodão, rendas e poliéster. A renda holandesa, por ser um tecido sintético, é leve, prática e funcional, assim como a cortina Richelieu (que é um bordado feito geralmente no linho).

O voil confere privacidade, sem deixar o ambiente escuro, pois é leve e semi-transparente.

 

Cortina de cozinha voil branca, 100% poliéster.

 

Cortina para cozinha, em renda 100% poliéster, cor pistache.

 

Cortina 100% poliéster branca com detalhes Belchior Uniq.

 

      

 

Escolhendo a cor da cortina

Devemos observar as cores das bancadas da cozinha, azulejos e pisos. Para não errar, usar cores sólidas com paredes padronizadas e cortinas estampadas com paredes neutras.

Existem opções para todos os estilos: os mais clássicos de renda branca, com bordados e recortes de frutas e flores, as xadrezinhas, as estampadas ou lisas com babadinhos, bordadas ou não, e os mais contemporâneos com estampas.

 

 

Cortina branca para cozinha com detalhes de galinha: um toque de vermelho e preto na decoração da cozinha: perfeito para combinar com bancadas pretas.

 

Cortina vermelha para cozinha em duas partes: como o próprio exemplo mostra, pode ser combinada facilmente com uma decoração retrô.

 

Cortina branca de alças para cozinha, com detalhe decorativo.

 

      

 

Comprimento e altura da cortina

Como será utilizada na cozinha, ela deverá ser mais curta, tanto no comprimento como na altura (não deve atrapalhar o trabalho na bancada). * caso a janela não tanha nada embaixo (bancada, armários, etc), a cortina poderá ir até o chão.

O comprimento irá variar de acordo com as dimensões da janela (e o espaço disponível, pois muitas vezes ela encosta na parede ou em um armário). Se houver espaço, opte por deixar uma "sobra" para barrar melhor a entrada da luz nos cantos.

Poderão ser colocadas cortinas de tamanho pequeno, cobrindo parte da janela ficando a mesma mais decorativa do que privativa.

 

Deixe um espaço livre entre a bancada e a cortina.

 

Cortina de cozinha para embutir na janela e conferir privacidade, deixando a luz passar por cima.

 

Cortina de cozinha estilo retrô.

 

   

 

 

Cortina para armário de cozinha

Agora, se você está buscando cortinas para armários de cozinha, também existem opções bacanas que não poderiam deixar de serem mencionadas aqui:

 

Esta cortina para armário de cozinha usa um varão como suporte, possui parte com um forro e acabamento delicado.

 

Cortina verde para móveis de cozinha, com laços e renda como acabamento.

 

Cortina de cozinha estilo casa de campo americana.

 

      

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
casa e decoraçãocortinasdecoração de interioresacessórios para cozinhadecoração cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Bancadas de Cozinha
Tudo o que você precisa saber sobre pia de cozinha
Fogão a lenha: do tradicional ao moderno
Quadros para Cozinha

2 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >