Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como Escolher o Forno de Micro-ondas?

Quer escolher o melhor modelo? Conheça os tipos de micro-ondas, cores, acabamentos e funções.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       24 de Agosto de 2012 - ATUALIZADO EM: 23 de Novembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 165.861

Escolher o modelo de microondas não é uma tarefa difícil: você primeiramente precisará decidir se ele será de bancada ou de embutir. Depois, escolher o tamanho (para até 3 pessoas, até 6 ou mais), a cor e definir quais funções são importantes para o seu dia-a-dia. E é sobre isso que falarei neste artigo:

 

Como escolher o forno de micro-ondas

Inventado por Percy Lebaron Spencer, o micro-ondas começou a ser utilizado em 1946. Por facilitar enormemente a rotina, é considerado um eletrodoméstico quase que indispensável.

Através do uso de energia elétrica, ele produz ondas eletromagnéticas que aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos. Estas ondas atingem até 5cm de profundidade, a partir da sua superfície, e o calor é então transmitido por condução para o restante.


Forno de micro-ondas espelhado sobre a bancada. Seu estilo valoriza a decoração da cozinha. Projeto: Arq. Renata Basques. Mais fotos: Cozinha Basques

 

É possível preparar uma ampla variedade de pratos no micro-ondas, substituindo, muitas vezes, o fogão e o forno convencionais. Então, para que serve um micro-ondas? Para aquecer, cozinhar e descongelar alimentos.

Para escolher o modelo ideal para você e sua família, esteja atento a estes detalhes:

 

Capacidade

Considere quantas pessoas irão utilizar este eletrodoméstico e com que frequência:


 

      

Potência

Um micro-ondas deve ter pelo menos 3 níveis de potência: uma para cada tipo de “tamanho de alimento”. Por exemplo: alimentos de pequena extensão podem ser aquecidos com 30% de potência, já alimentos muito grandes com 100% de potência. Costuma-se descongelar alimentos utilizando 30% de potência.

Normalmente encontramos modelos a partir de 700W.  Caso queira que os alimentos fiquem prontos em menos tempo, opte por modelos mais potentes, como os de 1.000W.

 

Consumo

Compre produtos que tenham boa eficiência e consumam menos energia elétrica. Para isso, observe a Etiqueta Nacional de Energia (ENCLE), regulada pelo Inmetro. Ela traz informações importantes sobre o eletrodoméstico, conferindo notas de “A” a “E”, sendo A  para os mais econômicos.

 

Tipos de Forno

Seu forno de micro-ondas poderá ser de bancada ou de embutir:



Este forno de micro-ondas da Brastemp, modelo Gourmand 20L de embutir possui as seguintes medidas: 38,2cm de altura / 59,5cm de largura / 32cm de profundidade. No entanto, para ser instalado, precisa de um nicho de 30 a 55cm de profundidade, dependendo do móvel onde será instalado (o manual do produto indica como proceder em cada situação).

 

      

 


Estas são as distâncias indicadas para o micro-ondas Brastemp Ative 30L: para obter o máximo rendimento do seu micro-ondas deixe as saídas de ar desobstruídas e caso coloque-o em um nicho, deixe 10cm livres nas lateriais e fundos e 20cm na parte superior (verifique no manual do seu produto as medidas indicadas).


Neste ambiente, projetado pela designer de interiores Isabela Augusto de Lima para a Casa Cor SP 2012 (Copa da Estilista), temos um exemplo do uso do micro-ondas Gourmand, que possui a função vapor, o qual maximiza o sabor dos alimentos. Possui também a tecnologia Crisp e o Grill.

 

Cores e Acabamentos

O micro-ondas, assim como os demais eletrodomésticos, irá influenciar na decoração da sua cozinha. Por isso é preciso escolher um padrão que combine com o estilo decorativo do ambiente. O branco sempre é indicado, por combinar facilmente com outras cores e texturas. O inox confere um ar elegante e diferenciado.


Micro-ondas branco: fácil de combinar. Imagem: Lojas KD


Micro-ondas inox combina bastante com móveis pretos, como também com móveis amadeirados. Imagem: Lojas KD

 

Funções

Quais funções lhe interessam? Alguns micro-ondas tem funções até mesmo para amolecer sorvete e esquentar mamadeiras! Confira as mais comuns:


 

Cuidados Importantes

É importante lembrar alguns detalhes relacionados ao uso deste eletrodoméstico:

 

 

Fontes Consultadas | Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhacozinhas pequenasacessórios para cozinhacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Cozinha inteligente: mais funcionalidade e uma rotina otimizada
Lixeira de Embutir na Bancada
Cozinha artesanal: como preparar e equipar a sua
Fogão a lenha: do tradicional ao moderno

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >