Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Ao Construir e Reformar
VOLTAR

Como escolher o tamanho da Caixa d'água?

Aprenda algumas “contas” básicas para garantir que o seu reservatório acumule o volume de água ideal.

Por: Nelio Camargo - Webart       18 de Setembro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 10.215

Por que uma caixa d'água?

A água, além de ser um bem natural, é uma necessidade humana. No Brasil, o sistema de abastecimento urbano, tem periodicidade variada. Isso pode ser um grande problema.

A falta de água é uma deficiência comum em muitos lugares. Em geral, o problema acontece por questões de logística. Nas grandes cidades isso é mais comum do que imaginamos.

O que impede que as pessoas sintam tanto essa questão estrutural é o uso de caixas-d’água. O armazenamento promovido por elas garante que haja sempre reservas para as torneiras, chuveiros e demais funcionalidades.

Bom, mas em meio a uma construção nem sempre é fácil escolher a caixa-d’água certa. Os tamanhos, formatos, capacidade e materiais diferentes podem confundir qualquer leigo.

Se você está em dúvida temos algumas dicas! Aprenda algumas “contas” básicas para garantir que o seu reservatório acumule o volume de água ideal para sua residência.

 

Imagens ilustrativas. Fonte: Stock Caixas

 

Consumo por pessoa

O primeiro ponto a ser assimilado é a quantidade de habitantes. Claro, embora sempre haja a possibilidade um novo membro, o importante é focar em um número médio. Se a sua família tem 7 pessoas a multiplicação é simples.

No geral cada adulto consome 150 litros de água por dia. Em prédios esses volume pode aumentar para até 200 litros em virtude da pressão aplicada pela altura.

 

Dias de escassez

Se você mora em uma região onde as secas são comuns é bom se preparar. Atualmente o Brasil tem passado por uma fase de baixa densidade pluviométrica. Por via das dúvidas, é melhor ter precaução.

Sempre some de 3 a 4 dias sem reposição.

 

Fatores diversos

É preciso considerar ainda algumas outras questões. Ter muitos animais de estimação, possuir um jardim de grande porte ou ter alguma outra atividade onde a água precise estar sempre presente com muito uso. Em casos assim, sempre é preciso somar mais à capacidade esperada na caixa-d’água.

 

 Imagens ilustrativas. Fonte: Stock Caixas

 

Fechando a conta

Para quem está procurando um reservatório que comporte a quantidade de água ideal para uma família é preciso analisar os fatores citados acima. Porém, se a sua construção for para fazendas ou condomínio a dica é optar por uma caixa d’água tipo taça. Com ela é possível aglomerar um volume ainda maior de água.

 

 

+ SAIBA MAIS | Ao Construir e Reformar

 

 

dicas de arquiteturaarquitetura e construçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Como Contratar Pedreiros
Reserva Técnica: sim ou não?
Construir: Quais Profissionais Contratar?
O Projeto

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS