Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Como limpar persianas: posso fazer a higienização ou devo contratar uma empresa especializada?

Aprenda como limpar ou escolha contratar uma empresa especializada

Por: Giovana Roesler       22 de Abril de 2022 - ATUALIZADO EM: 03 de Maio de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 121

Diferente das cortinas que são fabricadas em tecidos e podem ser lavadas em lavanderias ou em nossa própria máquina de lavar, as persianas apresentam uma estrutura que demanda um cuidado a mais durante o processo de limpeza e manutenção e as vezes a melhor opção é contratar os serviços de uma empresa especializada.
 

O que você pode fazer em casa?

A limpeza e manutenção da casa são tarefas que, infelizmente, nunca terminam. Você pode executar a higiene diária das suas persianas com o auxílio de um espanador, um aspirador de pó ou um pano úmido. 
O recomendado é que esta limpeza mais leve seja realizada a cada sete dias, a fim de evitar o acúmulo de sujeira e gordura. Além disso, você aumenta a durabilidade da peça e evita a aparência de “encardido”. 
 
Cada tipo de persiana possui um método próprio de higienização. É interessante seguir as indicações do fabricante para os produtos de limpeza e realizar a higienização periodicamente, mantendo assim, o aspecto de limpa e nova.
O ideal é sempre higienizar com detergente neutro ou outro produto que não seja abrasivo, deste modo, você não irá danificar sua persiana. Ao fazer uso de um produto que não é indicado para o material da sua peça, você corre o risco de manchá-la ou até mesmo quebrá-la.
 
Evite ter de realizar limpezas pesadas: o ideal é mantê-la livre de pó. Fonte: Pixabay
 

Passo a passo para o processo de higienização de persianas em casa

O recomendado é seguir as instruções para o processo de limpeza fornecidas pelo fabricante da sua persiana, que podem ser bem específicas. Mas para você que quer realizar este trabalho, abaixo listamos etapas que podem ser seguidas na sua casa para realizar a higienização das suas persianas, que atendem a maioria dos modelos disponíveis.
 
O primeiro passo é retirar a peça da fixação, seja na parede ou no teto e a colocar em um local amplo, como uma mesa ou no quintal. Feche as lâminas e com o auxílio de um espanador ou um aspirador de pó (utilize o bocal pequeno, com uma velocidade baixa e sem encostá-lo na persiana de modo direto), retire a poeira presente em cada lâmina. Gire a peça e repita o processo no outro lado.
 
A próxima etapa é para uma limpeza mais pesada, indicada principalmente para as persianas instaladas na cozinha ou em ambientes que acumulam mais gordura.
Em um balde, faça uma mistura de água e sabão neutro, mergulhe uma esponja macia ou um pano nesta solução e passe com cuidado sobre cada lâmina e por toda a superfície da persiana.
Repita este passo no outro lado da persiana, enxágue o pano úmido com água limpa e retire o resíduo e o sabão. Após isso, passe um pano seco e limpo para secar a persiana ou se for possível, deixe a peça secar em uma área sombreada. Para evitar o surgimento de manchas na superfície, é indicado que não se deixe a persiana exposta diretamente ao sol.
A última etapa é posicionar novamente a peça no local de fixação e encaixá-la no lugar indicado. Agora sua persiana estará limpa e com o aspecto de nova.
 
Se você mesmo quer fazer a limpeza, tenha cuidado e de preferência leia as recomendações do fornecedor. Fonte: Unsplash 
 

Quando devo contratar uma empresa?

Se você não quer correr o risco de aparecer uma mancha durante o processo de limpeza da sua persiana, o indicado é contratar uma empresa que ofereça um serviço especializado em persianas. O método de higienização utilizado é diferente do caseiro, os produtos usados são específicos e o resultado vale a pena.
 
O recomendado é que a higienização da peça seja realizada com no mínimo três meses de intervalo, dependendo do acúmulo de sujeira ou gordura presente. De modo geral, é indicada a contratação da limpeza especializada a cada seis meses.
 
O valor que você irá desembolsar na contratação do serviço pode variar, mas a média é entre R$ 3,00 e R$ 4,00 por lâmina. Porém, você deve saber que a manutenção e higienização adequada pode aumentar em até 50% a vida útil de suas persianas.
 
 
 
+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades de Decoração
persianascortinascomo limparcomo limpar a casaTAGS:
  RELACIONADOS
Você sabe como instalar cortinas?
Todos os tons de cinza
Setorizando os ambientes por meio de tablados
Dicas para decorar o ap novo

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >