Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como limpar seu fogão e seu forno de maneira rápida e eficiente

Com estas dicas, seu forno e fogão ficarão limpos e livres da gordura

Por: Giovana Roesler       15 de Julho de 2022 - ATUALIZADO EM: 29 de Julho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 152

A cozinha é o coração de uma casa e ao encontrar este ambiente limpo sentimos até uma paz.  Não importa se a sua cozinha segue uma proposta mais artesanal (veja mais: cozinha artesanal) ou um conceito mais inteligente (veja mais: cozinha inteligente), ambas vão sujar e a limpeza será necessária.
 
Os eletrodomésticos que mais demandam atenção na hora da faxina são o fogão e o forno, pois acumulam resíduo de alimentos, gordura e outras sujeiras que vão se acumulando. Para te auxiliar, vamos te contar como realizar essa limpeza e te dar algumas dicas.
 
 

Como limpar o fogão?

O fogão é fundamental para o preparo de qualquer alimento, mantê-lo limpo e bem cuidado ajuda a conservá-lo por muitos anos. Além de trazer prazer no preparo das refeições, também evita marcas de ferrugem, manchas e que bichinhos venham procurar restos de alimentos nele.
 
O primeiro passo para realizar a limpeza é certificar-se de que os fios elétricos estão desconectados da tomada e que não há outros eletrodomésticos próximos. Feche o registro de saída de gás e evite manter produtos inflamáveis, como álcool ou querosene, na superfície do fogão.
Vale lembrar que, caso você tenha utilizado o eletrodoméstico há poucos minutos, aguarde até que ele esfrie completamente antes de começar a limpeza, assim você evita manchas e queimaduras.
 
Na hora de escolher os itens para a higienização, opte por panos úmidos específicos para uso em cozinha ou esponjas macias, de preferência utilize o lado amarelo.
Prefira produtos específicos para a superfície do seu fogão (podendo ser de inox, vidro, etc.), mas caso tenha dúvidas, use detergente líquido neutro ou desengordurante.
Evite produtos à base cloro, abrasivos e corrosivos, além de esponjas de aço e objetos que possam causar riscos e cortes. Não é indicado utilizar facas ou objetos pontiagudos para retirar resquícios de sujeira, visto que o risco de danificar a superfície do seu fogão é alto, principalmente se for de vidro temperado, pois existe a chance de trincá-lo.
 
Limpeza de fogão. Imagem: DepositPhotos
 
Agora, retire as grades e os queimadores do fogão e os coloque de molho em água morna misturada com detergente neutro para retirar a gordura e as sujeiras mais resistentes. Depois lave normalmente e deixe secar bem antes de recolocá-los no lugar.
Com o fogão já sem as partes que são removíveis, limpe toda a superfície com o produto selecionado, esfregando bem para remover toda sujeira. Em seguida, retire todo o resíduo com um pano úmido e se necessário o enxágue sempre em água corrente. Após esse processo, seque bem a superfície com um pano seco ou com papel toalha.
O último passo é colocar as grades e os queimadores que já foram limpos e estão secos. Reconecte a tomada na energia elétrica e abra a saída de gás. Teste todos os queimadores e verifique se as suas aberturas estão obstruídas. Se estiver tudo certo, você terminou a limpeza com sucesso.
A sugestão é que uma limpeza leve e rápida seja feita diariamente, sempre após o uso. Recomenda-se passar um pano úmido para retirar os excessos e os respingos de molho, alimento e gordura. O passo a passo indicado acima é proposto para ser realizado uma vez por semana, de modo a garantir a funcionalidade do seu eletrodoméstico, além da boa aparência.
 

Como limpar o forno?

O forno, seja elétrico ou a gás, garante assados deliciosos, como uma lasanha de quatro queijos, uma costela de porco com molho barbecue e um escondidinho de carne seca. São refeições que aromatizam todo o ambiente e despertam a vontade de degustá-las logo quando começam a assar, mas fazem uma “bagunça” dentro do eletrodoméstico, a gordura escolhe, o molho respinga, entre outros resíduos.
Esses preparos ficam muito saborosos e acabam compensando toda a sujeita que fazem, mas quando chega a hora de realizar a limpeza do forno, o sentimento de desespero acaba aparecendo. Mas calma, para facilitar na hora da faxina, vamos te sugerir um passo a passo.
A primeira recomendação é a mesma da destinada a higienização do fogão, certifique-se de desconectar os fios elétricos da tomada e caso seja um forno a gás, feche o registro de saída de gás. Aguarde para realizar a limpeza quando o eletrodoméstico estiver frio, assim você evita de se queimar.
Para iniciar, retire as prateleiras e as coloque de molho em água morna e detergente neutro. Quando for lavá-las, use o desengordurante para auxiliar na remoção da gordura, enxágue bem para remover os resíduos e deixe secar.
 
Limpeza de forno. Imagem: Depositphotos
 
Utilize produtos específicos para forno, pois a composição dos ingredientes é pensada para auxiliar na limpeza e remoção das gorduras e sujeiras, sem danificar o seu eletrodoméstico. Como são produtos de alto poder de abrasão, recomenda-se que seja colocado um par de luvas em suas mãos antes de dar início ao processo.
Também se sugere que uma esponja que seja adequada para remover sujeiras pesadas e crostas seja utilizada para auxiliá-lo.
 
Com a esponja em mãos, um pouco de água e detergente, esfregue todo o interior do forno para retirar o excesso de gordura e sujeira, agora aplique o produto escolhido e deixe agir. Lembre-se, caso o seu eletrodoméstico seja elétrico, de tomar cuidado para não estragar a resistência do seu utensílio.
Agora, retire o produto com a ajuda de um pano úmido, o enxágue se for necessário e quando não tiver mais resíduos, passe um pano seco para finalizar. O último passo é recolocar as prateleiras e a limpeza está concluída. Não esqueça de reconectar a tomada na energia e realizar a abertura do sistema a gás, se for o seu caso.
A recomendação de higienização desse eletrodoméstico é de uma limpação rápida após cada uso, considerando que, além de ser anti-higiênico, o acúmulo de alimentos queimados pode iniciar um incêndio. Já no caso da limpeza pesada, como o uso do forno acaba sendo menor que o do fogão, a sugestão é que seja realizada a cada quinze dias.
 
 
+ SAIBA MAIS | Cozinha
como limparcomo limpar a casalimpeza cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Tudo o que você precisa saber sobre pia de cozinha
Fogão a lenha: do tradicional ao moderno
Dicas de Sustentabilidade para Cozinhas
Quadros para Cozinha

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >