Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como Planejar a Cozinha

Este é o 4º e último passo para planejar e projetar uma cozinha inteligente e confortável

Por: Arquiteta Nadine Voitille       07 de Fevereiro de 2012 - ATUALIZADO EM: 16 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 225.280

Este conteúdo também está no Youtube

 

Se gostou deste vídeo, deixe seu Like e siga o Clique Arquitetura no Youtube. Isso apoia o nosso trabalho ;)

 

Este é o 4º e último passo para planejar uma cozinha e será neste artigo que você aprenderá a fazer isso usando todo o conhecimento que reuniu até aqui. Vamos retomar? (se você ainda não viu os passos anteriores, vale a pena conferir - veja logo abaixo)

 

O 1º passo foi analisar como você e sua família usam a cozinha, para listar o que precisam nela e decidir qual o melhor tipo de cozinha para vocês. 

O 2º passo foi conhecer os aspectos construtivos para planejar corretamente pontos elétricos, hisdráulicos, de gás, ... assim como a posição da cozinha na planta da residência.

No 3º passo aprendemos algumas medidas ergonômicas de circulação e de altura para móveis.

E agora vamos juntar todo este conhecimento e aprender mais algumas dicas para que a cozinha seja exatamente o espaço inteligente e confortável que queremos.

Para isso, vou usar o projeto da minha cozinha como exemplo. Vamos lá!

 

Estudo Inicial para planejamento da Cozinha

Primeiramente obtenha as medidas da cozinha e marque o que é fixo e (que a princípio) não pode ser alterado:

Com estas informações, desenhe um croqui (um esboço) do seu espaço, a partir do qual poderá começar a pensar o projeto. Lembre-se de fazer isso em escala, para não errar nas proporções (usando uma régua: por exemplo, 1cm = 1m ou 2cm = 1m)

 

Primeiro passo para planejar uma cozinha: desenhar a planta, anotar as medidas e marcar o que é fixo. Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

Disposição Ideal

Comece desenhando a bancada da cozinha, com 60 ou 65cm de profundidade. Geralmente evitamos mexer no ponto de água e por isso o local da pia já está pré-determinado. Agora, se isso ainda não é fixo, planeje o local da pia para que fique perto da janela, assim terá mais ventilação para secar a louça ou mesmo uma vista agradável. E neste momento, também já é bom planejar o tamanho da área molhada da pia e se terá cuba simples ou dupla.

Será neste momento que deverá ser pensado qual o melhor tipo de cozinha (em L, em U, linear, ...) .

 

Depois faça estudos sobre o layout da bancada. Existem vários tipos de cozinha (em U, em L, linear, paralela, com ilha, ...). Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

Utilize as medidas padrão para ver se a circulação existente é suficiente e se é funcional: considere que a pia é o elemento principal da cozinha e que é a partir dela que você deve acessar a geladeira e o fogão. Normalmente é indicado que esta circulação seja um triângulo.

 

Represente a pia, o fogão, a geladeira e itens como lixeiras de embutir (note que esta bancada tem 62cm de profundidade, sendo 2 de pingadeira - representada por uma linha tracejada). Projeto: Arq. Nadine Voitille
 

Setorização

Para organizar as atividades divida os locais dentro da cozinha em:

 

Setorize cada tarefa da cozinha por área: limpeza, preparo, cocção, estoque e refeição. Isso ajuda a organizar as circulações. Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

 

Este é mais um exemplo de setorização de uma cozinha. Projeto: Arq. Nadine Voitille

 

Exemplo de distribuição dos móveis em uma cozinha (espaço em branco à esquerda = local da geladeira, espaço em branco à direita = móveis vistos em corte). Fonte: Portal Clique Arquitetura.

 

Distribuindo os Móveis e Equipamentos

Para distribuir os móveis e equipamentos da sua cozinha (sim, você já deve saber o que haverá na sua cozinha, definindo o modelo para acessar o manual de instalação), siga algumas dicas:

 

Exemplo: armário sobre espaço da geladeira guarda itens pouco usados, lixeira de embutir fica ao lado da pia, assim como porta pano de pratos. O porta temperos está ao alcance de quem prepara o alimento (na pia) e de quem está no fogão na bancada ao lado.

 

Lembre-se de que as circulações mínimas devem ser respeitadas. Neste projeto optei por uma bancada alta para lanches: ela cria uma barreira para que a pia não seja vista a partir da sala de estar, permitiu criar gaveteiros ao lado da pia o que facilita lavar e guardar, funciona como bancada para 2 pessoas sentarem - sem prejudicar a circulação - e ainda funciona como buffet de apoio para a mesa de jantar, logo ao lado)

 

Exemplo: armário sobre espaço da geladeira guarda itens pouco usados, lixeira de embutir fica ao lado da pia, assim como porta pano de pratos. O porta temperos está ao alcance de quem prepara o alimento (na pia) e de quem está no fogão na bancada ao lado (como mostra a planta apresentada no início).

 

Dicas para decorar a Cozinha

O resultado de uma cozinha bem planejada é uma cozinha bem decorada. É a combinação dos vários detalhes que a tornam agradável e surpreendente. Por isso, não pule etapas, vá com calma e se puder, contrate um arquiteto ou designer de interiores para auxiliá-lo.

Escolha materiais duráveis (você não precisa gastar muito para ter a cozinha dos sonhos, mas também não deixe de investir em algo que durará facilmente de 10 a 15 anos e é um dos espaços mais usados da casa.

 

Cozinha com ilha. Imagem: Jorge De Jorge - Unsplash

 

Uma dica importante é fazer tudo de uma vez: não faça uma parte  e deixe outra para depois... é quase certo que o resultado seja um "remendo": você não encontrará materiais com o mesmo acabamento (e mesmo que encontre, lotes diferentes tem diferenças e isso se aplica a MDF, granito, etc).

Se tem poucos recursos e quer economizar, aposte em tons neutros: azulejos e móveis brancos, piso bege. Com isso, o tampo da pia poderá ser preto, marrom, branco, .... qualquer cor irá combinar. E evite portas de armários que não sejam de abrir convencional (pois qualquer sistema diferente corre o risco de um maior desgaste, precisando de manutenção precoce.

 

Resumindo

 

 

Espero que este guia para planejar a cozinha, com seus 4 passos, tenha lhe ajudado a chegar mais perto do seu sonho. E sempre que precisar, pode entrar em contato que terei o prazer em orientá-lo.

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhadicas de decoraçãocozinhas planejadascozinha decoradamedidas de cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
O melhor tipo de cozinha para você
Bancadas de Cozinha em Aço Inox
Para que serve cada tipo de faca disponível para sua cozinha?
Como Escolher o Fogão Ideal

18 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS