Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Quarto Infantil
VOLTAR

Como planejar um quarto Waldorf?

O estilo Waldorf vem, a cada dia, chamando a atenção de mais famílias. Que tal planejar um quarto infantil neste estilo e aplicar alguns dos seus principais conceitos?

Por: Arquiteta Nadine Voitille       12 de Abril de 2019 - ATUALIZADO EM: 16 de Maio de 2019   |   VISUALIZAÇÕES 1.388

Criar um modelo de quarto que seja tanto eficiente e prático, quanto bonito, é o desejo da maioria das mamães e papais para seus filhos. Para isso, podemos explorar diferentes estilos decorativos e didáticos, buscando a combinação perfeita para cada criança.
 
Um dos estilos que funcionam tanto para quartos de bebês, como para adolescentes, é o Waldorf. Ele é bastante diferente da maioria dos outros estilos e não é para qualquer um. Descubra se este é o estilo ideal para o seu filho e aprenda como planejar um quarto Waldorf incrível sem muito esforço.
 
Exemplo de um quarto estilo Waldorf: muita madeira e materiais naturais. Imagem: Livefree
 

O que é o estilo Waldorf?

Antes de começar a planejar um quarto Waldorf é preciso entender como é esse estilo e o que ele representa. O estilo Waldorf de quarto na realidade é inspirado na pedagogia de mesmo nome. Esta é considerada um ensino mais humanista, envolvendo atividades artísticas e um olhar diferente. No design, de forma geral, ele traz um visual mais natural, com cores leves. Há bastante o uso dos tons pastéis e muita madeira, principalmente em sua cor natural.
 
São móveis mais simples e normalmente feitos a mão. O objetivo é remeter, o máximo possível, à natureza. Este estilo ajuda a criança a entender que não é preciso muito: viver em um local sem consumismo exagerado é um bom exercício.
 
Todos os elementos do quarto devem trazer tranquilidade para a criança, para influenciar diretamente em seu comportamento. Ao evitar imagens irreais em papéis de parede ou cores muito fortes, a criança cria uma visão mais clara sobre sua realidade.
 

Este estilo serve para a minha família? 

Se o seu objetivo é a busca por uma vida mais simples e tranquila, o Estilo Waldorf é perfeito e pode ajudar nesta caminhada.
Reduza o número de itens (não só no quarto, mas na casa toda), opte por materiais naturais (madeiras, fibras, tecidos, ....), evite ao máximo os eletrônicos e estimule sua imaginação: brinque com as crianças e também lembre-se de deixá-las livres para criar suas próprias "artes". O espaço de brincar deve ser amplo e livre.
* Conheça a Tendência Hygge
 

Como planejar um quarto Waldorf

 
Imagem: waldorf-augsburg
 
 
Se esse realmente é o seu estilo, é preciso começar a sua organização. A primeira coisa na hora de planejar um quarto desses é entender que os móveis não serão facilmente encontrados em qualquer loja. Como é composto principalmente por materiais rústicos, você terá que buscar por móveis em lojas específicas ou diretamente com marceneiros que personalizarão o espaço de acordo com o seu projeto.
Os outros poucos objetos de decoração são de maioria trabalhos artesanais, como os tapetes de barbante. Então é preciso ter em mente que os preços serão um pouco mais altos, compensando pelo fato de serem em menor quantidade.
Mas é aí que você também pode deixar o lugar ainda mais com a sua cara. Existem muitas coisas de decoração que você mesmo pode fazer: tapetes, cestas e outros objetos podem ser feitos com criatividade e motivação.
 
Um curiosidade interessante: os brinquedos Waldorf são feitos de matérias-primas naturais, como seda, algodão, madeira, ... e como precisam estimular a criatividade, possuem poucos detalhes. Os bonecos Waldorf são característicos: sua expressão é serena (sem sorrir), de tecido (estimulando o tato), muitas vezes com peso somelhante ao de um bebê. E detalhe: são indicados tanto para meninos, quanto para meninas.
Por que poucos detalhes? Porque é importante que a criança imagine os sons, realize movimentos, imagine as possibilidades que podem ser exploradas.
 
Imagem: eusemfronteiras
 
Estamos falando de um estilo onde pouco é muito, portanto não adianta ter um monte de baús e cestos para guardar brinquedos e nem muitas prateleiras na parede. O ideal é pouca quantidade de tudo, inclusive de brinquedos. Como dissemos, esse estilo tem o propósito de aguçar a imaginação da criança. Então sempre busque por coisas simples e nada de plástico. Brinquedos de madeira, lã e tecido (como bonecas neste material).
 
A madeira escolhida deve ser preferencialmente de cor clara e sem verniz. Ao utilizar cortinas, evitar as blackout, pois no Waldorf o interesse é ter a luz natural entrando no quarto. A cor do tecido deve ser clara e leve, e que harmonize com a cor da parede e do restante do quarto.
 

Ideias para decoração do quarto Waldorf

 
Imagem: hemocord
 
 
Um dos pontos primários para quem vai fazer um quarto Waldorf para bebês é na hora da escolha do berço. Nesse estilo o berço precisa ter grades e rodinhas. Pois nele, e no cercado, é onde o bebê poderá observar seus pais no dia a dia, desenvolvendo-se pela imitação. Essa teoria é bastante conhecida por médicos, e chamada de antroposófica.
 
 
Imagens: cincinnatiwaldorfschool
 
Caixotes de madeira são bem-vindos, pois podem servir para diversas funções, desde banco até um local para guardar algo. Todos os cestos ou prateleiras escolhidas não devem ser muito grandes, e só conter o necessário.
 
Imagem: littlestepsasia
 
Uma das ideias mais comuns nesses quartos, é a do tapete de barbante ou de pele de carneiro.
 
Tecidos para usar como tendas e criar uma atmosfera diferente e interessante para o pequeno é bastante legal. Você pode usar em qualquer parte do quarto, inclusive na própria cama ou berço e explorar o uso das cores (sem abusar... privilegie tons suaves).
 
Lembre-se de que um dos pontos principais do estilo Waldorf é a contação de histórias e o desenvolvimento da imaginação que deriva disso.
 
Imagem: Livefree
 
Adicione mesinhas e cadeiras de madeira para a criança brincar e também observar tudo que está acontecendo ao seu redor. Siga uma regra básica e você vai conseguir planejar um quarto Waldorf perfeito. E a regra é: menos é mais.
 
 

Fontes consultadas

 
+ SAIBA MAIS | Quarto Infantil
quarto de meninaquarto de meninoquarto de adolescentequarto de bebêcomo decorar quartoquarto de criançaestilo waldorfTAGS:
  RELACIONADOS
Volta às aulas começa em casa
Como Escolher o Berço ideal
Quarto Infantil: Decoração com Adesivos
Transformando: escritório em quarto de bebê

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS