Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Como realizar a limpeza da coifa

Para manter a coifa funcionando bem é preciso alguns cuidados com a sua limpeza

Por: Giovana Roesler       15 de Julho de 2022 - ATUALIZADO EM: 29 de Julho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 133

Na hora de equipar a sua cozinha, a coifa tem um papel muito importante, principalmente se você faz frituras, cozinha alimentos gordurosos e com odores fortes. Por conta da gordura, este eletrodoméstico merece uma atenção especial para manter-se limpo, bonito e funcional.
 
Fonte: ds_30 - Pixabay
 

Saiba como executar, passo a passo, uma limpeza prática abaixo:

A primeira etapa para dar início à limpeza é acrescentar água e o suco de um limão espremido em uma panela e colocar para ferver. Neste momento, a coifa deve estar ligada e conforme o vapor for exalado em direção ao equipamento, a gordura começará a amolecer, facilitando os próximos passos.
 
Deixe essa mistura ferver por cinco minutos, desligue e aguarde até acabar o vapor e a fumaça. Agora é a hora de desligar o eletrodoméstico e desconectar a tomada da energia elétrica. Com isso, você evita choques, curtos ou outros problemas elétricos.
 
Para realizar a higienização, prepare uma mistura simples de água morna e detergente ou sabão neutro. Caso deseje uma limpeza pesada e poderosa, misture em água bem quente, detergente ou sabão neutro, bicarbonato de sódio e vinagre de álcool.
Verifique qual o tipo de filtro presente no modelo da sua coifa, pois pode ser metálico ou de carvão ativado. Caso o filtro seja metálico, retire-o e o coloque de molho por 30 minutos. Após esse período, remova a sujeira, com o auxílio de uma esponja ou pano e lave em água corrente. Deixe escorrer e secar naturalmente, finalizando com um pano seco.
Utilize o lado não abrasivo de uma esponja, um pano umedecido ou uma escova macia e passe a mistura preparada em toda a parte externa da coifa. Na parte interna, só não se aproxime do motor e do filtro de carvão. Tenha cuidado para não umedecer muito a esponja ou o pano e também para não jogar água diretamente no aparelho, pois ele é um aparelho elétrico e pode estragar.
 
Caso veja que há necessidade, utilize um produto neutro específico para remoção de gordura para auxiliar. Após esta etapa, enxágue um pano com água corrente e com o seu auxílio, retire todo o produto da coifa, tanto da área interna quanto externa. Repita o processo até não haver mais resíduos.
 
Para evitar machas, seque o aparelho com um pano limpo e seco. Recoloque as grades que já foram higienizadas na coifa, reconecte a tomada na energia elétrica e a limpeza está finalizada.
 
Fonte: Sidekix Media - Unsplash
 

Como manter a limpeza?

Para evitar o acúmulo de gordura, o ideal é realizar a higienização da parte externa da coifa todos os dias. Com o auxílio de uma esponja macia e uma mistura de água e detergente ou sabão neutro, faça a limpeza e com um pano úmido remova o excesso de resíduo. Para finalizar, passe um pano seco.
 

Com que frequência preciso limpar a coifa?

A sugestão é que a limpeza da coifa seja realizada uma vez por mês, de modo a não acumular a gordura no filtro, prevenir o amarelamento do equipamento e o seu mau funcionamento.
Para não danificar e arranhar o seu eletrodoméstico, evite utilizar produtos com alvejante (como cloro ou água sanitária), silicone e materiais inflamáveis. Também não use esponjas abrasivas, escovas duras ou cerdas grossas.
Fique atento se a sua coifa possui filtro de carvão ativado, pois esse tipo de grade não pode ser lavado e deve ser trocado a cada quatro ou cinco meses.
 
 
+ SAIBA MAIS | Cozinhas
como limparcomo limpar a casalimpeza cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Cozinha planejada passo a passo
Cozinha Americana
O melhor tipo de cozinha para você
Relógios para Cozinha

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >