Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Como unir o rústico e o moderno na decoração

Que tal unir o conforto do estilo rústico à sofisticação do estilo moderno?

Por: Madeirado       31 de Janeiro de 2020 - ATUALIZADO EM: 12 de Fevereiro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 1.881

Nem todo mundo consegue visualizar a combinação de uma decoração rústica com a moderna. Mas saiba que é possível usar materiais rústicos e modernos em um mesmo projeto decorativo, sem perder o charme e o requinte, mantendo a elegância do ambiente.

Em um ambiente moderno, o que se espera é encontrar mais o uso de materiais sintéticos, metálicos, vidros e acrílicos, tanto no mobiliário quando nas peças decorativas, mas hoje, com a combinação dos dois estilos em alta, encontramos a madeira de lei ou de demolição em muitos ambientes, e esta é uma grande tendência do mercado.

* Você também poderá gostar destes projetos:

 

 

Imagens: Madeirado

 

Pontos positivos do uso da madeira - valor agregado e sustentabilidade

A madeira é um material nobre e de alta durabilidade. Hoje, a utilização de madeiras provenientes de demolição de casas ou outras construções é muito comum. As peças de madeira de demolição tem uma característica especial, que agrega valor ao longo do tempo: as ranhuras salientadas pelo tempo deixam a peça mais charmosa e também aumentam seu valor.

Outra opção é optar pela compra de móveis e objetos decorativos provenientes de madeira de reflorestamento e autorizadas pelos órgãos reguladores.

 

Como mesclar rústico e moderno

Para te ajudar com algumas ideias de como mesclar o estilo de decoração rústico e o estilo moderno, separamos algumas dicas para cada ambiente da casa.

 

Cozinha

A cozinha de uma casa é muitas vezes o ambiente onde as pessoas se reúnem para fazer as refeições ou até mesmo socializar com os amigos. É muito comum hoje em dia a cozinha apresentar uma ilha central, elemento característico de uma decoração moderna, que pode ser facilmente adaptado a uma cozinha predominantemente rústica. A ilha permite que quem está cozinhando interaja com os demais.

Outro ponto que deixa o ambiente muito interessante e aconchegante é a utilização de madeira na decoração da cozinha. Mesclar uma ilha em madeira com utensílios modernos, cooktop e coifa de última geração ditam o tom moderno de uma cozinha rústica.

 

  

Imagens: Madeirado

 

Sala de estar

Como combinar esses dois estilos e extrair o melhor de cada um para sua sala de estar? Sua sala pode ganhar um ar original combinando alguns elementos de cada um dos estilos. Uma boa opção é deixar vigas de madeira aparentes nas paredes ou no teto e até mesmo uma parede inteira de pedras. Para contrastar com esses elementos bem rústicos, você pode optar por móveis do estilo moderno. Veja também: Paredes de Pedra

A entrada de luz natural, com janelas amplas ou portas de vidro, também compõe o clima e quebra um pouco o tom escuro que, geralmente, a madeira confere ao ambiente. Para compor a decoração mista do ambiente, é possível optar por cores quentes nos acessórios, tapetes e almofadas. Uma decoração bonita e elegante para sua sala de estar é aquela que reúne sofisticação e simplicidade na dose certa.

 

 

Imagens: Madeirado

 

Banheiro

Apesar de muita gente não se importar com a decoração do banheiro, esse é outro ambiente que tem muito a ganhar com a mescla de decoração rústica e moderna. Mais uma vez, a madeira pode ser utilizada para criar um ambiente aconchegante e pode ser usada no teto, no gabinete para a pia, combinada com uma bela bancada de pedra ou algum material mais moderno com brilho.

Se o banheiro tiver banheira, a madeira também pode ser utilizada na lateral como acabamento. Cores neutras e terrosas também compõe a essência rústica do ambiente paralelamente à modernidade de cubas e metais modernos.

Um banheiro que mistura os dois estilos reúne a praticidade e o conforto do estilo moderno e o clima íntimo e mais aconchegante dos ambientes rústicos.

 

Imagem: Madeirado

 

Quartos

Mesmo não sendo uma das áreas mais compartilhadas da casa, o quarto é um ambiente especial e que pode ganhar um toque de aconchego e requinte misturando materiais rústicos e modernos na decoração.

No quarto de casal, a cama moderna pode ganhar uma moldura especial com uma parede de pedra ou mesmo madeira.

Optar por roupas de cama de cores bem vibrantes vai ajudar a dar o clima moderno ao ambiente

Se o piso também for de madeira escura, opte por tapetes e cortinas mais claros que vão ajudar a iluminar o ambiente.

 

  

Imagens: Madeirado

 

+ SAIBA MAIS | Como Decorar
materiais de demoliçãomóveis rústicosmadeira de demoliçãomóveis de demoliçãoTAGS:
  RELACIONADOS
Decoração com Estantes, Prateleiras e Nichos
Cortinas para todos os gostos
Transformando o Ambiente
Minimalismo. Um propósito para o ano que se inicia

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS