A decoração oriental é composta por uma grande variedade de referências e itens. Conheça alguns deles e saiba como aplicar este estilo decorativo no seu lar sem comprometer a harmonia e conforto dos ambientes.
Invista na mistura de cores. O vermelho, cor típica em diversas regiões da Ásia, se destaca em todos os ambientes do apartamento, ao lado do bege, branco e marrom, que aparece também em tons diferentes na madeira dos móveis, portas e rodapés. As composições precisam ser pensadas de forma a contribuir com a proposta de trazer inspirações à decoração, sem a preocupação de reproduzir o estilo ao pé da letra, utilizando inclusive referências brasileiras no arranjo.
Se quer investir em referências chinesas, use tecidos coloridos nos sofás e poltronas e itens que remetam à esta cultura, como um vaso de porcelana. O vermelho, dourado e preto predominam. Estampas de dragões coloridos também são muito comuns.
Imagem: Habitissimo
Se sua preferência oriental é pelo estilo do Japão, sóbrio e sofisticado, escolha itens com estampas em tons menos vibrantes, florais ou com elementos tradicionais japoneses, como pássaros, leques e cerejeiras. A decoração japonesa busca o equilíbrio, valoriza o espaço e mantém apenas o essencial, sem exageros. Use futons, tatames, banquinhos e muitas almofadas! Materiais como a madeira, bambu, algodão e linho fazem sucesso. As camas baixas, ao nível do chão, e as cúpulas redondas também são itens muito comuns neste estilo.
Para as salas, em geral, opte pelo uso de cores nos detalhes. É perceptível mais uma vez como as cores quentes são muito recorrentes. Por estarem ligadas às tradições budistas e divindades xintoístas, essas tonalidades marcam presença em muitas peças, seja nos quadros, nas almofadas das cadeiras, no banco de madeira ou nos bibelôs.
Imagem: Blog Lola Home
Outro ambiente do apartamento que pode ganhar toques da cultura oriental é o jardim. É interessante fazer uso de bonsais, lanternas japonesas e pedras brancas, que na cultura do país, representam a família. Existe também a possibilidade de criar um deck de madeira no terraço. Ele irá deixar o apartamento com uma personalidade mais tranquila. Para complementar o espaço conceitual, cortinas de bambu, material também muito usado no oriente para fabricação de acessórios decorativos e que simboliza a resiliência.
Imagem: Westwing
As cortinas podem variar com tecidos de tonalidades mais claras ou com materiais mais rústicos. O interessante é que auxilia na iluminação do ambiente. Agora, para dividir espaços, opte pelos biombos, eles são muito característicos.
Utilizando apenas alguns detalhes de inspiração oriental na decoração da sua casa, seu lar vai ter um estilo de vida mais diversificado. O segredo para o sucesso deste tipo de decoração está na fusão de várias vertentes de países distintos, mas com aspectos semelhantes. Tudo isso, mesclado ao estilo ocidental mais moderno, cria uma decoração ímpar, que se insere na agitada vida urbana e ao mesmo tempo na busca pela tranquilidade.
* Esse post foi uma colaboração do César Fernandes da Tibério Construtora (http://www.tiberio.com.br/)