Segundos... este é o tempo que uma pessoa leva para criar sua primeira impressão sobre um estabelecimento. Ou ela se apaixona ou você terá que trabalhar bastante para ganhar a devida confiança do cliente.
E perceba: uma pessoa apaixonada tende a relevar pontos negativos. Ela de fato quer que tudo dê certo. Se você já vendeu de cara a impressão de que é uma
autoridade na sua área, todo o processo será muito mais fácil. Isso se aplica a lojas, escritórios, clínicas e consultórios e à venda e aluguel de imóveis (chamado de
home staging).
Então, que tal preparar seu estabelecimento para dizer, nestes segundos iniciais, tudo aquilo que você quer transmitir ao cliente e facilitar o processo de venda?
Lembre-se de que as pessoas querem viver uma experiência de compra.
Neste artigo você aprenderá a identificar as qualidades da sua empresa e a transmiti-las para o espaço físico. Você notará que detalhes sutis fazem uma enorme diferença.
Primeiro passo: identidade
O que você quer que o cliente sinta? Qual a identidade da sua marca?
O ambiente diz muito sobre o seu comércio. Imagem:Tom Official - Unsplash
Provavelmente você já sabe a resposta para esta pergunta, mas precisa listar cada item para visualizar e depois passar para o próximo passo:
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Seriedade
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Poder
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Tradição
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Inovação
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Alegria
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Confiança
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Limpeza
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Organização
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Tecnologia
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Modernidade
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Etc
Coloque-se no lugar do cliente e imagine o que ele espera do seu atendimento. Alguns exemplos:
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Consultório/clínica: limpeza, organização, tecnologia, conforto, mostrar que você se importa com o paciente;
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Escritório de advocacia: poder, inteligência, sucesso, força;
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Escritório de arquitetura: organização, criatividade, inteligência, tecnologia, sustentabilidade;
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Loja de roupas: organização, boa iluminação (para ver o produto com suas cores reais), conforto, exclusividade, cuidado com as peças expostas;
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Loja PET: organização, variedade, modernidade (com produtos atuais e soluções novas), carinho com o seu PET;
Loja PET com decoração diferenciada. Imagem: Petrebels - Unsplash
Segundo passo: como traduzir a identidade da empresa
Agora que listamos as qualidades da sua empresa, precisamos traduzir isso para o ambiente físico. Alguns pontos principais:
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Quando o cliente entra no local, procura atendimento. Onde e como estão estes atendentes? Sentados (em que tipo de cadeira)? Atrás de um balcão (em que tipo de balcão)?
O local do atendente e a qualidade deste local interferem fortemente no fechamento do negócio. Imagem: Coqui Chang - Unsplash
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O espaço é organizado de maneira que o cliente se sinta a vontade para entrar e ir descobrindo a loja/escritório? Lembre-se de que se for confuso, isso gera ansiedade e mal estar;
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Os produtos são expostos de que maneira? Qual o material das prateleiras e armários?
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Existem objetos decorativos? Painéis? Cada item passará uma mensagem;
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A iluminação é adequada? É possível ver os produ tos claramente, provar roupas e se sentir bem com a imagem refletida?
Preste atenção na iluminação: ela é fundamente para uma boa experiêcia de venda. Imagem: Blake Wisz - Unsplash
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As cores do ambiente estimulam a atitude que você espera do seu cliente? (que permaneça mais tempo ou vá logo embora?)
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Qual é o cheiro do local? Este detalhe é muito importante e marcará fortemente a experiência do cliente;
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Como é a acústica do espaço? Barulhento, com música calma ou animada? O que não é permitido é um espaço com eco e reverberação... isso é muito desagradável.
Para que o espaço seja confortável, a acústica precisa ser boa. Imagem: Adam Winger - Unsplash
Também é muito importante pensar no perfil do seu cliente: qual a sua idade? O espaço precisa fazer referência ao que este cliente valoriza.
Terceiro e último passo: escolhas certeiras
Podemos comprar
cadeiras ergonômicas e
mesas de trabalho facilmente, pois existem vários modelos que seguem as normas e são adequados, como já falamos no artigo
cadeiras para escritório: como escolher e
estações de trabalho. Mas qual modelo devo escolher? Isso se aplica a tudo: a todas as escolhas que terá de fazer.
A disposição dos móveis no espaço diz como o cliente deve se comportar: onde sentar, onde ir, ... e quem está no comando. Imagem: Damir Kopezhanov - Unsplash
Por isso este artigo foi criado, para listar os principais itens que devemos analisar antes de uma compra. Note que apenas uma das características não é o suficiente para a sua escolha: é necessário analisar o conjunto.
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Tamanho: cadeiras e mesas maiores transmitem força, estabilidade e poder. Mas se o espaço é pequeno, o tamanho deve ser proporcional para transmitir harmonia;
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Formas: linhas horizontais transmitem tranquilidade e estabilidade. Linhas verticais transmitem a sensação de ação e força. A combinação destes elementos precisa ser harmoniosa para não exagerar de um lado ou do outro;
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Metais: são frios e geralmente associados a modernidade;
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Madeiras: são quentes e geram a sensação de conforto. Remetem à natureza e transmitem segurança;
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Vidro: é moderno, limpo, mas também pode ser frágil e delicado (seu uso dependerá da intenção);
A combinação de madeira e tecnologia mostra que este escritório valoriza o conforto, é despojado e incentiva a criatividade. Imagem: Annie Spratt - Unsplash
Este já é um escritório mais tradicional e simples. Imagem:Pasha Chusovitin - Unsplash
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Cores: escuras são introspectivas, claras são delicadas e expansivas (elevam o espírito). Vermelho e amarelo são vibrantes, laranja é comunicativo, azul e verde são relaxantes, preto é “quieto”e poderoso, branco é limpo e calmo;
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Texturas: tecidos são confortáveis, ajudam a produzir uma boa acústica e precisam transmitir a sensação de limpeza. Por isso, evite ter assentos que possam sujar facilmente;
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Odores: para cada tipo de atividade é indicado um tipo de essência. Sabe aquela loja de roupas de cama? Quando pensamos em alguns lugares, logo lembramos do cheiro deles. Veja mais: decoração de escritórios: capriche na escolha do aroma
Seu espaço precisa ser pensado do momento que o cliente entra, ao momento que sairá. Por isso, organize o circuito:
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Atendimento: ele será atendido em um balcão ou em uma mesa? Isso precisa ficar claro, pois será sua referência de atendimento. Se você tem um cargo importante, sua cadeira precisa dizer isso. Veja como exemplo o artigo: você merece uma cadeira presidente
Um espaço de reuniões como este mostra que a empresa é descontraída e contemporânea. Imagem: Toa Heftiba - Unsplash
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Onde ele poderá sentar? Se o seu cliente é mais velho, cadeiras com assento mais alto e braços facilitam muito;
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Organização: tudo precisa estar organizado. Um ótimo exemplo é o uso de roupeiros de aço são indicados para academias, escolas, indústrias... pois transmitem a sensação de organização e limpeza. Atualmente existem modelos coloridos que combinam facilmente com qualquer tipo de decoração.
Prateleiras organizam o espaço e seu design simplificado confere charme à exposição dos produtos. Imagem: Sigmund - Unsplash
Escritório com decoração simples e marcante: o peso do preto combinado com a madeira transmite poder e força. Imagem: Christian Mackie - Unsplash