Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Conheça os benefícios da Tela Solar

Qual a melhor tela solar? Qual modelo escolher? Branca ou preta?

Por: Gabriele Klassen       21 de Outubro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 426

A tela solar é um dos tecidos mais vendidos no Brasil. Amplamente utilizada em persianas e toldos, ela é um material muito eficiente para bloquear os raios solares e diminuir o calor dos ambientes.
 
Ela é uma tela feita de PVC com fibra de vidro ou PVC com poliéster (depende de fabricante pra fabricante). Normalmente bloqueia cerca de 80 a 90% dos raios UV, sem escurecer o ambiente. Ou seja, a tela solar protege o piso, móveis, tapetes, estofados contra o desbotamento e os efeitos nocivos causados pelo sol, e ao mesmo tempo permite a entrada de claridade sem a necessidade do uso de lâmpadas artificiais, garantindo assim uma economia de energia elétrica. Além disso, também pode reduzir o consumo do ar condicionado, pois diminui a radiação solar no ambiente.
 
Crédito da Imagem: Fernando Fischer
 
Outra grande vantagem da tela solar é que ela permite a visibilidade para a área externa, garantindo assim maior conforto visual.
 

Ambientes

A tela solar pode ser usada em qualquer ambiente, mas como não garante escurecimento é mais comum em espaços que necessitam de mais luz natural e por isso é ideal para: cozinhas, lavanderias, churrasqueiras, varandas e sacadas. Também é recomendada e muito utilizada em fachadas, vitrines, espaços corporativos e escritórios.
 

Aplicação

A tela solar pode ser aplicada em diversos modelos de persianas e também em toldos:
 
 

Cores

Cada fabricante produz uma gama de cores próprias, mas normalmente é possível encontrar a tela solar em cores mais neutras, como por exemplo: branco, bege, cinza, marrom e preto.
Lembrando que quanto mais escura a tela, principalmente a de cor preta, melhor é a visão para a área externa. Ela funciona como se fosse um óculos de sol. Porém, menor será o conforto térmico, pois cores escuras absorvem mais o calor.
 
Então é importante observar que a tela solar branca, apesar de ser a mais eficiente na questão térmica, de reduzir a radiação solar, será a cor que mais causa ofuscamento, pois a cor branca reflete mais. Para escritórios com grandes áreas envidraçadas, a tela solar branca pode acabar gerando incômodos com o reflexo nos computadores.
 

Privacidade

A tela solar garante privacidade? A resposta é: depende. A tela solar é produzida e dividida em diferentes fatores de abertura da trama do tecido, como é possível verificar abaixo:
 
 
 
A mais comum é a de fator 5%, que tem a trama mais aberta. Neste caso, perde-se a privacidade durante à noite, que é quando a luz de dentro do ambiente está mais forte. Então quem está do lado de fora, vai sim conseguir enxergar para dentro do ambiente. Para quem precisa de mais privacidade, recomenda-se a tela solar na coleção 1%.
 

Manutenção

A tela solar é um tecido lavável, e por isso a manutenção é muito fácil e prática. Para eventuais manchas ou sujeiras pontuais, pode-se usar uma esponja com detergente neutro. A lavagem completa pode ser feita por empresas especializadas ou mesmo na própria casa, estendendo o tecido no chão, lavando com sabão neutro e deixando secar.
 
Outra dica muito importante é sempre verificar a procedência do tecido. As persianas de tela solar são um dos produtos que mais existe variação de valores, e também diferenças de qualidade do tecido. Existem fabricantes que não possuem as certificações necessárias, e a tela deforma com pouco tempo de uso. Então fique sempre atento ao tempo de garantia e a opinião de outros clientes.
 

Fontes consultadas

 
 
+ SAIBA MAIS | Como Decorar
persianascortinasconforto visualconforto térmicoTAGS:
  RELACIONADOS
Apartamento pequeno: 5 dicas infalíveis para ampliar os espaços
Como dar um toque europeu na decoração da sua casa
A leveza das cortinas de chiffon
Espelhos soltos e adornados voltam ao décor

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS