Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Banheiro & Lavabo
VOLTAR

Conheça os diferentes tipos de cubas de banheiro

Confira diversos tipos de cubas e como eles podem se encaixar no seu banheiro

Por: Tibério Construtora       25 de Agosto de 2016   |   VISUALIZAÇÕES 5.582

Durante muito tempo, a decoração do banheiro não era tão relevante comparada aos outros cômodos. Porém, essa tendência mudou. São usados materiais cada vez mais sofisticados para compor esse local, como granito e mármore, combinados com muita criatividade em relação aos formatos dos objetos decorativos.

Seguindo essa linha, surgiram diversos tipos de cubas para aprimorar o ambiente dos banheiros e lavabos.

Mas antes de conhecermos todos os tipos, temos que salientar dois pontos importantes:

 

Agora que você já sabe o básico, conheça os modelos de cuba e veja qual se encaixa melhor no seu espaço.

 

Cubas de embutir

É o tipo mais econômico e o mais tradicional, tendo um design mais simples e discreto. São posicionadas embutidas por baixo da bancada, sendo preciso um armário ou gabinete para cobrir o acabamento sob a pia.

Um armário pode abrigar objetos em geral, desde produtos de higiene pessoal ouaté mesmo produtos de limpeza para o banheiro, sendo uma ótima opção de organização. Mas preste atenção quanto ao tamanho do armário e da bancada, um exagero pode minimizar o espaço de circulação e tornar o ambiente desequilibrado.

 

Cubas de apoio

Nesse tipo de cuba o molde fica inteiramente exposto sobre a bancada.Trazem um aspecto mais moderno e são mais utilizadas em lavabos. Não é necessário o recorte na pedra para encaixar a peça, basta apenas um furo para possibilitar a vazão da água.

Verifique o espaço disponível. Essa cuba exige uma área um pouco maior em termos de altura, sendo assim, o ideal é posiciona-la sobre uma bancada um pouco mais baixa. Já a torneira deve ser um pouco mais alongada ou estar acoplada à parede. Veja sobre as medidas ideais para bancada de banheiro em: Banheiro Ergonomia e Circulação

 

Cubas de sobrepor

É um estilo intermediário entre a cuba de apoio e a cuba de embutir. Ela deixa à mostra uma saliência que é considerada a borda da pia, o que caracteriza um modelo mais simples, mas ainda assim moderno. O fato de a cuba ser instalada com as bordas sobre a bancada proporciona uma área livre maior na parte debaixo da pia, possibilitando um armário inferior mais espaçoso em relação ao da cuba de embutir.

Eo mesmo se aplica em relação à cuba de apoio, a parte ocupada acima da bancada será muito menor, não necessitando de uma pia tão baixa para ser instalada. Seu design também é intermediário, ficando entre a sofisticação da cuba de apoio e a simplicidade da cuba de embutir.

 

Cubas de semi-encaixe

A cuba de semi-encaixe é um modelo em que apenas a parte de trás da cuba é encaixada, deixando uma borda saltada para fora da pia.É a melhor escolha para bancadas com uma profundidade reduzida.

Fique atento às portas do armário inferior da pia, esse modelo pode impossibilitar a abertura das portas do móvel. A solução mais fácil para esse caso é usar as portas de correr sobre trilhos.

 

Cubas esculpidas

Como o próprio nome já diz, são feitas a partir de um método personalizado, sendo moldada em pedras como granito, mármore, porcelanato, silestone e outros. Seu visual traz um clima mais elegante e contemporâneo para o ambiente do banheiro, proporcionado pela uniformidade que a bancada apresenta.

A principal preocupação referente a esse tipo de cuba é a manutenção. A maioria das cubas são feitas com um furo que cumpre a função do ralo, porém esse sistema dificulta a limpeza, ocorrendo o acumulo de lodo e consequentemente o mau cheiro.

A solução para esse problema é simples, ao ser encomendada a cuba, certifique-se de que seja feita uma peça removível para facilitar a limpeza e trazer um aspecto mais higiênico ao seu banheiro. Saiba mais sobre: Bancadas de Banheiros e Lavabo

 

Autoria: Redator Carlos Alberto Esteves da Tibério Construtora

 

Fontes das Imagens

 

 

+ SAIBA MAIS | Banheiros e Lavabos

 

 

decoraçãobanheiros residenciaisdecoração de banheirobancadas de banheiroTAGS:
  RELACIONADOS
Banheiros e lavabos com espelho redondo
Dicas para um Banheiro Sustentável
Decoração de Lavabos com Papel de Parede
Obras de Arte no Banheiro

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS