Conheça tipos, funcionalidades, vantagens e desvantagens dos cooktops
semelhante a um fogão convencional; a grande vantagem é que seu funcionamento não depende do fornecimento de energia elétrica. Normalmente ele vem ajustado para ser usado com gás de botijão e caso precise, poderá entrar em contato com uma assistência para que seja convertido para funcionar com GLP (na Brastemp, por exemplo, a primeira conversão é gratuita). Seu acendimento pode ser automático ou semi-automático, precisando de energia elétrica para acender (ou fósforo, na ausência desta).
Cooktop a gás. Imagem: Andrea Davis - Unsplash
O aquecimento é realizado por uma resistência elétrica e seu sistema permite um maior controle da temperatura. Geralmente encontramos modelos com acabamento inox ou vitrocerâmico.
Este modelo da Tramontina, por exemplo, possui placas térmicas em ferro fundido e 6 níveis de potência para cozimento.
Já este modelo de cooktop elétrico possui acabamento vitrocerâmico, indicadores de calor (que só desligam quando a temperatura for inferior a 30ºC) e controle com 9 níveis de temperatura.
O calor é produzido a partir de um campo eletromagnético (ou seja, também são elétricos). O calor é transferido diretamente para a panela, o que garante um ótimo rendimento (a água ferve mais rápido num cooktop de indução, do que num elétrico ou a gás – sendo seu consumo energético o menor dos 3 tipos).
Sua instalação requer alguns cuidados elétricos e por isso é muito recomendado ver o manual do produto e chamar uma assistência especializada para a instalação (exemplo: em alguns casos é recomendada a instalação de um painel de separação).
Cooktops de indução são indicados para cozinhas minimalistas. Imagem: Sven Brandsma - Unsplash
Para cooktops de indução são indicadas panelas com fundo de ferro fundido ou multicamadas de aço inox (não devem ser usadas panelas de vidro, cerâmica, barro , alumínio, cobre ou pirex). Como saber se a panela é adequada? Verifique se um ímã gruda no fundo da panela (se sim, é adequada – esta é uma dica do manual da Brastemp).
Um detalhe importante: nunca deve ser ligado sem haver uma panela sobre a boca. E caso caiam resíduos sobre ele, poderá desligar automaticamente, devendo ser limpo para ser religado.
Sua instalação não é recomendada para áreas externas.
Vantagens deste modelo? As várias funções e ajustes que permite. Veja o exemplo abaixo:
Neste modelo de Cooktop da Brastemp, há controle de potência, timer, função manter aquecido, função fervura rápida e smart zone (indicada para frigideiras ovais, retangulares ou alongadas, pois permite criar uma zona única grande de cocção – modelo BDJ77. Fonte: Manual Cooktop Indução Brastemp
Alguns modelos mais vendidos e bem avaliados no site da Amazon:
Como é instalado na bancada da cozinha, o visual é sofisticado e a limpeza é fácil.
Mas precisamos apontar que um cooktop precisará de um nicho para ser instalado e pode ser que, no futuro, quando precisar trocá-lo, tenha alguma dificuldade para achar outro para o mesmo nicho. Além disso, precisará comprar um forno e instalá-lo logo abaixo do cooktop ou em outra posição que preferir.
A vantagem deste último aspecto é que se um estraga, o outro permanece... e você precisará trocar apenas um deles.
Cooktop de indução em cozinha planejada minimalista. Imagem: Prydumano Design - Unsplash
Opinião pessoal (Arq. Nadine Voitille): no meu apartamento tinha um cooktop 4 bocas e um forno elétrico de bancada. Como éramos apenas eu e meu marido, era mais do que suficiente e funcionava muito bem: fácil de usar e de limpar.
Quando me mudei para o sobrado, instalamos um cooktop 5 bocas e um forno elétrico de embutir logo abaixo. Adoro o cooktop, mas não aprovo muito o forno... infelizmente quando abro a porta sai um vapor muito quente (quase uma nuvem) e a água costuma condensar e molhar a base do móvel, que inchou um pouco... (talvez exista algum erro de instalação, na execução).
O que eu faria num novo projeto? Não gosto da ideia de um fogão de piso pelo incômodo de puxá-lo para limpar... então optaria novamente por um cooktop e um forno (mas estudaria muito bem a execução do nicho deste último) ou estudaria instalar um fogão de embutir (apesar de saber, por experiência próxima, que quando estraga o nicho acaba sendo incompatível com outros modelos atuais...).