Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Cooktop: o queridinho das cozinhas contemporâneas

Conheça tipos, funcionalidades, vantagens e desvantagens dos cooktops

Por: Arquiteta Nadine Voitille       01 de Maio de 2015 - ATUALIZADO EM: 19 de Novembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 948

Planejar uma cozinha moderna geralmente envolve a escolha de um cooktop. Mas esta é a melhor escolha? Para responder a esta pergunta, reunimos várias informações importantes que o ajudarão a definir se este eletrodoméstico é, de fato, a melhor opção para a sua casa.
 
Para isso vamos analisar os 3 tipos de cooktop que existem, suas vantagens e desvantagens, o que é necessário para sua instalação, assim como os tipos de panelas que podemos usar com cada um deles.
 

Tipos de Cooktop e aspectos importantes de cada um

Existem 3 tipos de cooktop, divididos de acordo com a maneira como geram calor:
 

Cooktop a Gás

semelhante a um fogão convencional; a grande vantagem é que seu funcionamento não depende do fornecimento de energia elétrica. Normalmente ele vem ajustado para ser usado com gás de botijão e caso precise, poderá entrar em contato com uma assistência para que seja convertido para funcionar com GLP (na Brastemp, por exemplo, a primeira conversão é gratuita). Seu acendimento pode ser automático ou semi-automático, precisando de energia elétrica para acender (ou fósforo, na ausência desta).

 

Cooktop a gás. Imagem: Andrea Davis - Unsplash

 

Desvantagens

Vantagens

 
Para sua instalação será necessário prever um ponto de gás (geralmente a até 1m do centro do cooktop). Caso seja gás canalizado, precisará de um registro de parede exclusivo;
 
Também será necessário ter uma tomada no local da sua instalação (pois o acendimento inicial usa eletricidade). Esta tomada precisa ficar fora do nicho e longe da fonte de aquecimento.
 
A bancada, na qual será instalado, deve ser resistente ao calor (assim como móveis próximos) e ela deverá ter de 2 a 7 cm de espessura. Sua profundidade normalmente é de 50 a 65cm.
 
Como instalar o cooktop a gás? Cada modelo terá especificações próprias. Um exemplo:
 
O cooktop Brastemp a gás deve ser instalado a 75cm de distância de qualquer objeto superior. Se for de 4 bocas, deve haver um vão de 60cm para ele em relação aos móveis superiores e de 75cm se tiver 5 bocas. Imagem: Brastemp
 
 
Alguns modelos mais vendidos e bem avaliados no site da Amazon:
 
 
      
 

Cooktop Elétrico

O aquecimento é realizado por uma resistência elétrica e seu sistema permite um maior controle da temperatura. Geralmente encontramos modelos com acabamento inox ou vitrocerâmico.

Sua instalação elétrica requer alguns cuidados e por isso o manual do produto deve ser lido e um técnico especializado deve ser chamado.
 

Desvantagens

Vantagens

 

Este modelo da Tramontina, por exemplo, possui placas térmicas em ferro fundido e 6 níveis de potência para cozimento.

 

Já este modelo de cooktop elétrico possui acabamento vitrocerâmico, indicadores de calor (que só desligam quando a temperatura for inferior a 30ºC) e controle com 9 níveis de temperatura.

 

Cooktop de Indução

O calor é produzido a partir de um campo eletromagnético (ou seja, também são elétricos). O calor é transferido diretamente para a panela, o que garante um ótimo rendimento (a água ferve mais rápido num cooktop de indução, do que num elétrico ou a gás – sendo seu consumo energético o menor dos 3 tipos).

Sua instalação requer alguns cuidados elétricos e por isso é muito recomendado ver o manual do produto e chamar uma assistência especializada para a instalação (exemplo: em alguns casos é recomendada a instalação de um painel de separação).

 

Cooktops de indução são indicados para cozinhas minimalistas. Imagem: Sven Brandsma - Unsplash

 

Para cooktops de indução são indicadas panelas com fundo de ferro fundido ou multicamadas de aço inox (não devem ser usadas panelas de vidro, cerâmica, barro , alumínio, cobre ou pirex). Como saber se a panela é adequada? Verifique se um ímã gruda no fundo da panela (se sim, é adequada – esta é uma dica do manual da Brastemp).

Um detalhe importante: nunca deve ser ligado sem haver uma panela sobre a boca. E caso caiam resíduos sobre ele, poderá desligar automaticamente, devendo ser limpo para ser religado.

Sua instalação não é recomendada para áreas externas.

 

Desvantagens

Vantagens

 

Vantagens deste modelo? As várias funções e ajustes que permite. Veja o exemplo abaixo:

 

Neste modelo de Cooktop da Brastemp, há controle de potência, timer, função manter aquecido, função fervura rápida e smart zone (indicada para frigideiras ovais, retangulares ou alongadas, pois permite criar uma zona única grande de cocção – modelo BDJ77. Fonte: Manual Cooktop Indução Brastemp

 

Alguns modelos mais vendidos e bem avaliados no site da Amazon:

 

      

 

Posso usar qualquer tipo de panela em um cooktop?

 

Resumindo: vale a pena um cooktop?

Como é instalado na bancada da cozinha, o visual é sofisticado e a limpeza é fácil.

Mas precisamos apontar que um cooktop precisará de um nicho para ser instalado e pode ser que, no futuro, quando precisar trocá-lo, tenha alguma dificuldade para achar outro para o mesmo nicho. Além disso, precisará comprar um forno e instalá-lo logo abaixo do cooktop ou em outra posição que preferir.

A vantagem deste último aspecto é que se um estraga, o outro permanece... e você precisará trocar apenas um deles.

 

Cooktop de indução em cozinha planejada minimalista. Imagem: Prydumano Design - Unsplash

 

Opinião pessoal (Arq. Nadine Voitille): no meu apartamento tinha um cooktop 4 bocas e um forno elétrico de bancada. Como éramos apenas eu e meu marido, era mais do que suficiente e funcionava muito bem: fácil de usar e de limpar.

Quando me mudei para o sobrado, instalamos um cooktop 5 bocas e um forno elétrico de embutir logo abaixo. Adoro o cooktop, mas não aprovo muito o forno... infelizmente quando abro a porta sai um vapor muito quente (quase uma nuvem) e a água costuma condensar e molhar a base do móvel, que inchou um pouco... (talvez exista algum erro de instalação, na execução).

O que eu faria num novo projeto? Não gosto da ideia de um fogão de piso pelo incômodo de puxá-lo para limpar... então optaria novamente por um cooktop e um forno (mas estudaria muito bem a execução do nicho deste último) ou estudaria instalar um fogão de embutir (apesar de saber, por experiência próxima, que quando estraga o nicho acaba sendo incompatível com outros modelos atuais...).

 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
casa e decoraçãoacessórios para cozinhacozinhas planejadaseletrodomésticosTAGS:
  RELACIONADOS
Técnica para projetar uma cozinha linear pequena
Cozinha Americana
Perguntas e Respostas sobre Cozinhas
Tipos de Cozinhas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >