Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Conforto
VOLTAR

Cortina como aliada contra o calor

Cortinas embelezam e ajudam a reduzir o calor dentro dos ambientes. Confira as dicas.

Por: Mão Dupla Comunicação       19 de Fevereiro de 2014   |   VISUALIZAÇÕES 23.106

Proteção contra o calor

Para correr das altas temperaturas e ainda dar um up no ambiente, profissionais sugerem lançar mão de cortinas multifuncionais — que embelezam e diminuem a incidência de raios solares nos espaços

 

Várias cidades bateram recorde de temperatura depois que uma onda de calor invadiu quase todo o Brasil. O calorão gera reclamações e mal estar em várias pessoas. Até voos foram cancelados porque o calor reduz a potência das turbinas e isso pode provocar risco na decolagem. E isso é apenas um exemplo. A verdade é que a alta das temperaturas tem provocado muito inconvenientes. 

Mas, pelo menos para os ambientes internos, existem algumas soluções. Para fugir do clima quente vale abusar do ventilador, ar condicionado e de muitos banhos frios, mas há outras alternativas que também ajudam a amenizar a temperatura e incidência de raios solares no ambiente – sem consumir energia. Segundo Rina Marchetti, proprietária da loja Marchetti Interiores, as cortinas podem, além de embelezar o ambiente, ser um aliado contra o calor. 

A profissional conta quais os tipos de cortinas são ideais para essa função: “No caso das cortinas de tecido, gosto muito de trabalhar com um tergal verão ou até mesmo um tergal light. O forro da cortina, além de reter bastante o sol e proteger o tecido, traz uma sensação de frescor”.

Outra opção muito recomendada é a cortina rolô tela solar que reduz até 95% a entrada de raios solares, reduzindo a sensação de calorão. “Essa cortina pode ter uma tela mais escura ou mais clara sem ocasionar diminuição na sua capacidade de reter a entrada de calor”, salienta Rina.

 

Segundo Rina Marchetti, da Marchetti Interiores, a cortina rolô tela solar reduz em até 95% a entrada dos raios solares o que diminui bastante a sensação de calor nos ambientes. Foto: Osvaldo Castro

 

Ela também dá opções de designs de cortinas para quem quer aliar beleza a conforto térmico. “Cortina de tecido jamais deve ser curta. Se não der para aplicar uma cortina longa, sugiro persianas. Hoje há opções modernas que deixam o espaço lindo. Eu gosto muito de trabalhar também com cortinas na prega francesa e com o linho, acredito que fica mais sofisticado. Tecidos mais finos, principalmente da família do voil, para efeito ilhões ou franzido, gera uma composição bem bacana”, ensina.

Na Marchetti Interiores há várias opções de cortinas e persianas que deixam o ambiente mais sofisticado e belo e ainda desempenham bem o papel de diminuir a sensação de calor.

 

 

+ SAIBA MAIS | Conforto

 

 

cortinasconfortoconforto térmicoTAGS:
  RELACIONADOS
Soluções refrescantes para a casa
Conforto Térmico: Aquecedores a gás
Comparativo térmico: parede de tijolos cerâmicos X blocos de concreto
Cortina como aliada contra o calor

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS