Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Como Decorar
VOLTAR

Cortinas e Persianas: Como saber o tamanho ideal

A arquiteta Gabriele Klassen dá algumas dicas para medir corretamente as janelas e portas antes de encomendar cortinas ou persianas.

Por: Gabriele Klassen       23 de Setembro de 2020 - ATUALIZADO EM: 06 de Outubro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 313

Na hora de comprar uma persiana ou uma cortina, surgem muitas dúvidas: qual o tamanho ideal? Curta ou comprida? Cobrindo apenas a janela ou parede toda? Segundo a arquiteta Gabriele Klassen, existem algumas regrinhas que ajudam nessas decisões. “É muito importante saber medir corretamente, pois as cortinas e persianas na sua grande maioria são fabricadas sob medida, de forma exclusiva, então o cuidado nas medidas precisa ser redobrado”, comenta.
 
Foto: piqsels.com
 

Persianas

A instalação das persianas pode ser feita embutida dentro do vão, ou sobreposta por fora do vão, sendo a fixação feita no teto ou na parede. As duas formas são bastante utilizadas.
 
Crédito de Imagem: Persianet
 
Quando a instalação da persiana é feita dentro do vão, ou seja, embutida na janela, é importante verificar a profundidade livre disponível para a fixação. Para as persianas de rolo normalmente é necessário um espaço de 9cm. Para a persiana romana e a tradicional horizontal de alumínio25mm  é necessário 5cm e para as persianas de madeira ou alumínio 50mm, precisa de 7cm”, explica. “Também é importante sempre dar um desconto de 1cm na largura e na altura, como folga de segurança, para não correr o risco da persiana não entrar depois,” ressalta.
 
Crédito de Imagem: Persianet
 
Já para a instalação por fora da janela ou porta, normalmente o mais recomendado é fazer as persianas um pouco maiores, para poder cobrir bem as aberturas, garantindo maior proteção e privacidade. “Eu sempre indico acrescentar cerca de 10 a 15cm para cada um dos lados, para cima e para baixo, se o local assim permitir. Porém não é uma regra, apenas uma sugestão”, comenta.
 
Foto: piqsels.com
 

Cortinas

Para as cortinas de trilho ou com varão, o ideal é deixar a cortina já pronta passando 20 a 30cm para cada lado, ou dependendo do ambiente, fazer a cortina de parede à parede.
Para cortinas com blackouts, o ideal é aumentar ainda mais esse acréscimo, pois quanto mais cobrir as laterais das janelas, mais escuro ficará o ambiente.
 
Na altura, procure sempre fazer a cortina até o chão, pois fica muito mais elegante. E se você pretende dar ao ambiente um aspecto de maior amplitude, instale a cortina no teto ou próximo dele. Já se o pé-direito for muito alto, é possível instalar a cortina no meio, entre o teto e o começo da janela,” comenta.
 
Lembrando que essas são orientações referentes a cortina já pronta. Quando for comprar o tecido em metro, as medidas mudam. O ideal é comprar o tecido da largura cerca de duas vezes o tamanho da janela, pois ele ficará franzido. A quantidade na verdade vai depender também de fatores como o peso e caimento do tecido, e o tipo de prega utilizado. Se preferir uma cortina com bastante tecido, bem franzida, multiplique por 3. “Então se a janela tem 1,20m de largura, compre tecido com no mínimo 2,40m de largura para ficar com um franzido tradicional ou com 3,60m para ficar mais volumoso,” exemplifica.
 

Tamanho do Cortineiro

Para quem está planejando forrar o teto com gesso ou drywall, é muito comum já deixar preparado um cortineiro de gesso, ou sanca, que seria o espaço destinado para esconder o trilho da cortina ou o acabamento da persiana.  Ele pode ser embutido ou sobreposto ao teto. “O ideal é deixar uma profundidade de cerca de 15cm para quem quer colocar apenas uma cortina ou persiana simples ou então 20 a 25cm para quem optar por colocar as duas opções juntas”, ressalta Gabriele.
 
 
+ SAIBA MAIS | Como Decorar
cortinasdecoração de interiorescomo decorarTAGS:
  RELACIONADOS
Espelho: Como Usar?
Arquitetura na era do autoconhecimento
Pisos de ladrilho hidráulico são tendência
Transforme a varanda num dos espaços mais atrativos da casa

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS