Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Cozinha artesanal: como preparar e equipar a sua

Cozinhar com amor e inspirar lembranças e recordações positivas: conheça alguns segredos da cozinha artesanal

Por: Giovana Roesler       05 de Janeiro de 2022 - ATUALIZADO EM: 21 de Janeiro de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 298

A cozinha artesanal é indicada para o público que tem amor pela arte de cozinhar e se encanta com a elaboração das refeições. É uma experiência para quem busca algo mais caseiro, com um trabalho mais manual e menos moderno. Se você gosta do processo de preparação de pratos, não tem pressa, acompanha todas as etapas e valoriza o ato de comer uma refeição fresca e com história, a cozinha artesanal é ideal para você.
 
A cozinha artesanal também remete ao preparo da comfort food, que é aquela comida que, além de deliciosa, inspira lembranças e recordações positivas, tanto de pessoas quanto de lugares. É o melhor ambiente para se reconectar, reunir a família e os amigos, zelar pela saúde e promover o bem-estar.
 
Cada vez mais pessoas optam por produzir seus alimentos seguindo processos artesanais. Fonte: Bruna Branco - Unsplash
 

O que é uma cozinha artesanal?

Apesar da facilidade das refeições prontas, realizar o preparo daquela receita que está na família a anos, utilizar um ingrediente “secreto” ou adicionar uma etapa ao modo de preparo, tem encantado cada vez mais novos cozinheiros. A conexão com a arte de cozinhar, a história do prato e a vivência da experiência são grandes atrativos para “adaptar” a cozinha para elaborar desde a massa do macarrão, até o extrato do tomate para o molho.
 
Geralmente, em uma cozinha artesanal, se celebra o processo de cozinhar, os preparos são diferenciados, há uma busca pelo sabor e pelo aroma, se investe em temperos frescos e produtos orgânicos e sustentáveis. Não há preocupação com o tempo destinado a preparação e elaboração dos pratos, pois se considera um prazer estar cozinhando e comendo bem.
 
Com a rotina moderna, mais atarefada e a correria do dia a dia, muitas pessoas acabaram optando pela praticidade de comprar comidas congeladas, fast foods e refeições prontas. Porém, mesmo com estas opções, nem todos a aderiram ou conseguiram manter esses hábitos alimentares. Atualmente, temos um grande público buscando uma reconexão com o seu corpo e seus costumes e é na cozinha que esse momento acontece.
 

O que torna uma cozinha artesanal?

Ao contrário de uma cozinha inteligente, na qual se busca por eletrodomésticos que funcionem de forma remota e sejam programáveis para executar tarefas pré-estabelecidas, uma cozinha artesanal deve ser elaborada pensando em todas as etapas de preparo dos alimentos. Veja a seguir produtos que devem estar presentes na hora de equipar a sua cozinha artesanal:
 
Para desfrutar de uma cozinha artesanal é necessário equipá-la. Fonte: Matheus Frade - Unsplash
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jonathan Borba - Unsplash

 

A cozinha, equipada para uma demanda mais artesanal, permite que você tenha maior controle no que está colocando a mesa. Com os utensílios disponíveis no ambiente, você é capaz de produzir tudo da forma como prefere, priorizando a procedência dos ingredientes, a qualidade no preparo, o sabor desejado e pensando na sua saúde e de sua família. A sua essência está no respeito a receita, ao ingrediente e ao processo natural do preparo, sem acelerá-lo.

 

Por buscar uma experiência completa e diferenciada, dificilmente a pessoa adepta a cozinha artesanal, em que acompanha todos os processos de preparo, buscará uma cozinha inteligente, com eletrodomésticos que funcionem de forma remota e autônoma. Porém, isso não quer dizer que na cozinha artesanal não há tecnologias, práticas mais avançadas e técnicas elaboradas.

 

Para te inspirar: receita de massa de pizza caseira

O cheiro de uma massa feita em casa, ao assar, é envolvente. Esta é uma experiência incrível.

 

Pizza caseira, produzida de maneira artesanal. Fonte: Nicolás Perondi - Unsplash

 

Autor: Panelinha

Tempo de preparo: Até 2h

Serve: 4 pizzas

 

Ingredientes:

 

Modo de preparo:

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.
  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.
  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.
  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.
  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, pré-aqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
  7. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar.
  8. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Antes de levar ao forno para assar, escolha uma receita: pizza de muçarela, pizza de escarola ou pizza de muçarela com burrata.

 

+ SAIBA MAIS | Cozinha
cozinhas planejadashyggecozinha artesanalTAGS:
  RELACIONADOS
Cozinha: Decoração com Adesivos
Cozinha Americana
Como Escolher o Fogão Ideal
Cozinha: Escolhendo o Mobiliário

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >