Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Cozinha: Escolhendo o Mobiliário

Escolha os móveis para sua cozinha: conheça medidas, materiais e acessórios diversos.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       06 de Junho de 2012 - ATUALIZADO EM: 16 de Setembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 308.350

Como planejar os móveis da cozinha? Eu poderia simplesmente informar medidas e dar algumas ideias, mas não estaria orientando da maneira correta. 

Um cozinha planejada é muito mais do que móveis: ela precisa ser pensada e por isso a ajuda de um arquiteto ou de um designer de interiores é tão importante.

Neste artigo você encontrará muita informação para planejar e saber orientar os profissionais envolvidos para que o resultado final seja exatamente o que você precisa e sonha. O que você irá aprender?

 

Como Planejar os Móveis da Cozinha

O 1º passo é dedicar algum tempo para listar o que você precisa na cozinha e foi sobre isso que falei no artigo A Cozinha: Perguntas Importantes.

O 2º passo é planejar os seus aspectos construtivos, o que é aplicável tanto para quem vai construir, como para quem vai reformar ou mesmo apenas decorar (pois é importante saber sobre pontos elétricos, hidráulicos, de gás, etc). E no que isso influencia no planejamento dos móveis? Estes aspectos irão determinar a posição da geladeira, do fogão e da pia, e de outros elementos importantes para o funcionamento das atividades em uma cozinha. Você encontrará estas informações no artigo Cozinha: Aspectos Construtivos.

O 3º passo é conhecer um pouco sobre ergonomia para evitar problemas de saúde e facilitar a rotina. Estas medidas influenciam na altura e na profundidade dos móveis. Leia mais em Cozinha: Ergonomia e Circulação.

E para terminarmos, o 4º e último passo é analisar o ambiente para distribuir corretamente os móveis. Para ler, acesso Como Planejar a Cozinha.

 

Agora que já sabemos muito sobre como planejar uma cozinha, podemos escolher os detalhes dos móveis: materiais, medidas e facilidades que transformam a cozinha em um espaço inteligente.

 

Cozinha planejada ou modular?

Seus móveis poderão ser planejados ou modulares. Aqui cabe uma observação importante: muitas lojas vendem a ideia de "móvel planejado" porque fornecem o serviço de um marceneiro para adaptar seus módulos ao espaço do cliente. Ou seja, isso é diferente de marcenaria. Vamos lá:

 

Quanto custa uma cozinha planejada?

Como os móveis modulares são feitos em sequência, são normalmente os mais baratos. Em segundo lugar vem os móveis planejados a partir de módulos, pois também trabalham com produção industrial, o que reduz parte do custo. E por fim, os móveis planejados com marcenaria são os mais caros, pois são personalizados.

Isso é uma regra? Não! Já encontrei vários casos que provam que uma cozinha planejada com marcenaria pode ser mais barata do que os outros dois casos. Por isso, na hora de executar o seu projeto, faça vários orçamentos e fique atento aos acabamentos oferecidos (espessura do MDF, se usa MDF ou MDP, se possui tamponamento (moldura) e qual a sua espessura, etc).

 

Cozinha planejada com móveis azul e marrom laqueados. Imagem: Sidekix Media on Unsplash

 

Escolha os Materiais

Os móveis da cozinha devem ser resistentes principalmente à umidade, por isso não é aconselhado usar o aglomerado (o qual pode inchar facilmente).

Alguns usam madeira compensada e também madeira maciça, mas o mais comum é o MDF. Se você quiser uma opção viável e mais barata é a combinação do MDF (para portas e acabamentos) com o MDP (estruturalmente): estes dois materiais são painéis de madeira de média densidade com características tecnológicas semelhantes.

 

Posso usar laca na cozinha?

Sim, você pode. A laca pode ser fosca ou brilhante e geralmente esta última opção é a mais escolhida, por transmitir uma sensação de luxo e sofisticação. Mas é bom saber que este é um acabamento mais delicado, que pode lascar e riscar facilmente e por isso não é indicada para superfícies de trabalho ou que precisem de limpeza constante.

Ela também não é indicada para locais expostos à luz solar direta, pois pode amarelar.

 

Portas de vidro são recomedadas na cozinha?

O vidro é um material de fácil limpeza e transmite uma sensação de tecnologia e dinamismo, por isso é muito usado em cozinhas.

Como é um material pesado, será necessário atenção às dimensões da peça, ao tipo de vidro (pois não pode ser um risco, caso quebre) e às ferragens que serão usadas, que precisam ser resistentes ao seu peso.

 

Qual o melhor material para a bancada da cozinha?

Um dos materiais mais utilizados em bancadas de cozinha é o granito, por sua alta resistência. Tampos feitos de laminado possuem baixa durabilidade. Madeira mancha facilmente e é difícil de limpar.

O mármore não é indicado por ser mais poroso do que o granito, quebrar e manchar facilmente. Já as superfícies de quartzo (como o Silestone) são indicadas, desde que sejam tomados alguns cuidados.

Para saber mais leia Bancadas de Cozinha.

 

A decoração de uma cozinha é a combinação de linhas, cores, materiais, texturas e equipamentos. Imagem: Kam Idris - Unsplash

 

Medidas gerais dos Móveis de Cozinha

Existem muitos fatores que podem influenciar nas medidas dos móveis (principalmente questões de ergonomia), mas como referência, estes são alguns valores que podemos usar como parâmetros e considerar como medidas padrão para móveis de cozinhas:

 

Para planejar a medida dos móveis, verifique o manual dos eletrodomésticos que irá embutir ou simplesmente apoiar, como cooktop, fogão de embutir, microondas, forno elétrico ou a gás, geladeira, etc... O manual fornece as medidas adequadas para o bom funcionamento de cada equipamento, recomendando inclusive áreas para circulação do ar.

Quando consideramos isso, a medida dos móveis inferiores pode mudar para 65cm para se adequar à instalação de um cooktop, por exemplo. E os móveis sobre a geladeira podem ficar a uma altura diferente do que havíamos imaginado. Resumindo: tudo pode ser ajustado, principalmente para que seja adequado à altura do usuário e ao seu espaço.

 

No artigo Cozinha: Ergonomia e Circulação forneço várias dicas preciosas para o planejamento do espaço, assim como mais medidas (vale a pena conferir!). E deixo aqui também mais algumas medidas importantes recomendadas pelo livro Dimensionamento Humano para Espaços Interiores de Julius Panero e Martin Zelnik.

 

Quais utilidades seu móvel de cozinha deverá prever?

Planejar a cozinha exige atenção: como ela é utilizada por seus usuários? Com que frequência é utilizada? Para escolher corretamente os móveis listamos abaixo um checklist com os principais itens que sua cozinha deverá prever:

 

Todas as gavetas e armários poderão ter suas medidas ajustadas de acordo com a necessidade. Estas são medidas comuns, mas podem ser alteradas:

 

   

   

Organizadores de gaveta, dobradiças inteligentes, ... existem vários acessórios que facilitam o funcionamento de uma cozinha. Imagens: Hafele

 

Acessórios e ferragens que podem ser instalados nos móveis

De acordo com a necessidade, pode-se optar pela instalação de alguns acessórios e ferragens para facilitar a rotina:

 

   

Lixeira dupla de embutir 60L e porta panos triplo da Reval Aramados e Porta panos da Ferragens Arte Uso.

 

Garrafeiro de embutir da Schmitt Aramados e Fruteira com altura regulável da Reval Aramados.

 

Ideias e Soluções para seu móvel de Cozinha

Existe um grande número de aramados que facilitam o dia-a-dia de quem cozinha. Conheça algumas soluções:

 

Exemplos de linha aérea e utensílios desta. Fonte: Ferragens Arte Uso.


     

Utensílios para linha aérea: porta livros de receita, cantoneira e escorredor. Fonte: Reval Aramados.

 

     

Cantoneira 3/4, "canto mágico" e "prateleira reversus". Fonte: Reval Aramados.

 

     

Exemplos de aramados organizadores para cozinhas. Fonte: Reval Aramados.

 

       

Exemplos de gavetas aramadas: gaveta com espaço para sifão da pia, gaveta para panelas e gavetas tradicionais. Fonte: Reval Aramados

 

   

Escorredor de pratos embutido / escorredor de pratos aéreo. Fonte: Schmitt Aramados.


Exemplo de escorredor de pratos embutido no armário sobre a pia. Fonte: Blog E. Design

Modelo de escorredor que é fixado na bancada da cozinha. Fonte: Xteel.

 

Como Escolher os Puxadores

Como na cozinha os puxadores são muito utilizados, opte por modelos ergonômicos e de fácil uso. Os modelos lisos ou com poucos frisos são mais indicados por acumularem menos sujeira e serem fáceis de limpar.

Combine os puxadores com os móveis e escolha materiais resistentes: puxadores metálicos são duráveis e resistentes, os de plástico são duráveis, mas são pouco resistentes e os de madeira duram pouco tempo.

 

 

Modelos de puxadores da empresa italiana Colombini.

 

Iluminação embutida nos móveis da Cozinha

Para facilitar o trabalho na bancada da cozinha é possível utilizar iluminação embutida nos móveis superiores.


 

Iluminação embutida no móvel da cozinha ilumina internamente e externamente. Fonte: Colombini.

 

Iluminação decorativa esquenta o ambiente com os tons amarelo e alaranjado. Fonte: Kitchens.

 

Iluminação fluorescente ilumina dentro dos armários facilitando a busca por itens em seu interiors. Fonte: Kitchens.

 

Iluminação embutida facilita o trabalho na bancada. Fonte: Kitchens.

 

Iluminação decorativa e de trabalho sobre a bancada. Fonte: Madeiras gasometro.

 

Resumindo:

 

    

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
marcenariamóveis para cozinhamóveis planejadoscozinhas pequenasacessórios para cozinhacozinhas planejadasTAGS:
  RELACIONADOS
Bancadas de Cozinha em Granito
Para que serve cada tipo de faca disponível para sua cozinha?
Cozinha: Aspectos Construtivos
Bancadas de Cozinha

31 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS