Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Cozinha: Ergonomia & Circulação

3º Passo: conhecer as medidas mínimas e ideais para planejar uma cozinha com segurança e conforto

Por: Arquiteta Nadine Voitille       23 de Janeiro de 2012 - ATUALIZADO EM: 25 de Junho de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 301.772

Este conteúdo também está no Youtube

 

Se gostou deste vídeo, deixe seu Like e siga o Clique Arquitetura no Youtube. Isso apoia o nosso trabalho ;)

 

O 1º passo para planejar uma cozinha é pensar o seu planejamento (é sobre isso que falamos no artigo Cozinha: Perguntas Importantes) e então os seus Aspectos Construtivos (2º passo). Recomendo que o 3º passo seja conhecer as medidas mínimas indicadas para móveis, bancadas e circulações. Isso evita acidentes, problemas de saúde e facilita a rotina.

 

O que você vai aprender neste artigo: qual o espaço mínimo necessário entre móveis, qual o espaço mínimo para que uma ou duas pessoas circulem, qual deve ser a altura de uma bancada, qual deve ser a altura dos móveis superiores e como planejar estes detalhes se a sua cozinha precisa ser acessível a cadeirantes.

Estas informações baseiam-se em exemplos que estão sendo aplicados atualmente e também nas referências do livro Dimensionamento Humano para Espaços Interiores.

 

Artigos que complementam este conteúdo:

:: Bancadas de Cozinha

:: Cozinha: Escolhendo o Mobiliário

 

Medidas mínimas de circulação em uma cozinha

Para que a cozinha tenha as circulações adequadas para a realização de um bom trabalho, seguem algumas medidas que podem ser utilizadas como referência:

 

 

Distância quando existem armários dos dois lados, altura recomendada para bancada de cozinha e distância mínima para início dos móveis superiores sobre a bancada. Imagem: Unsplash. Edição: Clique Arquitetura.

 

Segundo o livro Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, é indicado que entre móveis seja mantida uma distância de 152,4cm e 167,6cm para acomodar a passagem de uma pessoa e permitir também o funcionamento de uma zona de trabalho (abrir uma gaveta, um armário, etc).

 

Qual deve ser a altura de uma bancada de cozinha

Uma bancada de lanches pode ter a mesma altura de uma mesa ou ser mais alta para que seja usada com banquetas. Já uma bancada de pia deve ser um pouco mais salta do que uma mesa padrão. Se você quer saber tudo sobre bancadas de cozinha, leia o artigo Bancadas de Cozinha: nele falo detalhadamente sobre medidas, materiais e acessórios.

 

Algumas medidas como referência:

 

 

Altura da Pessoa (cm) Altura do Tampo (cm)
1,50 - 1,60 78 - 90
1,60 - 1,70 83 - 95
1,70 - 1,80 90 -103
1,80 - 1,90 95 - 110

 Tabela comparativa: altura da pessoa e altura correspondente da bancada. Fonte: Linha Yep Projetando sua Cozinha - Tokstok. Observação: no geral, a escolha das alturas deve levar em consideração a pessoa de menor "capacidade/alcance".

 

 

Qual deve ser a altura dos móveis superiores

Os módulos superiores devem ser instalados, em média, a 60 cm acima da bancada, na altura dos olhos, facilitando ver o que há dentro do armário (aproximadamente 1,50m do piso - esta medida pode variar em função do projeto e da altura dos moradores). Como este é um assunto extenso, foi abordado neste artigo: Cozinha: Escolhendo o Mobiliário

 

Segundo o livro Dimensionamento Humano para Espaços Interiores, estas são as medidas que devemos considerar como referência:

 

Ergonomia e Circulação – Necessidades Especiais

Para cozinhas utilizadas por cadeirantes é recomendado:


Exemplo de cozinha acessível a cadeirantes. Fonte: NBR 9050/2020. Saiba mais: Banheiro Adaptado

 

 

Agora que você já sabe quais devem ser as medidas de altura e circulação de uma cozinha, assim como as medidas ergonômicas para os móveis e bancadas, poderá passar para o último passo, que é o objetivo deste passo a passo: saber planejar a cozinha.

 

Vamos para o próximo (e último) passo:

Como planejar a Cozinha

 

 

+ SAIBA MAIS | Tudo sobre Cozinhas
móveis para cozinhabancada para cozinhacozinhas planejadascozinha decoradamedidas de cozinhaTAGS:
  RELACIONADOS
Cozinha: Ergonomia & Circulação
Decoração de Cozinha: Como Escolher as Banquetas
Como Escolher o Fogão Ideal
Cozinha: Decoração com Adesivos

53 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS