O azulejo faz parte da decoração de vários lares. Possui uma versatilidade imensa e pode ser colocado principalmente em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
A Tibério Construtora trouxe esse mês um post sobre decoração com azulejos. O azulejo faz parte da decoração de vários lares. Possui uma versatilidade imensa e pode ser colocado principalmente em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
A principal finalidade dos azulejos é criar uma camada de proteção extra nas paredes de áreas úmidas, como áreas de serviço, banheiros, cozinhas e em áreas com contato de gordura, como espaços gourmet e churrasqueiras, para que a umidade ou gordura não consiga penetrar na parede.
Quando comparado a uma pintura, o revestimento cerâmico tem uma durabilidade muito maior. Sua manutenção e limpeza são mais fáceis de resolver também. Além disso, a durabilidade do azulejo independe da sua tonalidade.
É possível diversificar e aplicar modelos diferentes no seu lar. O importante é sempre ter um cuidado com o aspecto visual para não cansar o olhar. Para quem deseja utilizar dois ou mais tipos, é interessante manter uma unidade em tons neutros como base e então brincar com as formas geométricas.
Antes de escolher o estilo dos azulejos que serão usados, é importante avaliar os ambientes. No caso da cozinha, se o ambiente for muito pequeno, escolha azulejos de cores claras e sem divisões, isso auxilia na sensação de amplitude. Existem rejuntes de várias cores no mercado, que podem dar contrastes interessantes e podem combinar com os seus móveis e eletrodomésticos.
Foto: Casa Cafeína
1) Área de Aplicação: Será somente a parede atrás da pia e do fogão, ou todas as paredes serão revestidas? Nos banheiros tem a possibilidade de fazer a aplicação no ambiente todo, ou apenas no box? Já na área de serviço, o mínimo necessário é assentar o azulejo na parede atrás do tanque.
Foto: UOL Mulher
2) Formato das Peças: Elas podem ser quadradas ou retangulares. Ao aplicar o azulejo retangular em todas as paredes do banheiro com o maior lado no sentido vertical, dá a sensação de que o pé direito é maior. Para quem não tem intimidade com expressões da arquitetura, pé direito é a distância útil entre o piso e o teto (ou forro).
Foto: Food 52
3) Tipo de Azulejo: Um tipo de azulejo que está voltando com toda a força é o português, aquele tradicional com fundo branco e desenhos em tons de azul. Agora ele chegou com novas tonalidades e desenhos, graças à moda de vestuário. O seu uso depende muito do gosto e personalidade de quem utiliza o espaço, mas de forma geral vem sendo mais utilizado em áreas para refeições, como cozinhas, espaços gourmet e churrasqueiras.
Foto: Casa de Valentina
Para quem quiser revestir as paredes até meia altura (1,50m), o acabamento pode ficar por conta de uma faixa de pastilhas ou faixa cerâmica. Agora, se a intenção é modificar a cara do ambiente sem trocar o revestimento da parede, uma alternativa é a pintura sobre azulejos, em que é possível ocultar por completo o revestimento atual ou apenas mudar a tonalidade da parede.
Foto: inkPinterest Portal Casa
Foto: Pinterest TrendLand
Se a ideia é mudar o ambiente sem fazer muita sujeira e gastando menos, uma opção bem viável é encontrar adesivos que imitam pastilhas de vidro e azulejos. Para aplicá-los, basta limpar bem a parede e realizar a colocação seguindo as instruções do fabricante. Podem ser aplicados sobre azulejos antigos também.
Foto: Mobly
Os azulejos antigos deixam o ambiente alegre e contribuem com um toque retrô. Eles estão sendo cada vez mais resgatados, com o objetivo de personalizar e colorir os ambientes. A proposta consiste em reaproveitar as peças que estão fora de linha ou que fizeram sucesso há muito tempo. É possível encontrá-los nos cemitérios de azulejos, onde há uma variedade em tonalidades, desenhos, formas e relevo.
Foto: Casa Claudia