Que tal decorar usando o estilo parisiense? Algumas dicas, muito simples, ajudam a decorar com este estilo.
Embora a decoração parisiense ainda reflita o requinte, ela não é só aplicada em palácios e castelos, com algumas táticas ela pode dar um novo ar a qualquer ambiente. Paris sempre foi um centro de requinte e sofisticação em todos os aspectos: arte, cinema, literatura, e é claro que a decoração das casas acompanhou esse ritmo.
O começo dessa influência foi nas cortes francesas, mais precisamente na época de Luís XV, e tendo como exemplo a própria casa do rei, o Palácio de Versalhes, a decoração parisiense se transformou. Os nobres queriam demonstrar seu poder e elegância, sendo assim, o ambiente deveria transmitir cada vez mais sofisticação.
Para expressar toda essa graciosidade parisiense cores neutras e leves são muito usadas, como o branco, o creme e alguns tons de pastel, sempre aliados à cor dourada, que por sua semelhança com a aparência do ouro, acaba por passar uma imagem de refinamento, e é o aspecto mais importante nesse estilo de decoração.
Os parisienses também usam muito as cores vermelho e preto, conhecidas por serem cores representantes da nobreza na idade média. Hoje essa combinação é mais usada em móveis, que em contraste com o branco dão um toque diferenciado ao ambiente.
Foto: Casaro Móveis
A decoração parisiense destaca-se pelos detalhes e adornos, além de móveis, vasos e lustres com contornos e entalhes diferenciados, que se não forem, lembram muito obras de arte, sempre com um brilho que atrai olhar do espectador e relembrando o prestígio do ambiente.
Foto: Minha Casa Abril
Foto: Velha Bahia
Simbolizando esse estilo, temos três objetos que se destacam:
Foto: Casa Abril
Foto: Tempo de Delicadeza
Foto: Casa Abril
Foto: Blog da Nini
Foto: Construindo Minha Casa Clean
Existem alguns apartamentos, conhecidos como Garden, que contam com um jardim privativo. Neste espaço externo também é possível compor uma decoração parisiense. À moda dos bistrôs franceses, este ambiente ao ar livre pode se adequar ao visual com mesinhas tipicamente parisienses , acompanhadas de toldos listrados que são muito presentes em locais desse tipo.
Foto: Casa e Jardim
Um tom de refinamento é sempre importante e a decoração parisiense usa disso para compor o espaço interno e externo, dando um tom imponente e ao mesmo tempo delicado, afinal de contas, Paris também é assim.
* Esse post foi uma colaboração do Carlos Esteves da Tibério Construtora.