Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Escritório | Home Office
VOLTAR

Deprimido no escritório? 8 ações que podem te deixar mais feliz

Identifique e aprimore alguns aspectos e se sinta melhor no escritório

Por: Soline Móveis       23 de Novembro de 2021 - ATUALIZADO EM: 25 de Novembro de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 170

Ansiedade, desânimo, agitação... sensação de “peito apertado”. Muitas vezes quem se sente assim procura formas para superar a tristeza e encontrar motivos para gostar do trabalho que faz.
 
Se este é o seu objetivo, vamos ajudá-lo: neste artigo você aprenderá a transformar seu local de trabalho para se concentrar melhor, ter mais qualidade de vida, ser mais produtivo e feliz.
 
2020 e 2021 transformaram a vida de quase todas as pessoas, mudando suas rotinas, suas relações de trabalho, a forma como enxergam as relações pessoais.
Protagonista destas mudanças, o trabalho passou a ser questionado: vale a pena trabalhar pelo meu salário?
 
Os Estados Unidos registraram recorde de pedidos de demissão: “apenas em agosto, 4,3 milhões de pessoas pediram demissão no país.”, segundo notícia da CNN.
Este movimento está sendo chamado de “A Grande Renúncia”: os trabalhadores estão avaliando o valor dos seus salários, os benefícios, a flexibilidade e a qualidade de vida. Isso parece ambíguo, visto que o desemprego (pelo fechamento de muitas empresas) cresceu exponencialmente com a pandemia.
 
Mas a realidade é que se algumas pessoas já pensavam em fazer mudanças, isso se tornou mais fácil agora que novos motivos surgiram para isso.
 

8 Dicas para tornar o seu trabalha mais produtivo e prazeroso

Seja no trabalho antigo, seja no novo, seja na empresa, seja em casa, estas dicas deixarão sua rotina otimizada e sua vida mais tranquila. Primeiramente vou enumerar o que pode ser feito e na sequência dizer como:
 

1. Observe as cores ao seu redor: o que este ambiente de trabalho está estimulando em você? Adicione cores ou elimine, para trabalhar seu cérebro a favor das mudanças que quer promover. Se você quer saber mais sobre este assunto, indico a leitura no site da Soline Móveis para Escritório: A influência das cores no seu escritório

2. Observe as texturas: assim como as cores, elas afetam o psicológico. Se o ambiente for muito frio, acrescente elementos quentes. Se for muito quente, esfrie;

 

Cores e texturas tem papel fundamental no humor das pessoas. Imagem: Slidebean - Unsplash

 

3. Você consegue ver pela janela? Olhar para fora descansa os olhos e a mente. Se isso não é possível ou mesmo se a luz é insuficiente, invista em luminárias;

 

 

Se puder, sente perto de uma janela. Imagem: Ant Rozetsky - Unsplash

 

4. O mobiliário é adequado? Móveis de escritório são importantes e precisam ter medidas ergonômicas para não trazer problemas de saúde. Preste atenção especial na cadeira e na mesa;

5. Seu ambiente é organizado? É verdade que uma mente confusa cria um ambiente confuso... mas o inverso também funciona: organize o espaço para ajudar sua mente a se organizar e a ter mais controle. Isso promover o bem estar e a produtividade;

6. Existe vida no seu escritório? Se puder, tenha plantas e até bichos de estimação por perto. Eles acalmam e relaxam, ajudando na concentração;

 

Explore conceitos biofílicos e traga mais vida para o escritório. Imagem: Copernico - Unsplash

 

7. Quais os sons ambientes? Trânsito, muita conversa e barulhos de máquina e equipamentos irritam e prejudicam a concentração. Se não for possível escolher um local silencioso, encontre meios para relaxar, nem que seja por alguns minutos a períodos predeterminados;

8. O que te motiva? Tenha por perto símbolos que te lembrem, diariamente, daquilo que realmente importa. Podem ser fotos, presentes especiais, frases motivacionais, ...

 

Tenha por perto aquilo que te faz lembrar do que é de fato importante. Imagem: Lesly Juarez - Unsplash

 

Como podemos aplicar as dicas acima e melhorar o ambiente de trabalho?

Agora que já sabemos o que podemos fazer, veremos como:

 

Cores

Você sabia que as cores influenciam na sua percepção? Elas estimulam sensações e impactam o nosso emocional. Elas devem ser usadas para transmitir informações como solidez, confiança, criatividade, ousadia, transparência, harmonia, ... Conheça as características de cada uma e escolha aquilo que quer adicionar (ou eliminar) da sua rotina:

 

1. Use a cor amarela para ambientes pouco iluminados. Ela irá transmitir alegria e estimulará o raciocínio;

2. A cor vermelha pode ser usada para estimular a competitividade e a ação;

 

Imagem: TheStandingDesk - Unsplash

 

3. Use a cor laranja para estimular a comunicação e afastar a tristeza (combate o cansaço e estimula o otimismo);

4. Use a cor verde para esfriar ambientes muito fechados. O verde gera a sensação de proteção e estimula a cooperação (mas não exagere... o excesso pode causar irritação).

5. A cor vermelha pode ser usada para estimular a competitividade e a ação;

6. A cor azul possui propriedades relaxantes;

 

Imagem: Eduardo Alexandre - Unsplash

 

7. O preto é associado ao luxo e ao poder e pode ser usado para transmitir segurança;

8. O roxo é relacionado à sabedoria e ao raciocínio elevado;

9. O branco transmite a sensação de limpeza, iluminando os ambientes e transmitindo paz.

 

Texturas

As texturas, assim como as cores, transmitem informações que são processadas pelos nossos cérebros, gerando sensações e interferindo na maneira como sentimos e reagimos ao que está ao nosso redor:

 

1. Madeira: texturas amadeiradas favorecem uma acústica mais confortável. Sua presença estimula o relaxamento por ser associada ao natural, o que gera uma sensação de harmonia e bem estar. A madeira aquece o ambiente;

 

Imagem: Jonathan Farber - Unsplash

 

2. Pedras: são rústicas e transmitem frieza. Precisam ser combinadas com outros elementos “quentes”para criar uma composição harmoniosa;

3. Tecidos: favorecem uma boa acústica, aquecem a decoração e geram conforto psicológico. Use tecidos confortáveis ao toque para sofás, cadeiras, almofadas, cortinas, ...

4. Metais: são frios e transmitem uma sensação de industrial / tecnológico. Podem ser combinados com elementos quentes;

5. Vidros: são frios, mas tecnológicos. Transmitem a sensação de limpeza e ordem.

 

Imagem: LYCS Architecture - Unsplash

 

Iluminação

É forte o impacto psicológico da luz do sol nas pessoas, por isso o ideal é trabalhar perto de uma janela. Os olhos relaxam e a mente também, quando divagamos o pensamento por alguns instantes.

Outro detalhe importante é caprichar na iluminação artificial: prefira lâmpadas com cores neutras (IRC de 3.500 a 5.000). Cores amareladas geram sonolência, enquanto que cores muito frias estimulam a irritação.

Se você trabalha em um ambiente corporativo, talvez uma solução seja usar luminárias de mesa com lâmpadas adequadas (que corrijam o calor ou frio excessivo do ambiente).

 

Imagem: Minh Pham - Unsplash

 

Mobiliário ergonômico para escritório

Quanto tempo você passa na cadeira e na mesa de trabalho? Sua postura é adequada? Lembre-se que este cuidado é como “cartão de crédito”: a cobrança vai demorar um pouco, mas vai chegar!

Como já foram publicados vários artigos completos sobre este assunto aqui no Clique Arquitetura, recomendo a leitura:

 

 

Imagem: Laura Davidson - Unsplash

 

Organização

Um ambiente organizado estimula pensamentos mais tranquilos e organizados, resultando em paz e produtividade. Se tudo está um caos, organizar o espaço poderá ser o início de uma nova etapa: primeiro elimine o que é desnecessário, aquilo que você tem certeza de que não precisa.

Depois, analise o que está ao seu redor e avalie a necessidade de ter isto em sua vida: como você se sente quando olha para este objeto? Está ali porque é usado, porque será usado, porque te traz lembranças felizes, porque estimula bons pensamentos... ou simplesmente poderia ser doado? Abra espaço para coisas novas, ou mesmo, simplifique!

 

Imagem: Fiona Smallwood on Unsplash

 

Agora que tudo ficou mais limpo, analise como pode ser organizado para otimizar a rotina: deixe lápis (apontados) e canetas (funcionando) em suportes específicos,  organize papéis, livros, ... tire um tempo para preparar o espaço de deixá-lo com a sua cara.

 

Vida no escritório

O verde das plantas e o colorido das flores estimulam bons pensamentos. Um simples vaso já faz diferença.

 

 

Imagem: Alesia Kazantceva - Unsplash

 

Animais de estimação podem aumentar o nosso poder de contração e deixar a todos mais felizes (isso já está sendo aplicado por grandes empresas: Por que grandes empresas estão liberando a entrada de pets nos escritórios – Época Negócios

 

Imagem: devn - Unsplash

 

Acústica no escritório

Muito barulho gera irritação e dispersa a atenção. Segundo uma reportagem do G1: “O estudo mostrou que trabalhar o dia todo exposto a conversas paralelas e inteligíveis pode gerar cansaço, stress e efeitos nefastos nos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo. “Quando o cérebro captura diferentes ruídos, como conversas, ele é obrigado a fazer duas coisas ao mesmo tempo: o trabalho propriamente dito e, involuntariamente, compreender o ambiente sonoro ou o que está sendo dito. Isso é extremamente cansativo”, disse à RFI Brasil Jacques Châtillon, responsável do INRS, especialista em acústica.”

 

Imagem: Adolfo Félix - Unsplash

 

Mas o que fazer? Se este é o seu caso, as empresas precisam: isolar equipamentos barulhentos e reduzir o toque de equipamentos como telefones, usar materiais acústicos e de preferência gerenciar o trabalho dos funcionários em turnos ou mesmo alterar o layout das salas. E se isso não for possível, usar protetores auriculares ou ouvir musica com fones, já que 6 minutos de música já ajudam a reduzir a tristeza (segundo uma pesquisa da Academia Britânica de Terapia do Som (BAST).

E se você trabalha em casa e a vizinhança é muito barulhenta, cogite o uso de materiais acústicos, como janelas acústicas.

 

Motivação: decoração afetiva

Tenha por perto aquilo que te deixa feliz: use porta retratos com fotos de quem você ama, escreva frases motivacionais e deixe sempre a vista, use uma caneta especial, ... ou seja, encontre motivos para se sentir bem e seja lembrado diariamente por eles.

 
Imagem: Damir Kopezhanov - Unsplash
 
 

Fontes Consultadas

 
+ SAIBA MAIS | Escritórios e Home Offices
decoração de escritóriomóveis para escritórioescritórios comerciaiscadeiras para escritórioescritório decoradobiofiliaTAGS:
  RELACIONADOS
Por que utilizar cadeiras ergonômicas?
Deprimido no escritório? 8 ações que podem te deixar mais feliz
Passo a passo sobre como planejar o layout do escritório
Estações de Trabalho

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >