Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Estilos & Conceitos
VOLTAR

Estilo Provençal: design envolvente e atemporal

Cores claras, pátina, madeira trabalhada, estamas florais e listradas: este é o estilo provençal.

Por: Atelier Clássico       09 de Julho de 2021 - ATUALIZADO EM: 21 de Julho de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 1.453

Artigo Patrocinado: Atelier Clássico
 
Em primeiro lugar, é necessário compreender o estilo provençal: por volta dos séculos XVI e XVII na região da Provença na França, os camponeses queriam móveis semelhantes aos de reis, porém não tinham recursos para criar móveis suntuosos. Portanto, os marceneiros para criar esses móveis elegantes trabalharam com madeira e usaram uma mistura de cola e gesso para corrigir as imperfeições da peça.
 
O estilo provençal é bastante clássico e atemporal e deixa espaço para matérias-primas e elementos naturais.  Com o tempo, o estilo decorativo dos móveis provençais foi além dos limites territoriais franceses e hoje é o luxo francês que se encontra em todas as casas do mundo. Uma atmosfera envolvente garantida!
 
Sala luxuosa com decoração provençal. Imagem: twoeggz
 

As características dos móveis provençais

Remetendo ao romantismo, a decoração provençal é caracterizada por móveis e elementos decorativos com cores claras, pátinas, madeira trabalhada, estampas florais ou mesmo com listras em tons pastel.
 
Quando optamos por uma mesa provençal com cadeiras no mesmo estilo, nos deparamos com uma harmonização magnífica. Não parece "antigo", o seu visual encantador é de tirar o fôlego. Na verdade, o aspecto de móvel reaproveitado é que confere um encanto especial a este tipo de decoração. Ainda é possível encontrar móveis provençais mais rústicos com peças de ferro fundido.
 
O estilo provençal é claro e até nostálgico. Imagem: domov21
 
      
Recamier e mesa francesa em madeira maciça, cabeceira de cama no estilo provençal. Imagens: Atelier Clássico
 

Estilo provençal para todos os cômodos da casa

Esse tipo de decoração vai além de móveis ornamentados e pode se estender a qualquer cômodo da casa. Por exemplo:
 
 
Quarto provençal. Imagem: twoeggz
 
Sala provençal com móveis de ferro. Imagem: Pinterest
 
Varanda com estilo provençal: móveis com pátina, clores claras e flores na decoração. Imagem: westwing.cz
 

Detalhes provençais decorativos

Para quem não deseja ter muitos elementos imponentes no estilo provençal: pequenos detalhes também são importantes como uma saboneteira, vasos com detalhes acompanhados de flores ou mesmo molduras referentes ao estilo provençal… São muitos os exemplos e os efeitos estão sempre em evidência. O objetivo é especialmente não envelhecer o seu interior, mas ter uma atmosfera aconchegante e envolvente.
Nas paredes você tem a opção de pintura com tons que harmonizem com todo o ambiente, ou colocar um papel de parede com listras ou floral (mas tome cuidado para não sobrecarregar seu interior). É interessante combinar quadros com pinturas com alusões às paisagens do campo. Os espelhos com bordas arredondadas e detalhes artesanais também são vistos em decorações provençais.
 
Detalhes decorativos remetem ao estilo provençal e conferem delicadeza à decoração. Imagem: Serafima Lazarenko - Unsplash
 

Estilo Provençal: design envolvente para a casa

Quando falamos sobre o termo decoração provençal, pensamos imediatamente no estilo luxuoso, delicado, mas também romântico e sedutor com seus ornamentos e design repleto de curvas. Esse estilo não funciona para todas as pessoas; tudo depende também do estilo que pretende projetar para o seu lar. Funciona muito bem em residências modernas e contemporâneas para quebrar essa monotonia da cor branca e por isso se for o estilo que você gosta, siga as dicas para decorar sua casa com classe e principalmente muito charme.
 
Alguns detalhes dão um toque provençal à decoração. Imagem: lorenzio.net
 
O estilo provençal é um dos estilos atemporais mais atraente que se pode encontrar. Mesmo com os móveis evoluindo ao passar do tempo, o seu charme rústico e nostálgico de mobiliário antigo permanece conservado.
Se você não quer investir em um visual totalmente provençal, basta trazer alguns elementos dessa decoração que combinem com os demais móveis da sua casa. O mais importante é escolher as cores certas com os materiais nobres para transformar seu interior em um lugar apaixonante, luxuoso e acolhedor.
 
 
+ SAIBA MAIS | Estilos e Conceitos
lojas de móveismóveis residenciaisdecoração de interioresestilo provençalTAGS:
  RELACIONADOS
Mistura de estilo preferida para o décor
Como usar Decoração Oriental
Decoração Parisiense: Sofisticação e Neutralidade
Estilo Provençal: design envolvente e atemporal

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >