Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Segurança Pessoal e Patrimonial
VOLTAR

Fechaduras eletrônicas para sua segurança e praticidade

Já pensou em instalar uma fechadura eletrônica? Saiba tudo sobre elas.

Por: Giovana Roesler       17 de Junho de 2021 - ATUALIZADO EM: 01 de Julho de 2021   |   VISUALIZAÇÕES 1.383

O que é uma fechadura eletrônica

A fechadura eletrônica é uma ferramenta inteligente, com recursos mais eficientes que visam a segurança e a proteção do ambiente, seja o da sua casa ou da sua empresa. Este tipo de fechadura dispensa o uso das chaves, tão tradicionais na nossa cultura.
 
Existem diversos modelos de fechadura eletrônica, com diferentes modos de desbloqueio, podendo ser com autenticação biométrica, com senha, com cartão, com tag ou chaveiro de proximidade e até mesmo pelo smartphone, através de aplicativos próprios.
 
As fechaduras eletrônicas oferecem um travamento automático quando a porta é fechada, evitando que esta permaneça destrancada. Na maioria das fechaduras existem medidores de consumo de bateria e alertas de quando é necessário realizar a troca de pilhas.
 
Casa inteligente. Imagem: wiredsmartio - Pixabay 
 

Fechadura eletrônica é diferente de fechadura elétrica

As fechaduras elétricas são mais simples do que as eletrônicas, pois apresentam menos recursos. Enquanto as fechaduras elétricas são controladas com apenas um botão de acionamento para a abertura, as fechaduras eletrônicas apresentam um segredo digital (biometria, senha, etc..), além de várias funções.
 

Como funciona uma fechadura eletrônica

O modelo mais utilizado é o de desbloqueio por senha numérica. Esse sistema permite combinações individuais e coletivas, personalizadas para cada morador. Geralmente, permite cinco tentativas para a abertura, e em alguns modelos disponíveis no mercado, emitem um sinal sonoro para informar se alguém está tentando entrar no ambiente. Também é possível trocar as senhas cadastradas, garantindo o controle total do proprietário sobre quem pode acessar o local.
 
O sistema por biometria, funciona com um banco de dados instalado na base do equipamento na porta, com informações da digital ou da palma da mão dos moradores. Alguns modelos também possuem desbloqueio por senha numérica, caso o sistema de dados não funcione.
 
O uso de tag ou chaveiro de proximidade é mais frequente em condomínios e apartamentos, no qual há maior circulação de pessoas. Nestes modelos basta aproximar o acessório na tela disponível na fechadura e a porta será destravada.
 
O cartão é mais usado em salas, edifícios e centros comerciais, além dos tradicionais hotéis, e a fechadura é destravada quando o cartão magnético, já configurado, é aproximado ou inserido.
 
A mais completa é a fechadura por aplicativo, que possui bateria própria e conexão a internet. Esta tecnologia permite a criação de chaves virtuais, que podem ser enviadas à distância para outras pessoas e que podem restringir o uso de acordo com o horário e o dia da semana desejados. Pelo aplicativo, é possível acessar um relatório com todas as informações de entrada e saídas da residência ou da empresa.
 
A fechadura eletrônica mais completa é a por aplicativo. Imagem: Sebastian Scholz (Nuki) - Unsplash
 

Como instalar uma fechadura eletrônica

Existem dois tipos principais de fechaduras digitais, as de sobrepor ao material e as de embutir.
 
As fechaduras de sobreposição são instaladas sobre o material da porta e utilizam um trinco de encosto. São mais simples de ser instaladas, não é necessário remover a fechadura antiga e não necessita de uma altura específica de instalação.
 
Já as fechaduras de embutir possuem a maçaneta acoplada nela e necessitam de um sistema que será instalado na parte de dentro da porta, assim como a maioria das fechaduras comuns. Desse modo, é necessário substituir a fechadura e a maçaneta antiga pois o fechamento dela vai acontecer na parte de dentro do batente da porta.
 
O serviço de instalação de fechaduras eletrônicas pode ser realizado pelo comprador, mas recomenda-se o uso de mão de obra especializada, para garantir o bom funcionamento do produto.
 
A manutenção e correção de possíveis falhas dependerão da tecnologia empregada e de cada fabricante.
 
São muitas as vantagens de uma fechadura eletrônica. Imagem: Bernard Hermant - Unsplash
 

Principais vantagens de uma fechadura eletrônica

 

Possui desvantagens?

 

Modelos

É possível encontrar no mercado modelos de fechaduras eletrônicas com preços que podem variar entre R$ 284 e R$ 3,5 mil reais
 

Fonte: Intelbras

 

 

 


 

Fonte: Intelbras

 

 

 


 

Fonte: Intelbras

 

 

 


 

Fonte: Yale

 

 

 

Fontes Consultadas

 

+ SAIBA MAIS | Segurança Pessoal e Patrimonial
itens de segurançasegurança de edifíciosautomaçãosegurança residencialcasa inteligenteautomação residencialTAGS:
  RELACIONADOS
Fechaduras eletrônicas para sua segurança e praticidade
Como calcular a altura dos degraus de uma escada
Redes de Proteção
Dicas de Segurança Pessoal

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >