Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Cozinha
VOLTAR

Fogão ou cooktop?

Para decidir entre fogão e cooktop é preciso conhecer um pouco sobre cada um deles

Por: Giovana Roesler       26 de Maio de 2022 - ATUALIZADO EM: 15 de Junho de 2022   |   VISUALIZAÇÕES 165

A cozinha é o ambiente da casa que mais demanda cuidado e conhecimento na hora de ser projetada e equipada. Juntar funcionalidade, comodidade e design em um só local é um desafio. A escolha de cada detalhe faz toda a diferença e um dos eletrodomésticos mais importantes para os cozinheiros neste ambiente certamente é o fogão ou o cooktop. A grande dúvida é, qual escolher?
 
 
Cozinha com fogão convencional. Imagem: Depositphotos
 

Fogão

O fogão é a opção mais convencional na cozinha, pois além de oferecer opções com quatro, cinco e seis bocas de queimadores, possui o forno integrado. Para sua instalação é necessário um espaço específico na sua cozinha, pois como seu sistema é a gás, o ambiente deve ter uma saída de gás disponível e uma tomada para acendimento elétrico. Para saber mais sobre como escolher o fogão ideal, visite: Como escolher o fogão ideal.
 

Vantagens

 

Desvantagem

 

Fogão embutido ou de piso?

O fogão embutido é indicado para quem tem móveis planejados na cozinha, visto que é necessário acoplar o eletrodoméstico em um móvel. É importante se atentar com relação as medidas do espaço destinado ao produto na hora de fazer a escolha final do fogão, para não correr o risco do local ser menor.
 
Já o fogão de piso é mais tradicional e recomendado para quem possui um ambiente menor, pois é mais fácil acomodá-lo. É funcional para cozinhas que não possuem moveis planejados, considerando que após a compra, é só fazer a instalação e está pronto para uso.
 
 
Cozinha decorada com fogão de piso. Imagem: Unsplash
 

Cooktop

O cooktop é bem semelhante a um fogão, porém não possui forno acoplado e necessita de uma bancada ou uma ilha, contendo um nicho com as medidas extas, para ser instalado. É um eletrodoméstico perfeito para quem conta com uma cozinha planejada, deseja otimizar o espaço e manter um ambiente moderno e funcional. No mercado, é possível encontrar disponível opções de quatro e cinco bocas de queimadores. Leia mais sobre: Cooktop: o queridinho das cozinhas contemporâneas
 
Cooktop em bancada central. Imagem: Despositphotos
 

Vantagens

 

Desvantagem

 

Cooktop a gás, elétrico ou por indução?

O cooktop a gás depende do gás para funcionar, por isso precisa de uma ligação com o sistema de gás próxima ao local de sua instalação, além de uma tomada para o acendedor elétrico. Entre suas vantagens está que o seu funcionamento não depende de energia elétrica e que não há necessidade de panelas específicas para esse modelo de cooktop.
 
Já o cooktop elétrico é um modelo mais moderno, que funciona por meio de resistências e possui uma superfície lisa, facilitando assim a sua limpeza. Apresenta uma maior precisão de temperatura e um aquecimento mais rápido dos alimentos, porém depende de energia elétrica para funcionar, o que gera um gasto de energia mais elevado. É indicado que se utilize panelas com fundo reforçado, como as de aço ou ferro, que são mais resistentes e proporcionam resultados melhores na hora do preparo.
 
O cooktop por indução não possui queimadores, ele só funciona quando entra em contato com uma panela com fundo magnético e a partir disso, transmite calor. Esse modelo é indicado para quem quer segurança acima de tudo, pois é necessário um investimento mais alto para ter este item na sua cozinha. Ao mesmo tempo que ostenta um maior controle de temperatura e um melhor aquecimento dos alimentos, gera um gasto energético mais elevado do que os demais modelos.
 
Cooktop instalado em ilha. Imagem: Depositphotos
 

Consumo de energia

O fogão a gás funciona a partir de um sistema a gás, portanto só utiliza a energia elétrica para o acendimento automático dos queimadores. Já o cooktop apresenta diferenças com relação ao consumo, pois cada tipo, gera um consumo diferente. No caso do cooktop a gás, o consumo será semelhante ao do fogão. Já o modelo elétrico e o por indução, utilizam a energia elétrica como princípio para o seu funcionamento, de modo que o seu consumo será mais elevado, podendo ser de até 7,5 kW/h.
 

Fonte das Imagens

 
+ SAIBA MAIS | Cozinhas
fogãocozinhas planejadascozinha decoradaTAGS:
  RELACIONADOS
Bancadas de Cozinha em Granito
Como Montar uma Cozinha Provisória
Cozinha: Escolhendo o Mobiliário
Tipos de Cozinhas

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2020 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
< !-- BANNER BASILIO -- >