Conheça as características do Hibisco e saiba onde e como plantá-lo
Quem gosta de um jardim bonito e colorido deve conhecer o Hibisco. Esta planta, originária da Ásia Tropical, foi eleita a flor nacional da Malásia e do Havaí.
O Hibisco é utilizado para transmitir a sensação de frescor, felicidade e tranquilidade. Imagem: Pixabay
Curtiu? Siga-nos para mostrar que conteúdos como este são interessantes :)
Nosso canal > https://www.youtube.com/@CliqueArquitetura
O Hibisco pode crescer e chegar a ter o porte de uma pequena árvore. Imagem: Pixabay
Devido às suas características, o Hibisco é indicado para ser plantado em vários locais:
É possível trabalhar o paisagismo combinando Hibiscos, pedras ornamentais e argila expandida, como nestes exemplos. Fotos: Nádia Voitille
Podemos cultivar o Hibisco como cerca viva. Foto: Nádia Voitille
Esse tipo de planta não necessita de muitos cuidados e é de fácil plantio. Sendo de origem asiática, o hibisco precisa de muita luz para crescer - ele gosta e precisa de muito sol: de 4 a 6 horas diárias, podendo ficar com luz indireta no resto do tempo.
Cresce muito bem em climas equatorial, subtropical, temperado e tropical. Nos lugares de clima quente, com temperaturas acima de 10ºC, ele floresce o ano todo. Adapta-se também nas regiões à beira mar, em solos arenosos e argilosos, suportando muito bem a salinidade.
Em áreas frias, a variedade de hibisco mais flolhosa se adapta melhor. Suas flores surgem em menor número, mas duram mais tempo.
Como podem viver por muitos anos (alguns chegam a 40 anos), é importante que sejam plantados em locais onde possam crescer e se desenvolver sem problemas.
O Hibisco atrai borboletas e beija-flores. Imagem: Pixabay
Existem mais de 300 espécies de Hibisco e por isso vamos abordar os tipos mais comuns, os que mais são utilizados nos jardins brasileiros. São eles:
Este é o lindo Hibisco Azul. Imagem: Pixabay
Os hibiscos podem ser classificados pelas pétalas de suas flores:
As flores do Hibisco podem ser dobradas, como esta linda flor rosa delicada. Imagem: Pixabay
Os Hibiscos florescem quase o ano todo, principalmente na primavera e no verão. Dependendo da espécie e tipo, suas flores exuberantes, com seus estames proeminentes, vão dos tons mais claros até os mais escuros, podendo ter as seguintes tonalidades: branco, rosa claro, rosa escuro, salmão, amarelo, laranja, vermelho, vermelho escuro. Os pés possuem vários botões que vão se abrindo em sequência, proporcionando a cada dia um espetáculo de cores.
Fotos: Nádia Voitille
A melhor época para se plantar ou reproduzir um Hibisco é na primavera ou no final do mês de fevereiro.
Ele poderá ser plantado através de semente (que leva muito tempo para crescer e tem a grande a possibilidade de falha) ou por estaquia, alporquia e mergulhia, sendo a estaquia o método mais recomendado.
No entanto, o mais comum é adquirir as mudas em floriculturas, onde se pode escolher tamanho, cor e variedade.
Uma distância ideal entre um pé e outro é de 60cm a 90cm. Após ser plantado, precisará ser regado todos os dias; ele deverá permanecer úmido, mas não encharcado. Durante o verão, e se na sua região fizer muito calor, é bom regar duas vezes ao dia. No inverno, quando o sol e o calor são mais amenos, regar apenas quando o solo estiver muito ressecado. Eles sofrem mais com o excesso de água do que por falta da mesma.
Para que tenha uma floração cada vez mais exuberante, é necessário que receba adubação periódica, mesmo tendo sido plantado em solo fértil.
A adubação é feita uma vez por ano; isso o ajudará a se manter protegido contra ataques de pragas.
Hibisco branco. Imagem: Pixabay
O Hibisco é uma planta que necessita de uma poda anual, pois esse corte ajuda no crescimento e aumenta o aparecimento de flores. O melhor período é no final do mês de maio, onde os galhos deverão ser cortados perpendiculares ao caule, no sentido diagonal, reduzindo pela metade o seu tamanho.
Assim serão eliminados galhos secos, partidos, doentes, fracos, tortos demais e flores murchas. Através da poda também é possível corrigir a assimetria para melhorar a aparência.
Essas correções estimulam a regeneração da planta.
Quando não podado, com o passar dos anos, o hibisco acaba adquirindo o formato de uma árvore.
Hibisco rosa. Imagem: Pixabay
Como toda planta, o Hibisco está sujeito há algumas doenças e pragas. Entre as mais comuns estão:
O Hibisco é uma obra de arte da natureza. Imagem: Pixabay