2020 tornou-se um divisor de águas e uma das grandes mudanças foram as relações de trabalho: durante a pandemia as empresas precisaram se reestruturar e utilizar o sistema remoto, de teletrabalho.
Com isso, o
Home Office, antes utilizado quase que exclusivamente por autônomos, passou a ser a solução para vencer este período conturbado e de muitas inseguranças.
E o que 2022 nos promete? Mudanças! Como existem muitas vantagens neste modelo de trabalho, muitas empresas passaram a adotá-lo integralmente ou parcialmente. As pessoas mudaram... se adaptaram. E mais do que nunca, precisam adaptar a estrutura física de suas casas para atender ao novo estilo de vida, fazendo do Home Office um espaço de produtividade e de bem estar.
Como montar um Home Office saudável e produtivo
Para planejar um Home Office, algumas dicas são importantes:
-
Crie uma rotina: tenha horários fixos para iniciar e terminar sua jornada, assim como para lanches e refeições;
-
Organize metas e divida as tarefas de acordo com o seu período de melhor rendimento;
-
Reserve um espaço para seu trabalho, que seja tranquilo e livre de interrupções;
-
Valorize a iluminação natural (a luz o sol e a vista do céu ajudam a descansar a visão e a reduzir a ansiedade) e capriche na artificial (a luz neutra estimula os sentidos, enquanto que a quente, amarelada, induz o relaxamento e o sono);
-
Organize o espaço, definindo um local para a mesa, computador, impressora, estante/armário para materiais do escritório, ... retire o que não é necessário (crie um espaço profissional);
-
Cuide da sua saúde: o mobiliário precisa ter medidas ergonômicas. Por isso, evite trabalhar no sofá ou na cama. Faça pausas, caminhe e faça alongamentos.
A escolha de um mobiliário adequado é fundamental para garantir a produtividade e preservar a saúde de quem trabalha. Por isso, além das informações sobre o assunto, usaremos a indicação de produtos da Soline Móveis para ilustrar.
A Soline, além de ser parceira do Clique Arquitetura desde 2012, é referência em móveis para escritório desde o ano 2000, com sede em São Paulo e vendas online para todo o Brasil.
Como escolher a mesa para Home Office
Se você trabalha na frente de um computador, será necessário que:
-
o teclado fique diretamente na sua frente;
-
seu punho fique numa posição neutra, sem dobrar;
-
o mouse fique próximo do teclado e no mesmo nível;
-
os braços fiquem apoiados em cima dos braços da cadeira ou sobre a mesa de trabalho (para que os punhos não dobrem);
-
a parte superior do monitor deve ficar ao nível dos olhos, assim você olhará um pouco para baixo enquanto trabalha;
-
a tela do computador deve ficar de 50 a 60cm de distância dos olhos (aproximadamente um braço esticado);
Algumas mesas de trabalho oferecem sistemas de ajuste de altura, mas elas são mais caras devido a isso. Então, uma solução adotada por muitos, é o uso de livros ou caixas para erguer o monitor na altura recomendada.
Produto:
Estação de trabalho ABNT, com ajuste de altura. Para saber o seu valor, entre em contato pelo whatsapp: (11) 94971-2111
As mesas tradicionais tem de 73 a 75cm de altura, permitindo que as cadeiras com braços se encaixem sob o tampo e as pernas fiquem posicionadas confortavelmente.
Geralmente as larguras são de 100cm, 120cm e 150cm, com espessuras de tampo que variam de 15mm, 25mm, 30mm, a até 40mm.
As mesas vendidas pela Soline Móveis seguem as
normas da ABNT e segundo a empresa, as mesas mais procuradas para Home Office possuem a largura de 120 a 150cm, com tampos de 15 a 40mm como os modelos abaixo :
As gavetas são opcionais podendo ser acrescentadas nas mesas com medida superior a 120cm.
Como escolher a cadeira para Home Office
Quanto às cadeiras de escritório, a Associação Brasileira de Normas Técnicas já realizou uma extensa pesquisa e a
norma ABNT - NR17 é referência sobre as diretrizes a serem seguidas. Para conhecê-la, poderá acessar o link acima, disponível no site da Soline e também ler o artigo já publicado aqui no Clique Arquitetura sobre “Por que utilizar cadeiras ergonômicas.”
Segundo a norma, os cotovelos devem estar apoiados durante o trabalho e por isso uma cadeira com braços de altura regulável é o indicado.
Conhecer a NR17 facilita a escolha de cadeiras de qualidade.
Mas então não é possível escolher uma cadeira sem braços ou sem regulagem de altura? A resposta é: se a cadeira for utilizada apenas pelo mesmo usuário, este poderá escolher um modelo de braços fixos que lhe atenda (o mesmo não se aplica a uma empresa, que precisa de mobiliário ajustável). Por exemplo: este modelo possui braços fixos e é ideal para pessoas obesas, de maior peso corporal e proporções maiores, oferecendo conforto e segurança.
Também é possível usar cadeiras sem braços, mas seu uso é recomendado para casos esporádicos, de curto período. Ou para quando é possível apoiar o braço sobre a mesa... mas isso não é recomendado porque geralmente resultará em uma postura inadequada, com o torso para a frente.
Segundo a NR17, além das regulagens de alturas de braços, é necessário garantir o ajuste de altura e de inclinação do encosto e da altura do assento.
E se pesquisarmos na internet, encontraremos mais algumas indicações:
-
os joelhos precisam ficar ligeiramente mais baixos que a altura dos quadris;
-
ombros e quadris devem ficar alinhados;
-
a curvatura das costas deve coincidir com a curvatura lombar da cadeira;
-
o assento deve estar a um ângulo superior a 90º;
-
os pés devem ficar apoiados no chão ou em suporte apropriado;
Medidas recomendadas para bancadas de escritório. Imagem:
Soline
Já criamos um artigo bem completo sobre Como Escolher Cadeiras para Escritório, que recomendamos a leitura. E para um Home Office, estes são alguns modelos indicados e mais requisitados, que atendem aos ajustes e padrões da norma ergonômica:
Agora, se o objetivo é ter uma cadeira que vai além das funções básicas, estas são as recomendadas:
Trabalhar em Casa
Agora que você já sabe como planejar um home Office, concentre-se na escolha das cores das paredes e dos objetos decorativos.
E se você quer ajuda para a escolha dos móveis para escritório, entre em contato com a Soline. A empresa disponibiliza a ajuda de profissionais para sanar dúvidas e encontrar as melhores soluções:
tire suas dúvidas
Fontes Consultadas