Quem precisa comprar um imóvel sabe o quanto esta tarefa é árdua: são muitos os imóveis, as fotos são péssimas e quando realizamos a visita nos decepcionamos com os detalhes.
Já quem precisa vender também passa por um período tenso: seu imóvel é colocado à venda, recebe poucas visitas e demora muito para ser vendido, sendo necessário baixar o preço para conseguir fechar negócio.
E se um profissional especializado pudesse resolver boa parte destes problemas? Esta é a função do Home Stager: profissional especializado em Home Staging.
O que é Home Staging?
Home Staging é um conjunto de técnicas utilizadas para preparar um imóvel residencial para a venda ou locação. O objetivo é acelerar a venda e aumentar o lucro nesta transação. Como? Ampliando o leque de potenciais compradores.
Imóveis vazios ganham vida com o home staging (sem dinheiro para investir em cenografia? Não tem problema: é possível usar móveis de papelão). Imagem:
Chicagoland Homestaging
A decoração cenográfica de impoveis vazios pode ser feita de papelão. Não é incrível? Projeto: Arq. Natália Duarte. Fonte:
Shae
Home Staging não é decoração e muito menos reforma, mas pode envolver estas técnicas também. Vamos conhecer melhor:
Home Staging no Brasil
Este conceito passou a ser utilizado nos EUA (onde é muito aplicado), especialmente após a década de 70 ao ser valorizado pela corretora imobiliária Barb Schwarz. Ela percebeu que pequenos cuidados poderiam causar um impacto significativo na impressão que os compradores tem do imóvel.
No Brasil ainda não é tão comum, mas quem aplica sai na frente e percebe os resultados: um imóvel que passou pelos cuidados de um Home Stager vende muito mais rápido. Nos EUA, onde os dados já estão consolidados, as estatísticas indicam que os imóveis preparados para a venda são comercializados até 80% mais rápido.
Apto é alugado em apenas 10 dias após passar por reforma completa e home staging. Projeto: Clínica DECORação. Fonte:
Shae
Contratar ou fazer por conta própria o Home Staging?
Um profissional da área tem uma visão já treinada para saber executar rapidamente as técnicas e adaptar cada situação. Mas se isso não for possível, existem algumas técnicas básicas que podem ser aplicadas.
Como aplicar o Home Staging
Construtoras já aplicam esta técnica ao criar apartamentos decorados. Mas isso também pode ser usado em imóveis usados, estejam eles vazios ou ocupados.
Como dito acima, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas na hora de vender um imóvel (que se aplicam a espaços ocupados):
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Descarte: se você vai se mudar, nada melhor do que aproveitar o período antes da venda para eliminar tudo aquilo que já não é mais necessário. Isso facilitará a organização da casa e deixará a sensação de que os espaços são mais amplos. Elimine especialmente peças muito grandes, inclusive mobiliário, e simplifique. Abra o caminho para mudanças positivas na sua vida e como diz Marie Kondo: isso te traz felicidade? Se o sentimento não for bom, não é preciso levar contigo para sua nova casa.
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Organização: arrumar é diferente de organizar. Ao organizar, cada objeto é pensado para estar junto com os seus semelhantes, seguindo algumas regras e permitindo que a rotina funcione da maneira mais suave possível. Esta é a função de um personal organizer (que foi muito difundida por Marie Kondo nos últimos anos). Por que organizar para vender? Por que isso faz com que os espaços pareçam maiores e quem compra está comprando espaço. Além disso, ao abrir os móveis que podem ser seus, o futuro comprador quer imaginar se as suas coisas cabem ali dentro. Se o espaço está desorganizado isso tira o foco do comprador, que divide sua atenção observando o que está fora do local.
Imagem: Pixabay
Imagem: Unsplash
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Despersonalização: retire itens pessoais, como porta-retratos, objetos religiosos e de times de futebol. Seu imóvel precisa lembrar um hotel ou pousada, ser neutro e permitir que os visitantes se imaginem ali, com suas coisas.
Imagem: Pixabay
Imagem: Unsplash
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Reparar: conserte tudo que estiver quebrado ou sem funcionar. Pequenos detalhes geram uma sensação ruim no potencial comprador, o qual não quer se incomodar com isso. Além disso, estes reparos, que geralmente não custam muito, acabam se tornando motivo para negociação do valor do imóvel. Invista em uma pintura nova, conserte torneiras que pingam, pisos quebrados, vidros trincados, ...
Imagem: Unsplash
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Limpeza: é essencial que o potencial comprador encontre ambientes que gerem a sensação de bem estar. Preste atenção à limpeza visual e olfativa.
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Decoração: neste tópico, não entenda como decoração ao pé da letra. Decorar em Home Staging significa vender uma imagem positiva do seu imóvel. Ele precisa ser confortável, aconchegante e inspirar sonhos. O que pode ser feito? Use plantas, velas, revistas e livros, quadros bonitos, almofadas, colchas, .... Veja também: Hygge: como estilo de vida
Imagem: Unsplash
Imagem: Pixabay
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Fotografias: a maior parte das vendas começa na internet, através da galeria de imóveis publicados. Boas fotos fazem toda diferença, então capriche e de preferência conte com a ajuda de profissionais. Quem está procurando um imóvel sabe o que tem no mercado e quando algo novo aparece, logo é acessado. Se a primeira impressão é boa, a chance de uma visita é muito maior.
Foto com a mesa organizada. Imagem: Unsplash
Um convite para sonhar. Imagem: Unsplash
Um banheiro limpo, organizado e refrescante. Imagem: Unsplash
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Visita: durante a visita do potencial comprador é importante que tudo esteja como mostrado nas fotos. Trabalhe os 5 sentidos da pessoa: deixe as luzes ligadas, asse um bolo ou passe um café (isso remete facilmente à sensação de conforto – evite odorizadores artificiais); coloque sobre a mesa uma jarra de suco ou água com gelo; se possível, retire do local seus animais de estimação (muitos tem medo) e permita que seu visitante tenha a liberdade de ficar sozinho por alguns instantes para se imaginar ali.
Imagem: Unsplash
É muito importante que os primeiros segundos da visita sejam positivos, fazendo com que o potencial comprador se apaixone pelo imóvel. Ele precisa se ver morando ali.
Contar com a ajuda de um corretor imobiliário e de um personal stager fará com que seu imóvel ganhe destaque.
E lembre-se: tempo é dinheiro! Some os custos envolvidos com a manutenção do seu imóvel, pense na depreciação que um imóvel sofre quando fica a venda por muito tempo no mercado.... Custear uma assessoria, reparos e acabamentos é um investimento relativamente muito baixo.
Exemplo de investimento: uma colcha branca gera a sensação de "hotel", o que faz uma grande diferença na imagem do ambiente. Imagem: Unsplash
Fontes Consultadas