Seu Portal de Ideia e Soluções
      ARTIGOS
ARTIGOS / Dicas & Curiosidades
VOLTAR

Home Staging: venda mais rápido seu imóvel

Você sabia que um imóvel pode ser decorado com móveis de papelão? Saiba mais sobre Home Staging.

Por: Arquiteta Nadine Voitille       25 de Janeiro de 2020 - ATUALIZADO EM: 04 de Fevereiro de 2020   |   VISUALIZAÇÕES 1.035

Quem precisa comprar um imóvel sabe o quanto esta tarefa é árdua: são muitos os imóveis, as fotos são péssimas e quando realizamos a visita nos decepcionamos com os detalhes.
Já quem precisa vender também passa por um período tenso: seu imóvel é colocado à venda, recebe poucas visitas e demora muito para ser vendido, sendo necessário baixar o preço para conseguir fechar negócio.
 
E se um profissional especializado pudesse resolver boa parte destes problemas? Esta é a função do Home Stager: profissional especializado em Home Staging.
 

O que é Home Staging?

Home Staging é um conjunto de técnicas utilizadas para preparar um imóvel residencial para a venda ou locação. O objetivo é acelerar a venda e aumentar o lucro nesta transação. Como? Ampliando o leque de potenciais compradores.
 
Imóveis vazios ganham vida com o home staging (sem dinheiro para investir em cenografia? Não tem problema: é possível usar móveis de papelão). Imagem: Chicagoland Homestaging
 
A decoração cenográfica de impoveis vazios pode ser feita de papelão. Não é incrível? Projeto: Arq. Natália Duarte. Fonte: Shae
 
 
Home Staging não é decoração e muito menos reforma, mas pode envolver estas técnicas também. Vamos conhecer melhor:
 

Home Staging no Brasil

Este conceito passou a ser utilizado nos EUA (onde é muito aplicado), especialmente após a década de 70 ao ser valorizado pela corretora imobiliária Barb Schwarz. Ela percebeu que pequenos cuidados poderiam causar um impacto significativo na impressão que os compradores tem do imóvel.
No Brasil ainda não é tão comum, mas quem aplica sai na frente e percebe os resultados: um imóvel que passou pelos cuidados de um Home Stager vende muito mais rápido. Nos EUA, onde os dados já estão consolidados, as estatísticas indicam que os imóveis preparados para a venda são comercializados até 80% mais rápido.
 
 
Apto é alugado em apenas 10 dias após passar por reforma completa e home staging. Projeto: Clínica DECORação. Fonte: Shae
 

Contratar ou fazer por conta própria o Home Staging?

Um profissional da área tem uma visão já treinada para saber executar rapidamente as técnicas e adaptar cada situação. Mas se isso não for possível, existem algumas técnicas básicas que podem ser aplicadas.
 

Como aplicar o Home Staging

Construtoras já aplicam esta técnica ao criar apartamentos decorados. Mas isso também pode ser usado em imóveis usados, estejam eles vazios ou ocupados.
Como dito acima, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas na hora de vender um imóvel (que se aplicam a espaços ocupados):
 

 

Imagem: Pixabay

 

Imagem: Unsplash

 

 

Imagem: Pixabay

 

Imagem: Unsplash

 

 

Imagem: Unsplash

 

 

Imagem: Unsplash

 

Imagem: Pixabay

 

 

Foto com a mesa organizada. Imagem: Unsplash

 

Um convite para sonhar. Imagem: Unsplash

 

Um banheiro limpo, organizado e refrescante. Imagem: Unsplash

 

 

Imagem: Unsplash

 
É muito importante que os primeiros segundos da visita sejam positivos, fazendo com que o potencial comprador se apaixone pelo imóvel. Ele precisa se ver morando ali.
Contar com a ajuda de um corretor imobiliário e de um personal stager fará com que seu imóvel ganhe destaque.
 
E lembre-se: tempo é dinheiro! Some os custos envolvidos com a manutenção do seu imóvel, pense na depreciação que um imóvel sofre quando fica a venda por muito tempo no mercado.... Custear uma assessoria, reparos e acabamentos é um investimento relativamente muito baixo.
 
Exemplo de investimento: uma colcha branca gera a sensação de "hotel", o que faz uma grande diferença na imagem do ambiente. Imagem: Unsplash
 

Fontes Consultadas

 
+ SAIBA MAIS | Dicas e Curiosidades
decoraçãodecoração de interioresTAGS:
  RELACIONADOS
Como valorizar seu imóvel para aluguel
Tendência de Cores 2013
Como combater a umidade na sua casa
Pequenos espaços, grandes momentos

0 COMENTÁRIOS
clique para visualizar
2010 - 2018 - CLIQUE ARQUITETURA - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS